Segunda opção no SiSU e evasão : uma análise para a FURG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/275045 |
Resumo: | A evasão vem sendo um dos principais problemas enfrentados pelas Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil. Um dos debates sobre o tema é se o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) inf luenciou o aumento da desistência de alunos, principalmente para aqueles que ingressaram na segunda opção de curso. Assim, o objetivo do estudo é investigar se o ingresso por segunda opção afeta a chance de evasão, a partir de dados da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Para tanto, foram utilizadas informações do sistema acadêmico da FURG e dos relatórios do SiSU e aplicado o método de Propensity Score Matching. Os resultados indicam que ingressantes por segunda opção têm, em média, entre 2,51 e 2,86 p.p. a mais de chances de evadir do que alunos que ingressaram em primeira opção. |
id |
UFRGS-2_9384cb7401217ca9e87c7f351bb96790 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275045 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Barbosa, Pâmela WeberTeixeira, Gibran da SilvaHalmenschlager, ViníciusTillmann, Eduardo André2024-04-25T05:50:25Z20240103-6831http://hdl.handle.net/10183/275045001201057A evasão vem sendo um dos principais problemas enfrentados pelas Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil. Um dos debates sobre o tema é se o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) inf luenciou o aumento da desistência de alunos, principalmente para aqueles que ingressaram na segunda opção de curso. Assim, o objetivo do estudo é investigar se o ingresso por segunda opção afeta a chance de evasão, a partir de dados da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Para tanto, foram utilizadas informações do sistema acadêmico da FURG e dos relatórios do SiSU e aplicado o método de Propensity Score Matching. Os resultados indicam que ingressantes por segunda opção têm, em média, entre 2,51 e 2,86 p.p. a mais de chances de evadir do que alunos que ingressaram em primeira opção.Dropout rates have been one of the main problems faced by Federal Institutions of Higher Education in Brazil. One of the issues under discussion is whether the Sistema de Seleção Unificada [Unified Selection System] (SiSU) may have inf luenced the increase in student dropout, especially for those who were admitted in their second course choice. Therefore, the objective of this study is to investigate whether second course choice admissions affect dropout rates, based on data from the Federal University of Rio Grande (FURG). For this purpose, information from FURG academic system and SiSU reports was used, and the Propensity Score Matching method was applied. The results indicate that second-choice students are, on average between 2.51 and 2,86 p.p. more likely to drop out than first-choice students.La deserción se ha convertido en uno de los principales problemas enfrentados por las Instituciones Federales de Educación Superior en Brasil. Se debate si el Sistema de Seleção Unificada (SiSU) puede haber inf luido en el abandono de los estudiantes, sobre todo en el caso de aquellos que ingresaron en la segunda opción de curso. Por ello, el objetivo del estudio es tratar de investigar si el ingreso por segunda opción afecta la oportunidad de deserción a partir de datos de la Universidade Federal do Rio Grande (FURG). De este modo se utilizaron informaciones del sistema académico de FURG y de los informes de SiSU y se aplicó el método de Propensity Score Matching. Los resultados indican que aquellos que ingresaron por segunda opción poseen un promedio de 2,51 y 2,86 p.p. más oportunidades de desertar que los estudiantes que ingresaron en primera opción.application/pdfporEstudos em avaliação educacional. Vol. 35, e09186 (2024), p. 1-26Ensino superiorDesigualdade socialPolíticas públicasSchool dropoutPublic policiesHigher educationAbandono escolarSISUEnseñanza superiorSegunda opção no SiSU e evasão : uma análise para a FURGSegunda opción en SiSU y deserción : un análisis par a FURGSecond choice in SiSU and dropout rate : an analysis for FURGinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001201057.pdf.txt001201057.pdf.txtExtracted Texttext/plain70980http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275045/2/001201057.pdf.txt2de0a234ff09f9333c38bfae793013cbMD52ORIGINAL001201057.pdfTexto completoapplication/pdf1542070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275045/1/001201057.pdf01269127db77835b7614dc68d2f9bb7eMD5110183/2750452024-04-26 05:32:37.00216oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275045Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-26T08:32:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Segunda opção no SiSU e evasão : uma análise para a FURG |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Segunda opción en SiSU y deserción : un análisis par a FURG |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Second choice in SiSU and dropout rate : an analysis for FURG |
title |
Segunda opção no SiSU e evasão : uma análise para a FURG |
spellingShingle |
Segunda opção no SiSU e evasão : uma análise para a FURG Barbosa, Pâmela Weber Ensino superior Desigualdade social Políticas públicas School dropout Public policies Higher education Abandono escolar SISU Enseñanza superior |
title_short |
Segunda opção no SiSU e evasão : uma análise para a FURG |
title_full |
Segunda opção no SiSU e evasão : uma análise para a FURG |
title_fullStr |
Segunda opção no SiSU e evasão : uma análise para a FURG |
title_full_unstemmed |
Segunda opção no SiSU e evasão : uma análise para a FURG |
title_sort |
Segunda opção no SiSU e evasão : uma análise para a FURG |
author |
Barbosa, Pâmela Weber |
author_facet |
Barbosa, Pâmela Weber Teixeira, Gibran da Silva Halmenschlager, Vinícius Tillmann, Eduardo André |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Gibran da Silva Halmenschlager, Vinícius Tillmann, Eduardo André |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Pâmela Weber Teixeira, Gibran da Silva Halmenschlager, Vinícius Tillmann, Eduardo André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Desigualdade social Políticas públicas |
topic |
Ensino superior Desigualdade social Políticas públicas School dropout Public policies Higher education Abandono escolar SISU Enseñanza superior |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School dropout Public policies Higher education |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Abandono escolar SISU Enseñanza superior |
description |
A evasão vem sendo um dos principais problemas enfrentados pelas Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil. Um dos debates sobre o tema é se o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) inf luenciou o aumento da desistência de alunos, principalmente para aqueles que ingressaram na segunda opção de curso. Assim, o objetivo do estudo é investigar se o ingresso por segunda opção afeta a chance de evasão, a partir de dados da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Para tanto, foram utilizadas informações do sistema acadêmico da FURG e dos relatórios do SiSU e aplicado o método de Propensity Score Matching. Os resultados indicam que ingressantes por segunda opção têm, em média, entre 2,51 e 2,86 p.p. a mais de chances de evadir do que alunos que ingressaram em primeira opção. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-25T05:50:25Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/275045 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-6831 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001201057 |
identifier_str_mv |
0103-6831 001201057 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/275045 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Estudos em avaliação educacional. Vol. 35, e09186 (2024), p. 1-26 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275045/2/001201057.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275045/1/001201057.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2de0a234ff09f9333c38bfae793013cb 01269127db77835b7614dc68d2f9bb7e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447859439337472 |