As praticas culturais de mobilização de historias da matematica em livros didaticos destinados ao ensino medio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606818 |
Resumo: | Orientador: Antonio Miguel |
id |
UNICAMP-30_f7b8ed86802e0d4d6e4768654d5929cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::422529 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
As praticas culturais de mobilização de historias da matematica em livros didaticos destinados ao ensino medioThe cultural practices of mobilization of histories of mathematics in textbooks destined to the high schoolEducação matemáticaMatematica escolarLivros didáticos - MatemáticaMatemática - HistóriaEnsino médioLivros didáticosMathematics educationSchool mathematicsMathematics textbookHistory of MathematicsHigh schoolTextbooksOrientador: Antonio MiguelDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho tem como objeto de estudo as práticas culturais de mobilização da história da matemática realizadas por autores de livros didáticos de matemática que escreveram livros para o Ensino Médio. Estas práticas são aqui concebidas como formas simbólicas e, assim, o estudo dessas formas de mobilização da história foi realizado com base em uma análise de cunho hermenêutico. Realizamos o cruzamento entre três tipos de fontes documentais: coleções de livros didáticos constantes no PNLEM 2005; entrevistas realizadas com os autores destas coleções e os pareceres constantes no catálogo do PNLEM relativos a essas coleções. Esta análise nos remeteu a empreender uma interpretação personalizada dos padrões semióticos pelos quais teriam se pautado alguns autores de livros didáticos de matemática, no sentido de procurarem estabelecer um diálogo com a história da matemática a fim de fazerem-na participar de seus textos didáticos destinados à educação matemática escolarAbstract: This work has as study objects the cultural practices of mobilization of history of mathematics accomplished by authors of mathematics text books that wrote books for the high school. These practices are conceived here as symbolic forms and, like this, the study of these mobilization forms of the history was accomplished with base in an analysis of hermeneutic stamp. For this analysis, we accomplished the crossing among three types of documental sources: collections of text books present in PNLEM 2005; interviews accomplished with the authors of these collections and your analysis present in the PNLEM catalog about these collections. Through this crossing, we noticed that the cultural practices of mobilization of the history of mathematics happen more frequently at the present time, and one of the decisive factors for this was the interference of the Federal Government in relation to the purchases of text books for the high school. The didactic collections analyzed did not become necessarily homogeneous because of the criteria of the official evaluation, but the coming of the mobilization of the history constitutes a positive factor for the students' continuous formation and teachers of the high schoolMestradoEducação MatemáticaMestre em Educação[s.n.]Miguel, Antonio, 1953-Miorim, Maria ÂngelaBaroni, Rosa Lúcia SverzutBrito, Arlete de JesusUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGomes, Marcos Luis20082008-02-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf166p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606818GOMES, Marcos Luis. As praticas culturais de mobilização de historias da matematica em livros didaticos destinados ao ensino medio. 2008. 166p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606818. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/422529porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:09:08Zoai::422529Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:09:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As praticas culturais de mobilização de historias da matematica em livros didaticos destinados ao ensino medio The cultural practices of mobilization of histories of mathematics in textbooks destined to the high school |
title |
As praticas culturais de mobilização de historias da matematica em livros didaticos destinados ao ensino medio |
spellingShingle |
As praticas culturais de mobilização de historias da matematica em livros didaticos destinados ao ensino medio Gomes, Marcos Luis Educação matemática Matematica escolar Livros didáticos - Matemática Matemática - História Ensino médio Livros didáticos Mathematics education School mathematics Mathematics textbook History of Mathematics High school Textbooks |
title_short |
As praticas culturais de mobilização de historias da matematica em livros didaticos destinados ao ensino medio |
title_full |
As praticas culturais de mobilização de historias da matematica em livros didaticos destinados ao ensino medio |
title_fullStr |
As praticas culturais de mobilização de historias da matematica em livros didaticos destinados ao ensino medio |
title_full_unstemmed |
As praticas culturais de mobilização de historias da matematica em livros didaticos destinados ao ensino medio |
title_sort |
As praticas culturais de mobilização de historias da matematica em livros didaticos destinados ao ensino medio |
author |
Gomes, Marcos Luis |
author_facet |
Gomes, Marcos Luis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miguel, Antonio, 1953- Miorim, Maria Ângela Baroni, Rosa Lúcia Sverzut Brito, Arlete de Jesus Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Marcos Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Matematica escolar Livros didáticos - Matemática Matemática - História Ensino médio Livros didáticos Mathematics education School mathematics Mathematics textbook History of Mathematics High school Textbooks |
topic |
Educação matemática Matematica escolar Livros didáticos - Matemática Matemática - História Ensino médio Livros didáticos Mathematics education School mathematics Mathematics textbook History of Mathematics High school Textbooks |
description |
Orientador: Antonio Miguel |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-02-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606818 GOMES, Marcos Luis. As praticas culturais de mobilização de historias da matematica em livros didaticos destinados ao ensino medio. 2008. 166p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606818. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) GOMES, Marcos Luis. As praticas culturais de mobilização de historias da matematica em livros didaticos destinados ao ensino medio. 2008. 166p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606818. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606818 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/422529 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 166p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188982391570432 |