As praticas culturais de mobilização de historias da matematica em livros didaticos destinados ao ensino medio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Marcos Luis
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606818
Resumo: Orientador: Antonio Miguel
id UNICAMP-30_f7b8ed86802e0d4d6e4768654d5929cb
oai_identifier_str oai::422529
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling As praticas culturais de mobilização de historias da matematica em livros didaticos destinados ao ensino medioThe cultural practices of mobilization of histories of mathematics in textbooks destined to the high schoolEducação matemáticaMatematica escolarLivros didáticos - MatemáticaMatemática - HistóriaEnsino médioLivros didáticosMathematics educationSchool mathematicsMathematics textbookHistory of MathematicsHigh schoolTextbooksOrientador: Antonio MiguelDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho tem como objeto de estudo as práticas culturais de mobilização da história da matemática realizadas por autores de livros didáticos de matemática que escreveram livros para o Ensino Médio. Estas práticas são aqui concebidas como formas simbólicas e, assim, o estudo dessas formas de mobilização da história foi realizado com base em uma análise de cunho hermenêutico. Realizamos o cruzamento entre três tipos de fontes documentais: coleções de livros didáticos constantes no PNLEM 2005; entrevistas realizadas com os autores destas coleções e os pareceres constantes no catálogo do PNLEM relativos a essas coleções. Esta análise nos remeteu a empreender uma interpretação personalizada dos padrões semióticos pelos quais teriam se pautado alguns autores de livros didáticos de matemática, no sentido de procurarem estabelecer um diálogo com a história da matemática a fim de fazerem-na participar de seus textos didáticos destinados à educação matemática escolarAbstract: This work has as study objects the cultural practices of mobilization of history of mathematics accomplished by authors of mathematics text books that wrote books for the high school. These practices are conceived here as symbolic forms and, like this, the study of these mobilization forms of the history was accomplished with base in an analysis of hermeneutic stamp. For this analysis, we accomplished the crossing among three types of documental sources: collections of text books present in PNLEM 2005; interviews accomplished with the authors of these collections and your analysis present in the PNLEM catalog about these collections. Through this crossing, we noticed that the cultural practices of mobilization of the history of mathematics happen more frequently at the present time, and one of the decisive factors for this was the interference of the Federal Government in relation to the purchases of text books for the high school. The didactic collections analyzed did not become necessarily homogeneous because of the criteria of the official evaluation, but the coming of the mobilization of the history constitutes a positive factor for the students' continuous formation and teachers of the high schoolMestradoEducação MatemáticaMestre em Educação[s.n.]Miguel, Antonio, 1953-Miorim, Maria ÂngelaBaroni, Rosa Lúcia SverzutBrito, Arlete de JesusUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGomes, Marcos Luis20082008-02-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf166p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606818GOMES, Marcos Luis. As praticas culturais de mobilização de historias da matematica em livros didaticos destinados ao ensino medio. 2008. 166p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606818. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/422529porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:09:08Zoai::422529Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:09:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As praticas culturais de mobilização de historias da matematica em livros didaticos destinados ao ensino medio
The cultural practices of mobilization of histories of mathematics in textbooks destined to the high school
title As praticas culturais de mobilização de historias da matematica em livros didaticos destinados ao ensino medio
spellingShingle As praticas culturais de mobilização de historias da matematica em livros didaticos destinados ao ensino medio
Gomes, Marcos Luis
Educação matemática
Matematica escolar
Livros didáticos - Matemática
Matemática - História
Ensino médio
Livros didáticos
Mathematics education
School mathematics
Mathematics textbook
History of Mathematics
High school
Textbooks
title_short As praticas culturais de mobilização de historias da matematica em livros didaticos destinados ao ensino medio
title_full As praticas culturais de mobilização de historias da matematica em livros didaticos destinados ao ensino medio
title_fullStr As praticas culturais de mobilização de historias da matematica em livros didaticos destinados ao ensino medio
title_full_unstemmed As praticas culturais de mobilização de historias da matematica em livros didaticos destinados ao ensino medio
title_sort As praticas culturais de mobilização de historias da matematica em livros didaticos destinados ao ensino medio
author Gomes, Marcos Luis
author_facet Gomes, Marcos Luis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miguel, Antonio, 1953-
Miorim, Maria Ângela
Baroni, Rosa Lúcia Sverzut
Brito, Arlete de Jesus
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Marcos Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Matematica escolar
Livros didáticos - Matemática
Matemática - História
Ensino médio
Livros didáticos
Mathematics education
School mathematics
Mathematics textbook
History of Mathematics
High school
Textbooks
topic Educação matemática
Matematica escolar
Livros didáticos - Matemática
Matemática - História
Ensino médio
Livros didáticos
Mathematics education
School mathematics
Mathematics textbook
History of Mathematics
High school
Textbooks
description Orientador: Antonio Miguel
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-02-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606818
GOMES, Marcos Luis. As praticas culturais de mobilização de historias da matematica em livros didaticos destinados ao ensino medio. 2008. 166p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606818. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
GOMES, Marcos Luis. As praticas culturais de mobilização de historias da matematica em livros didaticos destinados ao ensino medio. 2008. 166p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606818. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/422529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
166p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188982391570432