Monetização e valores construídos na blogosfera : um estudo sobre o blog Abduzeedo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25568 |
Resumo: | Os blogs constituem uma mídia que tem se consolidado no contexto da web 2.0, passando por diversas mudanças em sua estrutura e formas de uso. Dentre essas aplicações recentes está a escrita profissional, modalidade pela qual se constrói uma marca e se obtém rendimentos por meio de um blog. Esse é o caso do Abduzeedo, um blog de design conhecido em toda a comunidade criativa, criado pelo webdesigner gaúcho Fabio Sasso. Com o objetivo de investigar a estratégia profissional adotada por esse blog organizacional, o presente trabalho realizou entrevistas em profundidade com dois escritores do Abduzeedo e analisou a estrutura do blog, buscando identificar os desafios enfrentados no processo de monetização e obtenção de reputação na blogosfera. Como resultado, descobriu-se que a produção de conteúdo e consolidação de uma comunidade são pontos chaves na estratégia do Abduzeedo, cuja monetização é feita na maior parte por anúncios publicitários, veiculados a um alto valor em função da autoridade do blog como referência em inspiração visual na internet. |
id |
UFRGS-2_93d31932ff90291183c8b8150c464688 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25568 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nunes, Nathalia de OliveiraPrimo, Alessandra Teixeira2010-09-04T04:21:16Z2010http://hdl.handle.net/10183/25568000754348Os blogs constituem uma mídia que tem se consolidado no contexto da web 2.0, passando por diversas mudanças em sua estrutura e formas de uso. Dentre essas aplicações recentes está a escrita profissional, modalidade pela qual se constrói uma marca e se obtém rendimentos por meio de um blog. Esse é o caso do Abduzeedo, um blog de design conhecido em toda a comunidade criativa, criado pelo webdesigner gaúcho Fabio Sasso. Com o objetivo de investigar a estratégia profissional adotada por esse blog organizacional, o presente trabalho realizou entrevistas em profundidade com dois escritores do Abduzeedo e analisou a estrutura do blog, buscando identificar os desafios enfrentados no processo de monetização e obtenção de reputação na blogosfera. Como resultado, descobriu-se que a produção de conteúdo e consolidação de uma comunidade são pontos chaves na estratégia do Abduzeedo, cuja monetização é feita na maior parte por anúncios publicitários, veiculados a um alto valor em função da autoridade do blog como referência em inspiração visual na internet.application/pdfporBlog corporativoPublicidadeMonetização e valores construídos na blogosfera : um estudo sobre o blog Abduzeedoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000754348.pdf.txt000754348.pdf.txtExtracted Texttext/plain207221http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25568/2/000754348.pdf.txtf63961a9ff3aed718c517df11c657afbMD52ORIGINAL000754348.pdf000754348.pdfTexto completoapplication/pdf6011654http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25568/1/000754348.pdf7b32ead06d8de626ade3ca566d7c23a3MD51THUMBNAIL000754348.pdf.jpg000754348.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25568/3/000754348.pdf.jpga0343e4bf623dfa6a93244913ded9e07MD5310183/255682024-04-14 06:46:30.618081oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25568Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-14T09:46:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Monetização e valores construídos na blogosfera : um estudo sobre o blog Abduzeedo |
title |
Monetização e valores construídos na blogosfera : um estudo sobre o blog Abduzeedo |
spellingShingle |
Monetização e valores construídos na blogosfera : um estudo sobre o blog Abduzeedo Nunes, Nathalia de Oliveira Blog corporativo Publicidade |
title_short |
Monetização e valores construídos na blogosfera : um estudo sobre o blog Abduzeedo |
title_full |
Monetização e valores construídos na blogosfera : um estudo sobre o blog Abduzeedo |
title_fullStr |
Monetização e valores construídos na blogosfera : um estudo sobre o blog Abduzeedo |
title_full_unstemmed |
Monetização e valores construídos na blogosfera : um estudo sobre o blog Abduzeedo |
title_sort |
Monetização e valores construídos na blogosfera : um estudo sobre o blog Abduzeedo |
author |
Nunes, Nathalia de Oliveira |
author_facet |
Nunes, Nathalia de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Nathalia de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Primo, Alessandra Teixeira |
contributor_str_mv |
Primo, Alessandra Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blog corporativo Publicidade |
topic |
Blog corporativo Publicidade |
description |
Os blogs constituem uma mídia que tem se consolidado no contexto da web 2.0, passando por diversas mudanças em sua estrutura e formas de uso. Dentre essas aplicações recentes está a escrita profissional, modalidade pela qual se constrói uma marca e se obtém rendimentos por meio de um blog. Esse é o caso do Abduzeedo, um blog de design conhecido em toda a comunidade criativa, criado pelo webdesigner gaúcho Fabio Sasso. Com o objetivo de investigar a estratégia profissional adotada por esse blog organizacional, o presente trabalho realizou entrevistas em profundidade com dois escritores do Abduzeedo e analisou a estrutura do blog, buscando identificar os desafios enfrentados no processo de monetização e obtenção de reputação na blogosfera. Como resultado, descobriu-se que a produção de conteúdo e consolidação de uma comunidade são pontos chaves na estratégia do Abduzeedo, cuja monetização é feita na maior parte por anúncios publicitários, veiculados a um alto valor em função da autoridade do blog como referência em inspiração visual na internet. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-09-04T04:21:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25568 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000754348 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25568 |
identifier_str_mv |
000754348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25568/2/000754348.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25568/1/000754348.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25568/3/000754348.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f63961a9ff3aed718c517df11c657afb 7b32ead06d8de626ade3ca566d7c23a3 a0343e4bf623dfa6a93244913ded9e07 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224398778138624 |