Monetização e valores construídos na blogosfera : um estudo sobre o blog Abduzeedo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Nathalia de Oliveira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25568
Resumo: Os blogs constituem uma mídia que tem se consolidado no contexto da web 2.0, passando por diversas mudanças em sua estrutura e formas de uso. Dentre essas aplicações recentes está a escrita profissional, modalidade pela qual se constrói uma marca e se obtém rendimentos por meio de um blog. Esse é o caso do Abduzeedo, um blog de design conhecido em toda a comunidade criativa, criado pelo webdesigner gaúcho Fabio Sasso. Com o objetivo de investigar a estratégia profissional adotada por esse blog organizacional, o presente trabalho realizou entrevistas em profundidade com dois escritores do Abduzeedo e analisou a estrutura do blog, buscando identificar os desafios enfrentados no processo de monetização e obtenção de reputação na blogosfera. Como resultado, descobriu-se que a produção de conteúdo e consolidação de uma comunidade são pontos chaves na estratégia do Abduzeedo, cuja monetização é feita na maior parte por anúncios publicitários, veiculados a um alto valor em função da autoridade do blog como referência em inspiração visual na internet.
id UFRGS-2_93d31932ff90291183c8b8150c464688
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25568
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nunes, Nathalia de OliveiraPrimo, Alessandra Teixeira2010-09-04T04:21:16Z2010http://hdl.handle.net/10183/25568000754348Os blogs constituem uma mídia que tem se consolidado no contexto da web 2.0, passando por diversas mudanças em sua estrutura e formas de uso. Dentre essas aplicações recentes está a escrita profissional, modalidade pela qual se constrói uma marca e se obtém rendimentos por meio de um blog. Esse é o caso do Abduzeedo, um blog de design conhecido em toda a comunidade criativa, criado pelo webdesigner gaúcho Fabio Sasso. Com o objetivo de investigar a estratégia profissional adotada por esse blog organizacional, o presente trabalho realizou entrevistas em profundidade com dois escritores do Abduzeedo e analisou a estrutura do blog, buscando identificar os desafios enfrentados no processo de monetização e obtenção de reputação na blogosfera. Como resultado, descobriu-se que a produção de conteúdo e consolidação de uma comunidade são pontos chaves na estratégia do Abduzeedo, cuja monetização é feita na maior parte por anúncios publicitários, veiculados a um alto valor em função da autoridade do blog como referência em inspiração visual na internet.application/pdfporBlog corporativoPublicidadeMonetização e valores construídos na blogosfera : um estudo sobre o blog Abduzeedoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000754348.pdf.txt000754348.pdf.txtExtracted Texttext/plain207221http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25568/2/000754348.pdf.txtf63961a9ff3aed718c517df11c657afbMD52ORIGINAL000754348.pdf000754348.pdfTexto completoapplication/pdf6011654http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25568/1/000754348.pdf7b32ead06d8de626ade3ca566d7c23a3MD51THUMBNAIL000754348.pdf.jpg000754348.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25568/3/000754348.pdf.jpga0343e4bf623dfa6a93244913ded9e07MD5310183/255682024-04-14 06:46:30.618081oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25568Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-14T09:46:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Monetização e valores construídos na blogosfera : um estudo sobre o blog Abduzeedo
title Monetização e valores construídos na blogosfera : um estudo sobre o blog Abduzeedo
spellingShingle Monetização e valores construídos na blogosfera : um estudo sobre o blog Abduzeedo
Nunes, Nathalia de Oliveira
Blog corporativo
Publicidade
title_short Monetização e valores construídos na blogosfera : um estudo sobre o blog Abduzeedo
title_full Monetização e valores construídos na blogosfera : um estudo sobre o blog Abduzeedo
title_fullStr Monetização e valores construídos na blogosfera : um estudo sobre o blog Abduzeedo
title_full_unstemmed Monetização e valores construídos na blogosfera : um estudo sobre o blog Abduzeedo
title_sort Monetização e valores construídos na blogosfera : um estudo sobre o blog Abduzeedo
author Nunes, Nathalia de Oliveira
author_facet Nunes, Nathalia de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Nathalia de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Primo, Alessandra Teixeira
contributor_str_mv Primo, Alessandra Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Blog corporativo
Publicidade
topic Blog corporativo
Publicidade
description Os blogs constituem uma mídia que tem se consolidado no contexto da web 2.0, passando por diversas mudanças em sua estrutura e formas de uso. Dentre essas aplicações recentes está a escrita profissional, modalidade pela qual se constrói uma marca e se obtém rendimentos por meio de um blog. Esse é o caso do Abduzeedo, um blog de design conhecido em toda a comunidade criativa, criado pelo webdesigner gaúcho Fabio Sasso. Com o objetivo de investigar a estratégia profissional adotada por esse blog organizacional, o presente trabalho realizou entrevistas em profundidade com dois escritores do Abduzeedo e analisou a estrutura do blog, buscando identificar os desafios enfrentados no processo de monetização e obtenção de reputação na blogosfera. Como resultado, descobriu-se que a produção de conteúdo e consolidação de uma comunidade são pontos chaves na estratégia do Abduzeedo, cuja monetização é feita na maior parte por anúncios publicitários, veiculados a um alto valor em função da autoridade do blog como referência em inspiração visual na internet.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-04T04:21:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25568
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000754348
url http://hdl.handle.net/10183/25568
identifier_str_mv 000754348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25568/2/000754348.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25568/1/000754348.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25568/3/000754348.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f63961a9ff3aed718c517df11c657afb
7b32ead06d8de626ade3ca566d7c23a3
a0343e4bf623dfa6a93244913ded9e07
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224398778138624