Shakespeare : teatro e remix

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brezolin, Kevin
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172645
Resumo: O presente trabalho reflete sobre uma rede de relações possíveis entre procedimentos de remix e procedimentos de criação cênica, sob o ponto de vista da encenação. Essas relações são identificadas e desenvolvidas a partir de uma análise sobre o processo criativo do espetáculo William Despedaçado, encenado durante o ano de 2015 como Estágio de Montagem do estudante Kevin Brezolin no Departamento de Arte Dramática da UFRGS, com dramaturgia composta por colagens de textos de Shakespeare e outras referências, assim como elementos cênicos plurais: música, dança, teatro, festa, manifestação. A monografia também propõe uma reflexão crítica entre o trabalho do diretor e elementos básicos que existem em um contexto de poucos recursos financeiros de produção teatral.
id UFRGS-2_93eabb6d2e6ef5250c53d5437502f4e0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172645
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Brezolin, KevinFagundes, Silvia Patricia2018-02-20T02:25:41Z2018http://hdl.handle.net/10183/172645001060301O presente trabalho reflete sobre uma rede de relações possíveis entre procedimentos de remix e procedimentos de criação cênica, sob o ponto de vista da encenação. Essas relações são identificadas e desenvolvidas a partir de uma análise sobre o processo criativo do espetáculo William Despedaçado, encenado durante o ano de 2015 como Estágio de Montagem do estudante Kevin Brezolin no Departamento de Arte Dramática da UFRGS, com dramaturgia composta por colagens de textos de Shakespeare e outras referências, assim como elementos cênicos plurais: música, dança, teatro, festa, manifestação. A monografia também propõe uma reflexão crítica entre o trabalho do diretor e elementos básicos que existem em um contexto de poucos recursos financeiros de produção teatral.The present work reflects on a network of possible relationships between remix procedures and scenic creation procedures, from the staging point of view. These relationships are identified and developed from an analysis of the creative process of the play William Despedaçado, staged during the year 2015 as a Stage of Assembly of the student Kevin Brezolin in the Department of Dramatic Art of UFRGS, with dramaturgy composed by collages of texts from Shakespeare and other references, as well as plural scenic elements: music, dance, theater, party, demonstration. The monograph also proposes a critical reflection between the work of the director and basic elements that exist in a context of few financial resources of theatrical production.application/pdfporShakespeare, William, 1564-1616Processo de criaçãoDireção teatralEncenaçãoProcesso de ensaioEspetaculo teatralProdução teatralTheaterRemixTesting processStagingShakespeare : teatro e remixinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2018Teatro: Habilitação em Direção Teatral: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001060301.pdf001060301.pdfTexto completoapplication/pdf2867098http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172645/1/001060301.pdfd769093de19b3cd62e9270518a21a476MD51TEXT001060301.pdf.txt001060301.pdf.txtExtracted Texttext/plain128475http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172645/2/001060301.pdf.txt38aa822b665c2f835a5bcdb197b2b8bcMD52THUMBNAIL001060301.pdf.jpg001060301.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg921http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172645/3/001060301.pdf.jpg3d5aac0d9739bba315823441a3f3f2d7MD5310183/1726452021-05-07 04:38:56.386148oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172645Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:38:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Shakespeare : teatro e remix
title Shakespeare : teatro e remix
spellingShingle Shakespeare : teatro e remix
Brezolin, Kevin
Shakespeare, William, 1564-1616
Processo de criação
Direção teatral
Encenação
Processo de ensaio
Espetaculo teatral
Produção teatral
Theater
Remix
Testing process
Staging
title_short Shakespeare : teatro e remix
title_full Shakespeare : teatro e remix
title_fullStr Shakespeare : teatro e remix
title_full_unstemmed Shakespeare : teatro e remix
title_sort Shakespeare : teatro e remix
author Brezolin, Kevin
author_facet Brezolin, Kevin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brezolin, Kevin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fagundes, Silvia Patricia
contributor_str_mv Fagundes, Silvia Patricia
dc.subject.por.fl_str_mv Shakespeare, William, 1564-1616
Processo de criação
Direção teatral
Encenação
Processo de ensaio
Espetaculo teatral
Produção teatral
topic Shakespeare, William, 1564-1616
Processo de criação
Direção teatral
Encenação
Processo de ensaio
Espetaculo teatral
Produção teatral
Theater
Remix
Testing process
Staging
dc.subject.eng.fl_str_mv Theater
Remix
Testing process
Staging
description O presente trabalho reflete sobre uma rede de relações possíveis entre procedimentos de remix e procedimentos de criação cênica, sob o ponto de vista da encenação. Essas relações são identificadas e desenvolvidas a partir de uma análise sobre o processo criativo do espetáculo William Despedaçado, encenado durante o ano de 2015 como Estágio de Montagem do estudante Kevin Brezolin no Departamento de Arte Dramática da UFRGS, com dramaturgia composta por colagens de textos de Shakespeare e outras referências, assim como elementos cênicos plurais: música, dança, teatro, festa, manifestação. A monografia também propõe uma reflexão crítica entre o trabalho do diretor e elementos básicos que existem em um contexto de poucos recursos financeiros de produção teatral.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-20T02:25:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/172645
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001060301
url http://hdl.handle.net/10183/172645
identifier_str_mv 001060301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172645/1/001060301.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172645/2/001060301.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172645/3/001060301.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d769093de19b3cd62e9270518a21a476
38aa822b665c2f835a5bcdb197b2b8bc
3d5aac0d9739bba315823441a3f3f2d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447209623158784