Shakespeare : teatro e remix
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/172645 |
Resumo: | O presente trabalho reflete sobre uma rede de relações possíveis entre procedimentos de remix e procedimentos de criação cênica, sob o ponto de vista da encenação. Essas relações são identificadas e desenvolvidas a partir de uma análise sobre o processo criativo do espetáculo William Despedaçado, encenado durante o ano de 2015 como Estágio de Montagem do estudante Kevin Brezolin no Departamento de Arte Dramática da UFRGS, com dramaturgia composta por colagens de textos de Shakespeare e outras referências, assim como elementos cênicos plurais: música, dança, teatro, festa, manifestação. A monografia também propõe uma reflexão crítica entre o trabalho do diretor e elementos básicos que existem em um contexto de poucos recursos financeiros de produção teatral. |
id |
UFRGS-2_93eabb6d2e6ef5250c53d5437502f4e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172645 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Brezolin, KevinFagundes, Silvia Patricia2018-02-20T02:25:41Z2018http://hdl.handle.net/10183/172645001060301O presente trabalho reflete sobre uma rede de relações possíveis entre procedimentos de remix e procedimentos de criação cênica, sob o ponto de vista da encenação. Essas relações são identificadas e desenvolvidas a partir de uma análise sobre o processo criativo do espetáculo William Despedaçado, encenado durante o ano de 2015 como Estágio de Montagem do estudante Kevin Brezolin no Departamento de Arte Dramática da UFRGS, com dramaturgia composta por colagens de textos de Shakespeare e outras referências, assim como elementos cênicos plurais: música, dança, teatro, festa, manifestação. A monografia também propõe uma reflexão crítica entre o trabalho do diretor e elementos básicos que existem em um contexto de poucos recursos financeiros de produção teatral.The present work reflects on a network of possible relationships between remix procedures and scenic creation procedures, from the staging point of view. These relationships are identified and developed from an analysis of the creative process of the play William Despedaçado, staged during the year 2015 as a Stage of Assembly of the student Kevin Brezolin in the Department of Dramatic Art of UFRGS, with dramaturgy composed by collages of texts from Shakespeare and other references, as well as plural scenic elements: music, dance, theater, party, demonstration. The monograph also proposes a critical reflection between the work of the director and basic elements that exist in a context of few financial resources of theatrical production.application/pdfporShakespeare, William, 1564-1616Processo de criaçãoDireção teatralEncenaçãoProcesso de ensaioEspetaculo teatralProdução teatralTheaterRemixTesting processStagingShakespeare : teatro e remixinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2018Teatro: Habilitação em Direção Teatral: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001060301.pdf001060301.pdfTexto completoapplication/pdf2867098http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172645/1/001060301.pdfd769093de19b3cd62e9270518a21a476MD51TEXT001060301.pdf.txt001060301.pdf.txtExtracted Texttext/plain128475http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172645/2/001060301.pdf.txt38aa822b665c2f835a5bcdb197b2b8bcMD52THUMBNAIL001060301.pdf.jpg001060301.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg921http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172645/3/001060301.pdf.jpg3d5aac0d9739bba315823441a3f3f2d7MD5310183/1726452021-05-07 04:38:56.386148oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172645Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:38:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Shakespeare : teatro e remix |
title |
Shakespeare : teatro e remix |
spellingShingle |
Shakespeare : teatro e remix Brezolin, Kevin Shakespeare, William, 1564-1616 Processo de criação Direção teatral Encenação Processo de ensaio Espetaculo teatral Produção teatral Theater Remix Testing process Staging |
title_short |
Shakespeare : teatro e remix |
title_full |
Shakespeare : teatro e remix |
title_fullStr |
Shakespeare : teatro e remix |
title_full_unstemmed |
Shakespeare : teatro e remix |
title_sort |
Shakespeare : teatro e remix |
author |
Brezolin, Kevin |
author_facet |
Brezolin, Kevin |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brezolin, Kevin |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fagundes, Silvia Patricia |
contributor_str_mv |
Fagundes, Silvia Patricia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Shakespeare, William, 1564-1616 Processo de criação Direção teatral Encenação Processo de ensaio Espetaculo teatral Produção teatral |
topic |
Shakespeare, William, 1564-1616 Processo de criação Direção teatral Encenação Processo de ensaio Espetaculo teatral Produção teatral Theater Remix Testing process Staging |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Theater Remix Testing process Staging |
description |
O presente trabalho reflete sobre uma rede de relações possíveis entre procedimentos de remix e procedimentos de criação cênica, sob o ponto de vista da encenação. Essas relações são identificadas e desenvolvidas a partir de uma análise sobre o processo criativo do espetáculo William Despedaçado, encenado durante o ano de 2015 como Estágio de Montagem do estudante Kevin Brezolin no Departamento de Arte Dramática da UFRGS, com dramaturgia composta por colagens de textos de Shakespeare e outras referências, assim como elementos cênicos plurais: música, dança, teatro, festa, manifestação. A monografia também propõe uma reflexão crítica entre o trabalho do diretor e elementos básicos que existem em um contexto de poucos recursos financeiros de produção teatral. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-02-20T02:25:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/172645 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001060301 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/172645 |
identifier_str_mv |
001060301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172645/1/001060301.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172645/2/001060301.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172645/3/001060301.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d769093de19b3cd62e9270518a21a476 38aa822b665c2f835a5bcdb197b2b8bc 3d5aac0d9739bba315823441a3f3f2d7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447209623158784 |