A ética na Ciência nos projetos pedagógicos dos cursos de Bacharelado em Física e Astronomia no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Hanna Gabrielle Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274454
Resumo: A ética no fazer científico se mostra necessária, uma vez que a formação de cientistas não se trata da formação de meros técnicos, mas de seres humanos impelidos a tomar decisões. Desta forma, torna-se uma preocupação que bacharéis em Física e Astronomia tenham sua formação pautada na ética. Para analisar esta questão, nos debruçamos sobre os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) das universidades com maior número de publicações em Física e Astronomia em busca do termo “ética”. Esta análise teve como referencial teórico capítulos do livro “A Construção das Ciências” de Gérard Fourez e as diretrizes éticas das sociedades científicas Sociedade Brasileira de Física (SBF) e Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). Como resultado, obtivemos que nem todos os PPCs analisados citam o termo “ética” e, para os que citam, comumente não se contextualiza seu sentido. Relacionando com as diretrizes éticas adotadas, os contextos mais comuns se tratam da defesa da sociedade e meio ambiente e ensino e divulgação de ciências. Concluímos que para uma análise mais completa da presença do debate ético dentro dos cursos de bacharelado citados, é necessário um estudo de planos de ensino. Ademais, apontamos a importância dos desdobramentos que os objetivos do PPC de formar profissionais éticos devem ter, em toda experiência do curso.
id UFRGS-2_94126ac02cd62609ae3b415b8f04f5f4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274454
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lima, Hanna Gabrielle PereiraPavani, Daniela Borges2024-04-10T06:32:35Z2023http://hdl.handle.net/10183/274454001199431A ética no fazer científico se mostra necessária, uma vez que a formação de cientistas não se trata da formação de meros técnicos, mas de seres humanos impelidos a tomar decisões. Desta forma, torna-se uma preocupação que bacharéis em Física e Astronomia tenham sua formação pautada na ética. Para analisar esta questão, nos debruçamos sobre os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) das universidades com maior número de publicações em Física e Astronomia em busca do termo “ética”. Esta análise teve como referencial teórico capítulos do livro “A Construção das Ciências” de Gérard Fourez e as diretrizes éticas das sociedades científicas Sociedade Brasileira de Física (SBF) e Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). Como resultado, obtivemos que nem todos os PPCs analisados citam o termo “ética” e, para os que citam, comumente não se contextualiza seu sentido. Relacionando com as diretrizes éticas adotadas, os contextos mais comuns se tratam da defesa da sociedade e meio ambiente e ensino e divulgação de ciências. Concluímos que para uma análise mais completa da presença do debate ético dentro dos cursos de bacharelado citados, é necessário um estudo de planos de ensino. Ademais, apontamos a importância dos desdobramentos que os objetivos do PPC de formar profissionais éticos devem ter, em toda experiência do curso.Ethics in scientific practice is necessary, since the training of scientists is not about training mere technicians, but human beings impelled to make decisions. Therefore, it becomes a concern that graduates in Physics and Astronomy have their training based on ethics. To analyze this issue, we looked at the Course Pedagogical Projects (PPCs) of universities with the largest number of publications in Physics and Astronomy in search of the term “ethics”. This analysis had as theoretical reference chapters from the book “The Construction of Sciences” by Gérard Fourez and the ethical guidelines of the scientific societies Brazilian Physics Society (SBF) and Brazilian Astronomical Society (SAB). As a result, we found that not all PPCs analyzed mention the term “ethics” and, for those that do, its meaning is often not contextualized. Related to the adopted ethical guidelines, the most common contexts are the defense of society and the environment and science teaching and dissemination. We conclude that for a more complete analysis of the presence of ethical debate within the aforementioned bachelor's courses, a study of teaching plans is necessary. Furthermore, we point out the importance of the consequences that the PPC objectives of training ethical professionals must have, throughout the course experience.application/pdfporÉticaProjeto pedagógicoBachareladoScientific ethicsPedagogical projectTraining of bachelorsA ética na Ciência nos projetos pedagógicos dos cursos de Bacharelado em Física e Astronomia no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPorto Alegre, BR-RS2023Astrofísica: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001199431.pdf.txt001199431.pdf.txtExtracted Texttext/plain116501http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274454/2/001199431.pdf.txta1338793fe005292a152e8f03d042d32MD52ORIGINAL001199431.pdfTexto completoapplication/pdf493483http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274454/1/001199431.pdfef9c2b53a2d35512d2279be96888427cMD5110183/2744542024-10-20 06:56:17.276533oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274454Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-10-20T09:56:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A ética na Ciência nos projetos pedagógicos dos cursos de Bacharelado em Física e Astronomia no Brasil
title A ética na Ciência nos projetos pedagógicos dos cursos de Bacharelado em Física e Astronomia no Brasil
spellingShingle A ética na Ciência nos projetos pedagógicos dos cursos de Bacharelado em Física e Astronomia no Brasil
Lima, Hanna Gabrielle Pereira
Ética
Projeto pedagógico
Bacharelado
Scientific ethics
Pedagogical project
Training of bachelors
title_short A ética na Ciência nos projetos pedagógicos dos cursos de Bacharelado em Física e Astronomia no Brasil
title_full A ética na Ciência nos projetos pedagógicos dos cursos de Bacharelado em Física e Astronomia no Brasil
title_fullStr A ética na Ciência nos projetos pedagógicos dos cursos de Bacharelado em Física e Astronomia no Brasil
title_full_unstemmed A ética na Ciência nos projetos pedagógicos dos cursos de Bacharelado em Física e Astronomia no Brasil
title_sort A ética na Ciência nos projetos pedagógicos dos cursos de Bacharelado em Física e Astronomia no Brasil
author Lima, Hanna Gabrielle Pereira
author_facet Lima, Hanna Gabrielle Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Hanna Gabrielle Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pavani, Daniela Borges
contributor_str_mv Pavani, Daniela Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Ética
Projeto pedagógico
Bacharelado
topic Ética
Projeto pedagógico
Bacharelado
Scientific ethics
Pedagogical project
Training of bachelors
dc.subject.eng.fl_str_mv Scientific ethics
Pedagogical project
Training of bachelors
description A ética no fazer científico se mostra necessária, uma vez que a formação de cientistas não se trata da formação de meros técnicos, mas de seres humanos impelidos a tomar decisões. Desta forma, torna-se uma preocupação que bacharéis em Física e Astronomia tenham sua formação pautada na ética. Para analisar esta questão, nos debruçamos sobre os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) das universidades com maior número de publicações em Física e Astronomia em busca do termo “ética”. Esta análise teve como referencial teórico capítulos do livro “A Construção das Ciências” de Gérard Fourez e as diretrizes éticas das sociedades científicas Sociedade Brasileira de Física (SBF) e Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). Como resultado, obtivemos que nem todos os PPCs analisados citam o termo “ética” e, para os que citam, comumente não se contextualiza seu sentido. Relacionando com as diretrizes éticas adotadas, os contextos mais comuns se tratam da defesa da sociedade e meio ambiente e ensino e divulgação de ciências. Concluímos que para uma análise mais completa da presença do debate ético dentro dos cursos de bacharelado citados, é necessário um estudo de planos de ensino. Ademais, apontamos a importância dos desdobramentos que os objetivos do PPC de formar profissionais éticos devem ter, em toda experiência do curso.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-10T06:32:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/274454
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001199431
url http://hdl.handle.net/10183/274454
identifier_str_mv 001199431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274454/2/001199431.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274454/1/001199431.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a1338793fe005292a152e8f03d042d32
ef9c2b53a2d35512d2279be96888427c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724764426338304