A ética na Ciência nos projetos pedagógicos dos cursos de Bacharelado em Física e Astronomia no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/274454 |
Resumo: | A ética no fazer científico se mostra necessária, uma vez que a formação de cientistas não se trata da formação de meros técnicos, mas de seres humanos impelidos a tomar decisões. Desta forma, torna-se uma preocupação que bacharéis em Física e Astronomia tenham sua formação pautada na ética. Para analisar esta questão, nos debruçamos sobre os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) das universidades com maior número de publicações em Física e Astronomia em busca do termo “ética”. Esta análise teve como referencial teórico capítulos do livro “A Construção das Ciências” de Gérard Fourez e as diretrizes éticas das sociedades científicas Sociedade Brasileira de Física (SBF) e Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). Como resultado, obtivemos que nem todos os PPCs analisados citam o termo “ética” e, para os que citam, comumente não se contextualiza seu sentido. Relacionando com as diretrizes éticas adotadas, os contextos mais comuns se tratam da defesa da sociedade e meio ambiente e ensino e divulgação de ciências. Concluímos que para uma análise mais completa da presença do debate ético dentro dos cursos de bacharelado citados, é necessário um estudo de planos de ensino. Ademais, apontamos a importância dos desdobramentos que os objetivos do PPC de formar profissionais éticos devem ter, em toda experiência do curso. |
id |
UFRGS-2_94126ac02cd62609ae3b415b8f04f5f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274454 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Hanna Gabrielle PereiraPavani, Daniela Borges2024-04-10T06:32:35Z2023http://hdl.handle.net/10183/274454001199431A ética no fazer científico se mostra necessária, uma vez que a formação de cientistas não se trata da formação de meros técnicos, mas de seres humanos impelidos a tomar decisões. Desta forma, torna-se uma preocupação que bacharéis em Física e Astronomia tenham sua formação pautada na ética. Para analisar esta questão, nos debruçamos sobre os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) das universidades com maior número de publicações em Física e Astronomia em busca do termo “ética”. Esta análise teve como referencial teórico capítulos do livro “A Construção das Ciências” de Gérard Fourez e as diretrizes éticas das sociedades científicas Sociedade Brasileira de Física (SBF) e Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). Como resultado, obtivemos que nem todos os PPCs analisados citam o termo “ética” e, para os que citam, comumente não se contextualiza seu sentido. Relacionando com as diretrizes éticas adotadas, os contextos mais comuns se tratam da defesa da sociedade e meio ambiente e ensino e divulgação de ciências. Concluímos que para uma análise mais completa da presença do debate ético dentro dos cursos de bacharelado citados, é necessário um estudo de planos de ensino. Ademais, apontamos a importância dos desdobramentos que os objetivos do PPC de formar profissionais éticos devem ter, em toda experiência do curso.Ethics in scientific practice is necessary, since the training of scientists is not about training mere technicians, but human beings impelled to make decisions. Therefore, it becomes a concern that graduates in Physics and Astronomy have their training based on ethics. To analyze this issue, we looked at the Course Pedagogical Projects (PPCs) of universities with the largest number of publications in Physics and Astronomy in search of the term “ethics”. This analysis had as theoretical reference chapters from the book “The Construction of Sciences” by Gérard Fourez and the ethical guidelines of the scientific societies Brazilian Physics Society (SBF) and Brazilian Astronomical Society (SAB). As a result, we found that not all PPCs analyzed mention the term “ethics” and, for those that do, its meaning is often not contextualized. Related to the adopted ethical guidelines, the most common contexts are the defense of society and the environment and science teaching and dissemination. We conclude that for a more complete analysis of the presence of ethical debate within the aforementioned bachelor's courses, a study of teaching plans is necessary. Furthermore, we point out the importance of the consequences that the PPC objectives of training ethical professionals must have, throughout the course experience.application/pdfporÉticaProjeto pedagógicoBachareladoScientific ethicsPedagogical projectTraining of bachelorsA ética na Ciência nos projetos pedagógicos dos cursos de Bacharelado em Física e Astronomia no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPorto Alegre, BR-RS2023Astrofísica: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001199431.pdf.txt001199431.pdf.txtExtracted Texttext/plain116501http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274454/2/001199431.pdf.txta1338793fe005292a152e8f03d042d32MD52ORIGINAL001199431.pdfTexto completoapplication/pdf493483http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274454/1/001199431.pdfef9c2b53a2d35512d2279be96888427cMD5110183/2744542024-10-20 06:56:17.276533oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274454Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-10-20T09:56:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A ética na Ciência nos projetos pedagógicos dos cursos de Bacharelado em Física e Astronomia no Brasil |
title |
A ética na Ciência nos projetos pedagógicos dos cursos de Bacharelado em Física e Astronomia no Brasil |
spellingShingle |
A ética na Ciência nos projetos pedagógicos dos cursos de Bacharelado em Física e Astronomia no Brasil Lima, Hanna Gabrielle Pereira Ética Projeto pedagógico Bacharelado Scientific ethics Pedagogical project Training of bachelors |
title_short |
A ética na Ciência nos projetos pedagógicos dos cursos de Bacharelado em Física e Astronomia no Brasil |
title_full |
A ética na Ciência nos projetos pedagógicos dos cursos de Bacharelado em Física e Astronomia no Brasil |
title_fullStr |
A ética na Ciência nos projetos pedagógicos dos cursos de Bacharelado em Física e Astronomia no Brasil |
title_full_unstemmed |
A ética na Ciência nos projetos pedagógicos dos cursos de Bacharelado em Física e Astronomia no Brasil |
title_sort |
A ética na Ciência nos projetos pedagógicos dos cursos de Bacharelado em Física e Astronomia no Brasil |
author |
Lima, Hanna Gabrielle Pereira |
author_facet |
Lima, Hanna Gabrielle Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Hanna Gabrielle Pereira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pavani, Daniela Borges |
contributor_str_mv |
Pavani, Daniela Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ética Projeto pedagógico Bacharelado |
topic |
Ética Projeto pedagógico Bacharelado Scientific ethics Pedagogical project Training of bachelors |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Scientific ethics Pedagogical project Training of bachelors |
description |
A ética no fazer científico se mostra necessária, uma vez que a formação de cientistas não se trata da formação de meros técnicos, mas de seres humanos impelidos a tomar decisões. Desta forma, torna-se uma preocupação que bacharéis em Física e Astronomia tenham sua formação pautada na ética. Para analisar esta questão, nos debruçamos sobre os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) das universidades com maior número de publicações em Física e Astronomia em busca do termo “ética”. Esta análise teve como referencial teórico capítulos do livro “A Construção das Ciências” de Gérard Fourez e as diretrizes éticas das sociedades científicas Sociedade Brasileira de Física (SBF) e Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). Como resultado, obtivemos que nem todos os PPCs analisados citam o termo “ética” e, para os que citam, comumente não se contextualiza seu sentido. Relacionando com as diretrizes éticas adotadas, os contextos mais comuns se tratam da defesa da sociedade e meio ambiente e ensino e divulgação de ciências. Concluímos que para uma análise mais completa da presença do debate ético dentro dos cursos de bacharelado citados, é necessário um estudo de planos de ensino. Ademais, apontamos a importância dos desdobramentos que os objetivos do PPC de formar profissionais éticos devem ter, em toda experiência do curso. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-10T06:32:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/274454 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001199431 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/274454 |
identifier_str_mv |
001199431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274454/2/001199431.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274454/1/001199431.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a1338793fe005292a152e8f03d042d32 ef9c2b53a2d35512d2279be96888427c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724764426338304 |