Crianças e cinema na escola : espaços para o pensamento e a imaginação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Carola Freire
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/56389
Resumo: O objetivo principal deste estudo é pensar as potencialidades do cinema na escola, para além de seu uso instrumental, ou seja, como modo de ampliar o repertório e as formas de expressão simbólica das crianças. Fundamentada em autores como Alain Badiou, Walter Benjamin, Michel Foucault e Jean-Claude Carrière, levantei os dados e fiz a respectiva análise. Realizei 4 encontros com crianças entre 7 e 8 anos, da rede municipal de São Leopoldo. Para cada encontro foram selecionados curtas-metragens e trechos de filmes de diferentes épocas e países (O Espantalho, de Alê Abreu; O Garoto, de Chaplin; Dona Cristina Perdeu a Memória, de Ana Luíza Azevedo; Zhanxiou Village, de Chen Kaige, do filme Cada um com seu Cinema). A proposta metodológica consistiu na apreciação dos filmes pelas crianças, com o posterior diálogo com a turma, dando-se ênfase às manifestações dos alunos. Com os dados obtidos nos encontros, fiz a análise das falas, de modo a tensionar relações entre imagem e memória, ficção e realidade e cinema e criação, no âmbito escolar. As conclusões apontam para a importância da apropriação teórica dos estudos sobre imagem e para a possibilidade de experimentação do cinema com crianças de anos iniciais, no sentido de sua formação estética, considerando-se o amplo acesso às imagens audiovisuais de nosso tempo.
id UFRGS-2_9456fee6436f00fbfa84b7a8548d3b54
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56389
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Saraiva, Carola FreireFischer, Rosa Maria Bueno2012-10-12T01:35:27Z2012http://hdl.handle.net/10183/56389000859107O objetivo principal deste estudo é pensar as potencialidades do cinema na escola, para além de seu uso instrumental, ou seja, como modo de ampliar o repertório e as formas de expressão simbólica das crianças. Fundamentada em autores como Alain Badiou, Walter Benjamin, Michel Foucault e Jean-Claude Carrière, levantei os dados e fiz a respectiva análise. Realizei 4 encontros com crianças entre 7 e 8 anos, da rede municipal de São Leopoldo. Para cada encontro foram selecionados curtas-metragens e trechos de filmes de diferentes épocas e países (O Espantalho, de Alê Abreu; O Garoto, de Chaplin; Dona Cristina Perdeu a Memória, de Ana Luíza Azevedo; Zhanxiou Village, de Chen Kaige, do filme Cada um com seu Cinema). A proposta metodológica consistiu na apreciação dos filmes pelas crianças, com o posterior diálogo com a turma, dando-se ênfase às manifestações dos alunos. Com os dados obtidos nos encontros, fiz a análise das falas, de modo a tensionar relações entre imagem e memória, ficção e realidade e cinema e criação, no âmbito escolar. As conclusões apontam para a importância da apropriação teórica dos estudos sobre imagem e para a possibilidade de experimentação do cinema com crianças de anos iniciais, no sentido de sua formação estética, considerando-se o amplo acesso às imagens audiovisuais de nosso tempo.application/pdfporCinemaInfânciaFormaçãoEstéticaCrianças e cinema na escola : espaços para o pensamento e a imaginaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000859107.pdf000859107.pdfTexto completoapplication/pdf480981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56389/1/000859107.pdffa4305e3b16fe21d3bcd606498d653d6MD51TEXT000859107.pdf.txt000859107.pdf.txtExtracted Texttext/plain76256http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56389/2/000859107.pdf.txt5af87ed44ba297f1062b5fb4174eeb8fMD52THUMBNAIL000859107.pdf.jpg000859107.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg988http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56389/3/000859107.pdf.jpg6c079014f3fe7cc5ef241dcd2710a39aMD5310183/563892018-10-08 08:19:35.021oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56389Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:19:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Crianças e cinema na escola : espaços para o pensamento e a imaginação
title Crianças e cinema na escola : espaços para o pensamento e a imaginação
spellingShingle Crianças e cinema na escola : espaços para o pensamento e a imaginação
Saraiva, Carola Freire
Cinema
Infância
Formação
Estética
title_short Crianças e cinema na escola : espaços para o pensamento e a imaginação
title_full Crianças e cinema na escola : espaços para o pensamento e a imaginação
title_fullStr Crianças e cinema na escola : espaços para o pensamento e a imaginação
title_full_unstemmed Crianças e cinema na escola : espaços para o pensamento e a imaginação
title_sort Crianças e cinema na escola : espaços para o pensamento e a imaginação
author Saraiva, Carola Freire
author_facet Saraiva, Carola Freire
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, Carola Freire
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fischer, Rosa Maria Bueno
contributor_str_mv Fischer, Rosa Maria Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Infância
Formação
Estética
topic Cinema
Infância
Formação
Estética
description O objetivo principal deste estudo é pensar as potencialidades do cinema na escola, para além de seu uso instrumental, ou seja, como modo de ampliar o repertório e as formas de expressão simbólica das crianças. Fundamentada em autores como Alain Badiou, Walter Benjamin, Michel Foucault e Jean-Claude Carrière, levantei os dados e fiz a respectiva análise. Realizei 4 encontros com crianças entre 7 e 8 anos, da rede municipal de São Leopoldo. Para cada encontro foram selecionados curtas-metragens e trechos de filmes de diferentes épocas e países (O Espantalho, de Alê Abreu; O Garoto, de Chaplin; Dona Cristina Perdeu a Memória, de Ana Luíza Azevedo; Zhanxiou Village, de Chen Kaige, do filme Cada um com seu Cinema). A proposta metodológica consistiu na apreciação dos filmes pelas crianças, com o posterior diálogo com a turma, dando-se ênfase às manifestações dos alunos. Com os dados obtidos nos encontros, fiz a análise das falas, de modo a tensionar relações entre imagem e memória, ficção e realidade e cinema e criação, no âmbito escolar. As conclusões apontam para a importância da apropriação teórica dos estudos sobre imagem e para a possibilidade de experimentação do cinema com crianças de anos iniciais, no sentido de sua formação estética, considerando-se o amplo acesso às imagens audiovisuais de nosso tempo.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-12T01:35:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/56389
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000859107
url http://hdl.handle.net/10183/56389
identifier_str_mv 000859107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56389/1/000859107.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56389/2/000859107.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56389/3/000859107.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fa4305e3b16fe21d3bcd606498d653d6
5af87ed44ba297f1062b5fb4174eeb8f
6c079014f3fe7cc5ef241dcd2710a39a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447093670576128