O desenho da figura humana é válido para avaliar ansiedade em crianças?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/187513 |
Resumo: | A ansiedade vem sendo avaliada de diferentes formas, entre elas através do Desenho da Figura Humana (DFH). A principal escala de avaliação do DFH foi idealizada por Handler, possuindo divergências quanto a sua validade entre os pesquisadores. Este trabalho tem por objetivo, então, avaliar a validade desta escala, comparando desenhos de crianças em situação pré-cirúrgica e desenhos realizados por crianças de um grupo controle. Os pontos obtidos nos desenhos também são comparados aos escores no Inventário de Ansiedade Traço-Estado para Crianças (IDA TE-C). Foram investigados desenhos de 106 crianças, de idades entre 7 e 13 anos, de ambos os sexos. Os resultados mostram haver diferenças significativas somente entre as escalas de ansiedade traço-estado entre os grupos controle e experimental. Os índices de ansiedade de Handler não evidenciaram diferença entre os dois grupos nem correlacionaram-se com as escalas do IDA TE-C, o que invalida tal escala para crianças da nossa população. Defende-se a criação de uma escala própria para crianças. |
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Bandeira, Denise RuschelLoguercio, Adriana C.Caumo, WolneiFerreira, Maria Beatriz Cardoso2018-12-29T04:12:29Z19981413-8557http://hdl.handle.net/10183/187513000272241A ansiedade vem sendo avaliada de diferentes formas, entre elas através do Desenho da Figura Humana (DFH). A principal escala de avaliação do DFH foi idealizada por Handler, possuindo divergências quanto a sua validade entre os pesquisadores. Este trabalho tem por objetivo, então, avaliar a validade desta escala, comparando desenhos de crianças em situação pré-cirúrgica e desenhos realizados por crianças de um grupo controle. Os pontos obtidos nos desenhos também são comparados aos escores no Inventário de Ansiedade Traço-Estado para Crianças (IDA TE-C). Foram investigados desenhos de 106 crianças, de idades entre 7 e 13 anos, de ambos os sexos. Os resultados mostram haver diferenças significativas somente entre as escalas de ansiedade traço-estado entre os grupos controle e experimental. Os índices de ansiedade de Handler não evidenciaram diferença entre os dois grupos nem correlacionaram-se com as escalas do IDA TE-C, o que invalida tal escala para crianças da nossa população. Defende-se a criação de uma escala própria para crianças.Anxiety assessment has been one ofthe uses ofHuman Figure Drawing Test (HFD). The Handler HFD rating scale for anxiety, an important scoring system in this field, has generated several divergent studies about its validity. The main goal of this study was to investigate the validity of Handler indexes through an experimental model comparing HFD of 53 pediatric elective surgery patients, from 7 to 13 years old, to a control group. Results showed significant difference between experimental and control groups in tenns of STAI-C but no differences in tenns od HFD. This data, associated with the lack of significant correlation between STAI-C and HFD, suggest that Handler rating scale is not valid for our children.application/pdfporPsicologia escolar e educacional. Campinas, SP. Vol. 2, n. 2 (1998), p. 129-134.AnsiedadeCriançaDesenho da figura humanaPsicologia da criançaPsicologia clínicaAnxietyHuman figure drawingValidityO desenho da figura humana é válido para avaliar ansiedade em crianças?Is the human figure drawing a valid measure for children's ansiety assessment? info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000272241.pdf.txt000272241.pdf.txtExtracted Texttext/plain18304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187513/2/000272241.pdf.txt471d3b406dbd06af143acef430bb04faMD52ORIGINAL000272241.pdfTexto completoapplication/pdf43185http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187513/1/000272241.pdf1a57791623cade821aa58a7d8b84944bMD5110183/1875132021-11-20 06:20:33.421322oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187513Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-11-20T08:20:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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