Indicadores emocionais do desenho da figura humana e sua relação com o bem-estar subjetivo infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barboza, Chaielen Marchiolli
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16037
Resumo: O desenho da Figura Humana é uma ferramenta considerada altamente difundida e utilizada na área da Psicologia. Há muitas controvérsias em relação a sua forma de interpretação e sua validade dos indicadores emocionais apresentados pelo teste. O objetivo deste estudo foi de investigar as evidências de validade do Desenho da Figura Humana (DFH) enquanto medida emocional. A amostra foi composta por 310 crianças sendo 173 do grupo regular, 82 do grupo clínico e 55 do grupo regular/problema. O grupo regular formado por crianças que frequentavam escolas públicas do Ensino Fundamental, o grupo clínico por crianças atendidas por duas clínicas particulares do Estado de São Paulo, provenientes tanto de escola pública como de escola particular, e o grupo regular/problema por crianças de escola pública indicadas por seus responsáveis como portadoras de problemas de comportamento, mas não passavam por atendimento psicológico. Os instrumentos utilizados foram: Ficha de identificação elaborada pela pesquisadora, DFH avaliado pelo sistema de dificuldades emocionais, Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças (EMSVC) e Escala de Afeto Positivo e Negativo. Os dados foram analisados por meio da Correlação de Pearson, Análise Multivariada da Variância (MANOVA) e Análise de Variância (ANOVA). Os resultados encontrados indicaram que a variável grupo foi significativa somente para os indicadores emocionais no DFH. As correlações entre os indicadores emocionais no DFH foram negativas significativas como era esperado entre o total da figura feminina com o fator do eu positivo da escala satisfação de vida infantil (r=-,174; p≤0,01), e com o fator de escola positiva (r=-,161; p≤0,01). No total da figura masculina foram encontradas relações significativas semelhantes, com os fatores do eu positivo (r=-,176, p≤0,01) e escola positiva (r=-,173; p≤0,01). Na Escala de afeto positivo e negativo somente a interação sexo/grupo no fato de afeto negativo teve influência significativa (F=3,367; p≤0,05), e na variável renda no Afeto Negativo (F=3,978; p≤0,01). Na Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças e na Escala de Afeto Positivo e Negativo, nota-se que os resultados são afetados pela renda, ou seja, indicadores contextuais. Conclui-se que o sistema de triagem do DFH emocional é uma medida válida e pode ser utilizada no psicodiagnóstico infantil.
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spelling Indicadores emocionais do desenho da figura humana e sua relação com o bem-estar subjetivo infantilEmotional Indicators of Human Figure Drawing and his Relationship with Subjective Well-being childrenAvaliação PsicológicaCriançaDesenhoFigura HumanaPersonalidade.Psychological AssessmentChildDrawingHuman FigurePersonality.O desenho da Figura Humana é uma ferramenta considerada altamente difundida e utilizada na área da Psicologia. Há muitas controvérsias em relação a sua forma de interpretação e sua validade dos indicadores emocionais apresentados pelo teste. O objetivo deste estudo foi de investigar as evidências de validade do Desenho da Figura Humana (DFH) enquanto medida emocional. A amostra foi composta por 310 crianças sendo 173 do grupo regular, 82 do grupo clínico e 55 do grupo regular/problema. O grupo regular formado por crianças que frequentavam escolas públicas do Ensino Fundamental, o grupo clínico por crianças atendidas por duas clínicas particulares do Estado de São Paulo, provenientes tanto de escola pública como de escola particular, e o grupo regular/problema por crianças de escola pública indicadas por seus responsáveis como portadoras de problemas de comportamento, mas não passavam por atendimento psicológico. Os instrumentos utilizados foram: Ficha de identificação elaborada pela pesquisadora, DFH avaliado pelo sistema de dificuldades emocionais, Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças (EMSVC) e Escala de Afeto Positivo e Negativo. Os dados foram analisados por meio da Correlação de Pearson, Análise Multivariada da Variância (MANOVA) e Análise de Variância (ANOVA). Os resultados encontrados indicaram que a variável grupo foi significativa somente para os indicadores emocionais no DFH. As correlações entre os indicadores emocionais no DFH foram negativas significativas como era esperado entre o total da figura feminina com o fator do eu positivo da escala satisfação de vida infantil (r=-,174; p≤0,01), e com o fator de escola positiva (r=-,161; p≤0,01). No total da figura masculina foram encontradas relações significativas semelhantes, com os fatores do eu positivo (r=-,176, p≤0,01) e escola positiva (r=-,173; p≤0,01). Na Escala de afeto positivo e negativo somente a interação sexo/grupo no fato de afeto negativo teve influência significativa (F=3,367; p≤0,05), e na variável renda no Afeto Negativo (F=3,978; p≤0,01). Na Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças e na Escala de Afeto Positivo e Negativo, nota-se que os resultados são afetados pela renda, ou seja, indicadores contextuais. Conclui-se que o sistema de triagem do DFH emocional é uma medida válida e pode ser utilizada no psicodiagnóstico infantil.The Human Figure drawing is a tool widely considered and used in the area of Psychology. There are many controversies regarding its form of interpretation and its validity of the emotional indicators presented by the test. The objective of this study was to investigate the evidences of validity of the Human Figure Drawing (HFD) as an emotional measure. The sample consisted of 310 children, 173 of the regular group, 82 of the clinical group and 55 of the regular / problem group. The regular group comprised of children attending public elementary schools, the clinical group for children attended by two private clinics in the State of São Paulo, coming from both public school and private school, and the regular group / problem by school children indicated by those responsible as having behavioral problems, but did not go through psychological care. The instruments used were: Identification card elaborated by the researcher, DFH evaluated by the system of emotional difficulties, Multidimensional Scale of Life Satisfaction for Children (EMSVC) and Positive Affect Scale and Negative. Data were analyzed through Pearson's Correlation, Multivariate Analysis of Variance (MANOVA) and Analysis of Variance (ANOVA). The results indicated that the variable group was significant only for the emotional indicators in the HFD. The correlations between the emotional indicators in the HFD were negative as expected between the total female figure and the positive self factor of the infant life satisfaction scale (r = -, 174; p≤0.01), and with the factor of positive school (r = -, 161; p≤0.01). In the total of the male figure, similar significant relationships were found, with positive self factors (r = -, 176, p≤0.01) and positive schooling (r = -, 173; p≤0.01). In the positive and negative affect scale only the sex/group interaction in the fact of negative affect had a significant influence (F=3,367; p≤0,05), and in the income variable in Negative affect (F=3,978; p≤0,01). In the Multidimensional Scale of Life Satisfaction for Children and in the Positive and Negative Affect Scale, we can see that the results are affected by income, that is, contextual indicators. It is concluded that the emotional HFD screening system is a valid measure and can be used in children's psychodiagnosis.Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPqPUC-CampinasWechsler, Solange MugliaPontifícia Universidade Católica de CampinasBarboza, Chaielen Marchiolli2022-02-16T19:01:34Z2022-02-16T19:01:34Z2017-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/160370329272005344300porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-18T18:58:40Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16037Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-18T18:58:40Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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