Análise da acessibilidade do portal web da Biblioteca Setorial de Educação da UFRGS pelos surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palópolo, Cássia Antonina
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230061
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo avaliar a acessibilidade no site da Biblioteca Setorial de Educação que se localiza na Faculdade de Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por ser um dos campi mais frequentados pelos discentes e docentes surdos na universidade. Com a Libras sendo reconhecida como a segunda língua brasileira, é necessário que o site tenha vídeos gravados com intérprete de Libras, legenda em português nos vídeos com texto alternativo para que os surdos que não sabem Libras possam compreender o conteúdo. Foi feita uma análise do site de acordo com as diretrizes de acessibilidade pela entidade W3C com foco no público surdo, além disso, houve coleta de dados através de entrevistas com usuários surdos. Por meio destas, foi identificada a falta de acessibilidade para usuários surdos no site da biblioteca, que cria uma barreira comunicacional, prejudicando a autonomia dos usuários surdos na busca por informação. Aponta-se como soluções a busca de informações sobre Acessibilidade Web pelos bibliotecários, que podem obter apoio no núcleo de inclusão e acessibilidade da UFRGS a fim de tornar a plataforma mais acessível.
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