Cabelo enrolado, deixa! O marcador identitário para uma pedagogia diferenciada?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Jaqueline Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/165954
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso buscou entender como se estabelecem os aspectos dialógicos, práticos e pedagógicos, visando às relações entre marcador identitário – cabelo – e negritude a partir de uma chave analítica que utilizou dois conceitos (identidade/reconhecimento). Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa com recortes etnográficos, utilizando a análise do discurso como ferramenta decodificadora da multiplicidade das situações que se apresentaram no trabalho de campo. Como conclusão preliminar deste estudo de caso, pode-se dizer que os modelos de beleza e identidades podem apresentar-se como autoritários/as, em função de um estereótipo que se mostra hegemônico. Importante destacar que os elementos encontrados na pesquisa concorrem para que o pedagogo faça um diferencial quando em sala de aula: ter presente aquilo que é trazido pelas crianças, seus familiares e seus marcadores de identidade contribui/conflui para construção de uma sociedade mais plural e para a diminuição das desigualdades sociais.
id UFRGS-2_94ce7426a5f34e98484f21c04d075690
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165954
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Jaqueline OliveiraAlbuquerque, Paulo Peixoto de2017-08-30T02:34:56Z2017http://hdl.handle.net/10183/165954001046230Este Trabalho de Conclusão de Curso buscou entender como se estabelecem os aspectos dialógicos, práticos e pedagógicos, visando às relações entre marcador identitário – cabelo – e negritude a partir de uma chave analítica que utilizou dois conceitos (identidade/reconhecimento). Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa com recortes etnográficos, utilizando a análise do discurso como ferramenta decodificadora da multiplicidade das situações que se apresentaram no trabalho de campo. Como conclusão preliminar deste estudo de caso, pode-se dizer que os modelos de beleza e identidades podem apresentar-se como autoritários/as, em função de um estereótipo que se mostra hegemônico. Importante destacar que os elementos encontrados na pesquisa concorrem para que o pedagogo faça um diferencial quando em sala de aula: ter presente aquilo que é trazido pelas crianças, seus familiares e seus marcadores de identidade contribui/conflui para construção de uma sociedade mais plural e para a diminuição das desigualdades sociais.application/pdfporNegrosIdentidade racialCabelo enrolado, deixa! O marcador identitário para uma pedagogia diferenciada?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001046230.pdf001046230.pdfTexto completoapplication/pdf735324http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165954/1/001046230.pdfa16ec38fbbd6f8f848442b49df9dc181MD51TEXT001046230.pdf.txt001046230.pdf.txtExtracted Texttext/plain85705http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165954/2/001046230.pdf.txt080055ec044dc0133d1b03ca97d5c802MD52THUMBNAIL001046230.pdf.jpg001046230.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165954/3/001046230.pdf.jpg1c24c6b70d0220210b4986fccc6de8ddMD5310183/1659542018-10-23 08:41:17.6oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165954Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:41:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cabelo enrolado, deixa! O marcador identitário para uma pedagogia diferenciada?
title Cabelo enrolado, deixa! O marcador identitário para uma pedagogia diferenciada?
spellingShingle Cabelo enrolado, deixa! O marcador identitário para uma pedagogia diferenciada?
Machado, Jaqueline Oliveira
Negros
Identidade racial
title_short Cabelo enrolado, deixa! O marcador identitário para uma pedagogia diferenciada?
title_full Cabelo enrolado, deixa! O marcador identitário para uma pedagogia diferenciada?
title_fullStr Cabelo enrolado, deixa! O marcador identitário para uma pedagogia diferenciada?
title_full_unstemmed Cabelo enrolado, deixa! O marcador identitário para uma pedagogia diferenciada?
title_sort Cabelo enrolado, deixa! O marcador identitário para uma pedagogia diferenciada?
author Machado, Jaqueline Oliveira
author_facet Machado, Jaqueline Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Jaqueline Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albuquerque, Paulo Peixoto de
contributor_str_mv Albuquerque, Paulo Peixoto de
dc.subject.por.fl_str_mv Negros
Identidade racial
topic Negros
Identidade racial
description Este Trabalho de Conclusão de Curso buscou entender como se estabelecem os aspectos dialógicos, práticos e pedagógicos, visando às relações entre marcador identitário – cabelo – e negritude a partir de uma chave analítica que utilizou dois conceitos (identidade/reconhecimento). Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa com recortes etnográficos, utilizando a análise do discurso como ferramenta decodificadora da multiplicidade das situações que se apresentaram no trabalho de campo. Como conclusão preliminar deste estudo de caso, pode-se dizer que os modelos de beleza e identidades podem apresentar-se como autoritários/as, em função de um estereótipo que se mostra hegemônico. Importante destacar que os elementos encontrados na pesquisa concorrem para que o pedagogo faça um diferencial quando em sala de aula: ter presente aquilo que é trazido pelas crianças, seus familiares e seus marcadores de identidade contribui/conflui para construção de uma sociedade mais plural e para a diminuição das desigualdades sociais.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-30T02:34:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/165954
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001046230
url http://hdl.handle.net/10183/165954
identifier_str_mv 001046230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165954/1/001046230.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165954/2/001046230.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165954/3/001046230.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a16ec38fbbd6f8f848442b49df9dc181
080055ec044dc0133d1b03ca97d5c802
1c24c6b70d0220210b4986fccc6de8dd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224535963336704