Cabelo enrolado, deixa! O marcador identitário para uma pedagogia diferenciada?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/165954 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso buscou entender como se estabelecem os aspectos dialógicos, práticos e pedagógicos, visando às relações entre marcador identitário – cabelo – e negritude a partir de uma chave analítica que utilizou dois conceitos (identidade/reconhecimento). Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa com recortes etnográficos, utilizando a análise do discurso como ferramenta decodificadora da multiplicidade das situações que se apresentaram no trabalho de campo. Como conclusão preliminar deste estudo de caso, pode-se dizer que os modelos de beleza e identidades podem apresentar-se como autoritários/as, em função de um estereótipo que se mostra hegemônico. Importante destacar que os elementos encontrados na pesquisa concorrem para que o pedagogo faça um diferencial quando em sala de aula: ter presente aquilo que é trazido pelas crianças, seus familiares e seus marcadores de identidade contribui/conflui para construção de uma sociedade mais plural e para a diminuição das desigualdades sociais. |
id |
UFRGS-2_94ce7426a5f34e98484f21c04d075690 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165954 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Jaqueline OliveiraAlbuquerque, Paulo Peixoto de2017-08-30T02:34:56Z2017http://hdl.handle.net/10183/165954001046230Este Trabalho de Conclusão de Curso buscou entender como se estabelecem os aspectos dialógicos, práticos e pedagógicos, visando às relações entre marcador identitário – cabelo – e negritude a partir de uma chave analítica que utilizou dois conceitos (identidade/reconhecimento). Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa com recortes etnográficos, utilizando a análise do discurso como ferramenta decodificadora da multiplicidade das situações que se apresentaram no trabalho de campo. Como conclusão preliminar deste estudo de caso, pode-se dizer que os modelos de beleza e identidades podem apresentar-se como autoritários/as, em função de um estereótipo que se mostra hegemônico. Importante destacar que os elementos encontrados na pesquisa concorrem para que o pedagogo faça um diferencial quando em sala de aula: ter presente aquilo que é trazido pelas crianças, seus familiares e seus marcadores de identidade contribui/conflui para construção de uma sociedade mais plural e para a diminuição das desigualdades sociais.application/pdfporNegrosIdentidade racialCabelo enrolado, deixa! O marcador identitário para uma pedagogia diferenciada?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001046230.pdf001046230.pdfTexto completoapplication/pdf735324http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165954/1/001046230.pdfa16ec38fbbd6f8f848442b49df9dc181MD51TEXT001046230.pdf.txt001046230.pdf.txtExtracted Texttext/plain85705http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165954/2/001046230.pdf.txt080055ec044dc0133d1b03ca97d5c802MD52THUMBNAIL001046230.pdf.jpg001046230.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165954/3/001046230.pdf.jpg1c24c6b70d0220210b4986fccc6de8ddMD5310183/1659542018-10-23 08:41:17.6oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165954Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:41:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cabelo enrolado, deixa! O marcador identitário para uma pedagogia diferenciada? |
title |
Cabelo enrolado, deixa! O marcador identitário para uma pedagogia diferenciada? |
spellingShingle |
Cabelo enrolado, deixa! O marcador identitário para uma pedagogia diferenciada? Machado, Jaqueline Oliveira Negros Identidade racial |
title_short |
Cabelo enrolado, deixa! O marcador identitário para uma pedagogia diferenciada? |
title_full |
Cabelo enrolado, deixa! O marcador identitário para uma pedagogia diferenciada? |
title_fullStr |
Cabelo enrolado, deixa! O marcador identitário para uma pedagogia diferenciada? |
title_full_unstemmed |
Cabelo enrolado, deixa! O marcador identitário para uma pedagogia diferenciada? |
title_sort |
Cabelo enrolado, deixa! O marcador identitário para uma pedagogia diferenciada? |
author |
Machado, Jaqueline Oliveira |
author_facet |
Machado, Jaqueline Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Jaqueline Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Albuquerque, Paulo Peixoto de |
contributor_str_mv |
Albuquerque, Paulo Peixoto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Negros Identidade racial |
topic |
Negros Identidade racial |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso buscou entender como se estabelecem os aspectos dialógicos, práticos e pedagógicos, visando às relações entre marcador identitário – cabelo – e negritude a partir de uma chave analítica que utilizou dois conceitos (identidade/reconhecimento). Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa com recortes etnográficos, utilizando a análise do discurso como ferramenta decodificadora da multiplicidade das situações que se apresentaram no trabalho de campo. Como conclusão preliminar deste estudo de caso, pode-se dizer que os modelos de beleza e identidades podem apresentar-se como autoritários/as, em função de um estereótipo que se mostra hegemônico. Importante destacar que os elementos encontrados na pesquisa concorrem para que o pedagogo faça um diferencial quando em sala de aula: ter presente aquilo que é trazido pelas crianças, seus familiares e seus marcadores de identidade contribui/conflui para construção de uma sociedade mais plural e para a diminuição das desigualdades sociais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-30T02:34:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/165954 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001046230 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/165954 |
identifier_str_mv |
001046230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165954/1/001046230.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165954/2/001046230.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165954/3/001046230.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a16ec38fbbd6f8f848442b49df9dc181 080055ec044dc0133d1b03ca97d5c802 1c24c6b70d0220210b4986fccc6de8dd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224535963336704 |