“A história da minha pátria” : a identidade nacional moçambicana através do livro didático (1975-1992)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/179594 |
Resumo: | Este trabalho pretende discutir a relevância dos manuais didáticos escolares como ferramentas que instrumentalizam as noções de pertencimento nacional do caso moçambicano. Analisa as marcas deixadas pelo projeto societal da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), e a problemática da modernidade contida no projeto nacionalista moçambicano. Procura examinar a utilização das Instituições de Ensino ligadas ao Estado para a construção de novos indivíduos, assim como a produção de conhecimento dos profissionais vinculados à essas instituições. Para tal, tomando como documento o manual didático “A História da Minha Pátria” (NEGRÃO, 1986), utiliza-se da literatura escolar produzida no período pós-independência até a transição política à democracia representativa (1975-1990) para reflexão acerca da problemática da “reescrita” da história de Moçambique, importante para a autoafirmação moçambicana e para a construção da moçambicanidade. |
id |
UFRGS-2_94fb0c608cc88757f578aa542844eb63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179594 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fraga, Cassiano FlorianoMacedo, José Rivair2018-06-20T02:30:13Z2016http://hdl.handle.net/10183/179594001067752Este trabalho pretende discutir a relevância dos manuais didáticos escolares como ferramentas que instrumentalizam as noções de pertencimento nacional do caso moçambicano. Analisa as marcas deixadas pelo projeto societal da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), e a problemática da modernidade contida no projeto nacionalista moçambicano. Procura examinar a utilização das Instituições de Ensino ligadas ao Estado para a construção de novos indivíduos, assim como a produção de conhecimento dos profissionais vinculados à essas instituições. Para tal, tomando como documento o manual didático “A História da Minha Pátria” (NEGRÃO, 1986), utiliza-se da literatura escolar produzida no período pós-independência até a transição política à democracia representativa (1975-1990) para reflexão acerca da problemática da “reescrita” da história de Moçambique, importante para a autoafirmação moçambicana e para a construção da moçambicanidade.This present study intends to discuss the relevance of textbooks as instruments to construct the notions of national belonging in the Mozambican case. It analyzes the marks left by the society project of the Mozambique Liberation Front (Frelimo) and the problem of modernity contained in the Mozambican nationalist project. This study examines the use of education institutions related to the State for the construction of new individuals, as well as the knowledge production of professionals related to these education institutions. Therefore, taking the textbook “A História da Minha Pátria” (NEGRÃO, 1986) as a document, it uses the educational literature, produced in the post-independence period to the political transition to representative democracy (1975 – 1990), to think the issue about the “rewriting” of Mozambique’s history, important for Mozambican self-assertion and the construction of mozambicanity.application/pdfporFrente de Libertação de MoçambiqueNegrosInstituições de ensinoHistória da ÁfricaMoçambicanosManualTextbooksMozambicanityModernityFrelimoMozambican knowledge production“A história da minha pátria” : a identidade nacional moçambicana através do livro didático (1975-1992)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2016História: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001067752.pdf001067752.pdfTexto completoapplication/pdf7784270http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179594/1/001067752.pdfbda0a6c118d83331cda9dc3114b08244MD51TEXT001067752.pdf.txt001067752.pdf.txtExtracted Texttext/plain127026http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179594/2/001067752.pdf.txt3786f14a35067d3a24f763955e490976MD5210183/1795942024-03-01 04:58:12.436856oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179594Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-01T07:58:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“A história da minha pátria” : a identidade nacional moçambicana através do livro didático (1975-1992) |
title |
“A história da minha pátria” : a identidade nacional moçambicana através do livro didático (1975-1992) |
spellingShingle |
“A história da minha pátria” : a identidade nacional moçambicana através do livro didático (1975-1992) Fraga, Cassiano Floriano Frente de Libertação de Moçambique Negros Instituições de ensino História da África Moçambicanos Manual Textbooks Mozambicanity Modernity Frelimo Mozambican knowledge production |
title_short |
“A história da minha pátria” : a identidade nacional moçambicana através do livro didático (1975-1992) |
title_full |
“A história da minha pátria” : a identidade nacional moçambicana através do livro didático (1975-1992) |
title_fullStr |
“A história da minha pátria” : a identidade nacional moçambicana através do livro didático (1975-1992) |
title_full_unstemmed |
“A história da minha pátria” : a identidade nacional moçambicana através do livro didático (1975-1992) |
title_sort |
“A história da minha pátria” : a identidade nacional moçambicana através do livro didático (1975-1992) |
author |
Fraga, Cassiano Floriano |
author_facet |
Fraga, Cassiano Floriano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fraga, Cassiano Floriano |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Macedo, José Rivair |
contributor_str_mv |
Macedo, José Rivair |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Frente de Libertação de Moçambique Negros Instituições de ensino História da África Moçambicanos Manual |
topic |
Frente de Libertação de Moçambique Negros Instituições de ensino História da África Moçambicanos Manual Textbooks Mozambicanity Modernity Frelimo Mozambican knowledge production |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Textbooks Mozambicanity Modernity Frelimo Mozambican knowledge production |
description |
Este trabalho pretende discutir a relevância dos manuais didáticos escolares como ferramentas que instrumentalizam as noções de pertencimento nacional do caso moçambicano. Analisa as marcas deixadas pelo projeto societal da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), e a problemática da modernidade contida no projeto nacionalista moçambicano. Procura examinar a utilização das Instituições de Ensino ligadas ao Estado para a construção de novos indivíduos, assim como a produção de conhecimento dos profissionais vinculados à essas instituições. Para tal, tomando como documento o manual didático “A História da Minha Pátria” (NEGRÃO, 1986), utiliza-se da literatura escolar produzida no período pós-independência até a transição política à democracia representativa (1975-1990) para reflexão acerca da problemática da “reescrita” da história de Moçambique, importante para a autoafirmação moçambicana e para a construção da moçambicanidade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-20T02:30:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/179594 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001067752 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/179594 |
identifier_str_mv |
001067752 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179594/1/001067752.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179594/2/001067752.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bda0a6c118d83331cda9dc3114b08244 3786f14a35067d3a24f763955e490976 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224552805564416 |