"As tramas que eles teceram, as lutas que ali travamos" : modernidade e mitificação nos manuais didáticos da República Popular de Moçambique (1971-1990)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, Cassiano Floriano
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217361
Resumo: O presente trabalho pretende discutir a relevância dos manuais didáticos moçambicanos produzidos pela Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), desde a guerra de libertação do país contra o colonialismo português até o período posterior à sua independência, marcado pela hegemonia do Partido-Frelimo na tomada dos rumos da nação, especificamente entre os anos de 1971 e 1990. Consideramos a literatura didática produzida como documento que ancora as noções de pertencimento nacional moçambicano, para isso, analisamos as marcas deixadas pelo projeto societal da Frelimo, assim como a problemática da modernidade contida em seu projeto nacionalista. Procuramos examinar o papel das instituições de ensino e pesquisa ligadas ao Estado para a construção de novos indivíduos, e a produção de conhecimento e perspectiva historiográfica, ideológica e cultural dos profissionais vinculados à essas instituições. Para isso tomamos como fontes históricas manuais didáticos produzidos em distintas fases da trajetória do país, utilizando da literatura escolar para refletir acerca da problemática da escrita da história de Moçambique, importante fator para a autoafirmação do país e para a construção da identidade nacional almejada pelas lideranças moçambicanas do período. Utilizamos, ainda, um arcabouço teórico voltado para uma análise crítica sobre o fenômeno dos nacionalismos africanos e ao eurocentrismo como paradigma universal. O trabalho busca, portanto, analisar de que maneira, na elaboração da bibliografia escolar, estão inseridos substratos simbólicos e valorativos que corroboram para a construção de imagens estereotipadas das populações tradicionais moçambicanas e para a continuidade de reafirmação de discursos sobre África e de banalização dos universos africanos.
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Procuramos examinar o papel das instituições de ensino e pesquisa ligadas ao Estado para a construção de novos indivíduos, e a produção de conhecimento e perspectiva historiográfica, ideológica e cultural dos profissionais vinculados à essas instituições. Para isso tomamos como fontes históricas manuais didáticos produzidos em distintas fases da trajetória do país, utilizando da literatura escolar para refletir acerca da problemática da escrita da história de Moçambique, importante fator para a autoafirmação do país e para a construção da identidade nacional almejada pelas lideranças moçambicanas do período. Utilizamos, ainda, um arcabouço teórico voltado para uma análise crítica sobre o fenômeno dos nacionalismos africanos e ao eurocentrismo como paradigma universal. O trabalho busca, portanto, analisar de que maneira, na elaboração da bibliografia escolar, estão inseridos substratos simbólicos e valorativos que corroboram para a construção de imagens estereotipadas das populações tradicionais moçambicanas e para a continuidade de reafirmação de discursos sobre África e de banalização dos universos africanos.This paper discuss the relevance of the Mozambican textbooks produced by the Mozambique Liberation Front (Frelimo). The documents analyzed range from the country's liberation war against the Portuguese colonialism to the period after its independence, marked by the hegemony of the Frelimo Party in taking the direction of the nation, specifically between the years 1971 and 1990. The didactic literature produced anchors the notions of Mozambican national belonging, and for that, we analyze the marks left by Frelimo's societal project, as well as the problem of modernism contained in their nationalist project. This paper examines the role of teaching and research institutions linked to the State for the construction of new individuals. It also examines the production of knowledge and historiographical, ideological and cultural perspectives of professionals linked to these institutions. For that analysis, didactic manuals produced in different stages of the country's history were used as historical sources, using school literature to reflect upon the issue of writing the history of Mozambique, an important factor for the country's self-affirmation and for the construction of the national identity desired by the Mozambican leaders of the period. In addition, a theoretical framework aimed at a critical analysis of the phenomenon of African nationalisms and Eurocentrism was used as a universal paradigm. This paper seeks to analyze how, in the creation of the school bibliography, symbolic and valuative essences that support the construction of stereotyped images of traditional Mozambican populations are inserted, and for the continuity of reiterating speeches about Africa and the banalization of universes Africans.application/pdfporIdentidade nacional : MoçambiqueHistoria de MoçambiqueFrente de Libertação de MoçambiqueNacionalismo : ÁfricaHistory TextbooksMozambican nationalIdentity mozambicanityFrelimoModernityEducation in Mozambique"As tramas que eles teceram, as lutas que ali travamos" : modernidade e mitificação nos manuais didáticos da República Popular de Moçambique (1971-1990)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001120341.pdf.txt001120341.pdf.txtExtracted Texttext/plain405116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217361/2/001120341.pdf.txtda8f621bc52c8d56742cc3d14f11567fMD52ORIGINAL001120341.pdfTexto completoapplication/pdf1806291http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217361/1/001120341.pdf44475a791ca14a6bba5e58c9796e85aaMD5110183/2173612021-03-09 04:40:06.995937oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217361Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-03-09T07:40:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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