Representações sociais e estratégia em pequenos comércios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/20286 |
Resumo: | O artigo enfoca a relevância das representações sociais como mediação entre o saber institucionalizado sobre estratégias e as re-significações atribuídas a esse conhecimento no cotidiano organizacional. A pesquisa realizada com pequenos comerciantes, mediante a utilização do método etnográfico e das técnicas da observação sistemática e participante e das histórias de vida, revelou que a estratégia, como conceito que pressupõe cursos de ação visando prioritariamente à manutenção e posterior expansão do negócio, é re-significada pela mediação da violência que atravessa o contexto investigado. |
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Cavedon, Neusa RolitaFerraz, Deise Luiza da Silva2010-04-16T09:13:55Z20051676-5648http://hdl.handle.net/10183/20286000574940O artigo enfoca a relevância das representações sociais como mediação entre o saber institucionalizado sobre estratégias e as re-significações atribuídas a esse conhecimento no cotidiano organizacional. A pesquisa realizada com pequenos comerciantes, mediante a utilização do método etnográfico e das técnicas da observação sistemática e participante e das histórias de vida, revelou que a estratégia, como conceito que pressupõe cursos de ação visando prioritariamente à manutenção e posterior expansão do negócio, é re-significada pela mediação da violência que atravessa o contexto investigado.The article focuses on the relevance of social representations as a mediation between the institutionalized knowledge about strategies and the re-meanings attributted to this knowledge in the organizational routine. The research carried out with small business men, by using the ethnographic method, the systematic and participative observation and real-life tales, revealed that strategy, as a concept determining courses of action primarily aimed at maintenance and consequent expansion of the business, is re-meant through the mediation of the violence that crosses the context investigated.application/pdfporRAE - eletrônica. São Paulo. Vol. 4, n. 1 (jan./jun. 2005), 1-18 p.EtnografiaPequena empresaRepresentações sociaisStrategySocial representationsEthnographySmall firmsRepresentações sociais e estratégia em pequenos comérciosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000574940.pdf000574940.pdfTexto completoapplication/pdf133929http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20286/1/000574940.pdfa6720d9900c9ade64fa4a148b1e60fa5MD51TEXT000574940.pdf.txt000574940.pdf.txtExtracted Texttext/plain60201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20286/2/000574940.pdf.txt4e7e48127ae1126ea44cea758cb1bcf8MD52THUMBNAIL000574940.pdf.jpg000574940.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1821http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20286/3/000574940.pdf.jpgfd166930468565d5681ee4bbf3057816MD5310183/202862018-10-17 07:39:48.817oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20286Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:39:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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