Mulheres Negras : formação docente a partir de uma narrativa autobiográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174353 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apresenta uma reflexão sobre como a formação docente vai sendo construída ao longo da vida. Para isso, foi estruturada uma pesquisa com caráter qualitativo de inspiração autobiográfica. O objetivo foi de compreender, a partir da “narrativa (auto)biográfica” por meio de um relato de momentos significativos elencados pela autora, como as vivências cotidianas, como mulher negra, refletem na formação docente. Para problematizar este tema, como espaço de formação, são trazidos os relatos memorialísticos de vivências pessoais, utilizando registros fotográficos da educação básica; relatos sobre a participação em movimento social de mulheres negras; relatos de estágio na área da saúde mental e de momentos na universidade. O referencial teórico que trouxe o suporte para as análises foi baseado em Gomes (2002), Souza (2006), Silva (2015), dentre outros. A compreensão obtida na pesquisa foi de que a formação docente relaciona-se aos processos identitários como mulher negra, o que se constrói ao longo da história de vida. No entanto, estas questões só serão problematizadas quando no reconhecimento desta negritude. |
id |
UFRGS-2_9595cb8f5cfc7643897f41040482ee41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174353 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ramos, Mariana BoenoDella Libera, Aline Lemos da Cunha2018-04-04T02:25:46Z2017http://hdl.handle.net/10183/174353001062260O presente trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apresenta uma reflexão sobre como a formação docente vai sendo construída ao longo da vida. Para isso, foi estruturada uma pesquisa com caráter qualitativo de inspiração autobiográfica. O objetivo foi de compreender, a partir da “narrativa (auto)biográfica” por meio de um relato de momentos significativos elencados pela autora, como as vivências cotidianas, como mulher negra, refletem na formação docente. Para problematizar este tema, como espaço de formação, são trazidos os relatos memorialísticos de vivências pessoais, utilizando registros fotográficos da educação básica; relatos sobre a participação em movimento social de mulheres negras; relatos de estágio na área da saúde mental e de momentos na universidade. O referencial teórico que trouxe o suporte para as análises foi baseado em Gomes (2002), Souza (2006), Silva (2015), dentre outros. A compreensão obtida na pesquisa foi de que a formação docente relaciona-se aos processos identitários como mulher negra, o que se constrói ao longo da história de vida. No entanto, estas questões só serão problematizadas quando no reconhecimento desta negritude.application/pdfporFormação docenteMulher negraMulheres Negras : formação docente a partir de uma narrativa autobiográficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062260.pdf001062260.pdfTexto completoapplication/pdf644742http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174353/1/001062260.pdf7a9eefc3d2ffeec9c27a7c58b3d9245eMD51TEXT001062260.pdf.txt001062260.pdf.txtExtracted Texttext/plain74336http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174353/2/001062260.pdf.txt0f89fa9309cd1cb0b6f1075ef91cc6d8MD52THUMBNAIL001062260.pdf.jpg001062260.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174353/3/001062260.pdf.jpg81f9d30cbf550b17acda112f95df8ba5MD5310183/1743532018-10-25 09:53:46.537oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174353Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:53:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mulheres Negras : formação docente a partir de uma narrativa autobiográfica |
title |
Mulheres Negras : formação docente a partir de uma narrativa autobiográfica |
spellingShingle |
Mulheres Negras : formação docente a partir de uma narrativa autobiográfica Ramos, Mariana Boeno Formação docente Mulher negra |
title_short |
Mulheres Negras : formação docente a partir de uma narrativa autobiográfica |
title_full |
Mulheres Negras : formação docente a partir de uma narrativa autobiográfica |
title_fullStr |
Mulheres Negras : formação docente a partir de uma narrativa autobiográfica |
title_full_unstemmed |
Mulheres Negras : formação docente a partir de uma narrativa autobiográfica |
title_sort |
Mulheres Negras : formação docente a partir de uma narrativa autobiográfica |
author |
Ramos, Mariana Boeno |
author_facet |
Ramos, Mariana Boeno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Mariana Boeno |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Della Libera, Aline Lemos da Cunha |
contributor_str_mv |
Della Libera, Aline Lemos da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Mulher negra |
topic |
Formação docente Mulher negra |
description |
O presente trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apresenta uma reflexão sobre como a formação docente vai sendo construída ao longo da vida. Para isso, foi estruturada uma pesquisa com caráter qualitativo de inspiração autobiográfica. O objetivo foi de compreender, a partir da “narrativa (auto)biográfica” por meio de um relato de momentos significativos elencados pela autora, como as vivências cotidianas, como mulher negra, refletem na formação docente. Para problematizar este tema, como espaço de formação, são trazidos os relatos memorialísticos de vivências pessoais, utilizando registros fotográficos da educação básica; relatos sobre a participação em movimento social de mulheres negras; relatos de estágio na área da saúde mental e de momentos na universidade. O referencial teórico que trouxe o suporte para as análises foi baseado em Gomes (2002), Souza (2006), Silva (2015), dentre outros. A compreensão obtida na pesquisa foi de que a formação docente relaciona-se aos processos identitários como mulher negra, o que se constrói ao longo da história de vida. No entanto, estas questões só serão problematizadas quando no reconhecimento desta negritude. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-04T02:25:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/174353 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001062260 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/174353 |
identifier_str_mv |
001062260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174353/1/001062260.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174353/2/001062260.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174353/3/001062260.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7a9eefc3d2ffeec9c27a7c58b3d9245e 0f89fa9309cd1cb0b6f1075ef91cc6d8 81f9d30cbf550b17acda112f95df8ba5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447211845091328 |