Mulheres Negras : formação docente a partir de uma narrativa autobiográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Mariana Boeno
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174353
Resumo: O presente trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apresenta uma reflexão sobre como a formação docente vai sendo construída ao longo da vida. Para isso, foi estruturada uma pesquisa com caráter qualitativo de inspiração autobiográfica. O objetivo foi de compreender, a partir da “narrativa (auto)biográfica” por meio de um relato de momentos significativos elencados pela autora, como as vivências cotidianas, como mulher negra, refletem na formação docente. Para problematizar este tema, como espaço de formação, são trazidos os relatos memorialísticos de vivências pessoais, utilizando registros fotográficos da educação básica; relatos sobre a participação em movimento social de mulheres negras; relatos de estágio na área da saúde mental e de momentos na universidade. O referencial teórico que trouxe o suporte para as análises foi baseado em Gomes (2002), Souza (2006), Silva (2015), dentre outros. A compreensão obtida na pesquisa foi de que a formação docente relaciona-se aos processos identitários como mulher negra, o que se constrói ao longo da história de vida. No entanto, estas questões só serão problematizadas quando no reconhecimento desta negritude.
id UFRGS-2_9595cb8f5cfc7643897f41040482ee41
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174353
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ramos, Mariana BoenoDella Libera, Aline Lemos da Cunha2018-04-04T02:25:46Z2017http://hdl.handle.net/10183/174353001062260O presente trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apresenta uma reflexão sobre como a formação docente vai sendo construída ao longo da vida. Para isso, foi estruturada uma pesquisa com caráter qualitativo de inspiração autobiográfica. O objetivo foi de compreender, a partir da “narrativa (auto)biográfica” por meio de um relato de momentos significativos elencados pela autora, como as vivências cotidianas, como mulher negra, refletem na formação docente. Para problematizar este tema, como espaço de formação, são trazidos os relatos memorialísticos de vivências pessoais, utilizando registros fotográficos da educação básica; relatos sobre a participação em movimento social de mulheres negras; relatos de estágio na área da saúde mental e de momentos na universidade. O referencial teórico que trouxe o suporte para as análises foi baseado em Gomes (2002), Souza (2006), Silva (2015), dentre outros. A compreensão obtida na pesquisa foi de que a formação docente relaciona-se aos processos identitários como mulher negra, o que se constrói ao longo da história de vida. No entanto, estas questões só serão problematizadas quando no reconhecimento desta negritude.application/pdfporFormação docenteMulher negraMulheres Negras : formação docente a partir de uma narrativa autobiográficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062260.pdf001062260.pdfTexto completoapplication/pdf644742http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174353/1/001062260.pdf7a9eefc3d2ffeec9c27a7c58b3d9245eMD51TEXT001062260.pdf.txt001062260.pdf.txtExtracted Texttext/plain74336http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174353/2/001062260.pdf.txt0f89fa9309cd1cb0b6f1075ef91cc6d8MD52THUMBNAIL001062260.pdf.jpg001062260.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174353/3/001062260.pdf.jpg81f9d30cbf550b17acda112f95df8ba5MD5310183/1743532018-10-25 09:53:46.537oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174353Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:53:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mulheres Negras : formação docente a partir de uma narrativa autobiográfica
title Mulheres Negras : formação docente a partir de uma narrativa autobiográfica
spellingShingle Mulheres Negras : formação docente a partir de uma narrativa autobiográfica
Ramos, Mariana Boeno
Formação docente
Mulher negra
title_short Mulheres Negras : formação docente a partir de uma narrativa autobiográfica
title_full Mulheres Negras : formação docente a partir de uma narrativa autobiográfica
title_fullStr Mulheres Negras : formação docente a partir de uma narrativa autobiográfica
title_full_unstemmed Mulheres Negras : formação docente a partir de uma narrativa autobiográfica
title_sort Mulheres Negras : formação docente a partir de uma narrativa autobiográfica
author Ramos, Mariana Boeno
author_facet Ramos, Mariana Boeno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Mariana Boeno
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Della Libera, Aline Lemos da Cunha
contributor_str_mv Della Libera, Aline Lemos da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Mulher negra
topic Formação docente
Mulher negra
description O presente trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apresenta uma reflexão sobre como a formação docente vai sendo construída ao longo da vida. Para isso, foi estruturada uma pesquisa com caráter qualitativo de inspiração autobiográfica. O objetivo foi de compreender, a partir da “narrativa (auto)biográfica” por meio de um relato de momentos significativos elencados pela autora, como as vivências cotidianas, como mulher negra, refletem na formação docente. Para problematizar este tema, como espaço de formação, são trazidos os relatos memorialísticos de vivências pessoais, utilizando registros fotográficos da educação básica; relatos sobre a participação em movimento social de mulheres negras; relatos de estágio na área da saúde mental e de momentos na universidade. O referencial teórico que trouxe o suporte para as análises foi baseado em Gomes (2002), Souza (2006), Silva (2015), dentre outros. A compreensão obtida na pesquisa foi de que a formação docente relaciona-se aos processos identitários como mulher negra, o que se constrói ao longo da história de vida. No entanto, estas questões só serão problematizadas quando no reconhecimento desta negritude.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-04T02:25:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174353
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001062260
url http://hdl.handle.net/10183/174353
identifier_str_mv 001062260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174353/1/001062260.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174353/2/001062260.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174353/3/001062260.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7a9eefc3d2ffeec9c27a7c58b3d9245e
0f89fa9309cd1cb0b6f1075ef91cc6d8
81f9d30cbf550b17acda112f95df8ba5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447211845091328