Formação docente inclusiva : análise de cursos de licenciatura em ciências da natureza de duas Universidades Federais do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Jéssica Port do
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259239
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso trata de uma análise acerca dos componentes curriculares presentes nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) em vigor até o ano de 2022, dos cursos de formação de professores em Ciências da Natureza, grau licenciatura, ofertados em duas universidades públicas do estado do Rio Grande do Sul. Delimitou-se como lócus da pesquisa, portanto, os PPC dos cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus de Dom Pedrito, os quais estão em funcionamento desde 2017 e 2011, respectivamente. O objetivo central é identificar se os cursos ofertados por estas universidades contemplam o que estipula a legislação brasileira, no que tange a disponibilidade de disciplinas para formação inicial de professores em uma perspectiva inclusiva. No tocante aos procedimentos metodológicos, foram utilizados documentos institucionais como os Projetos Pedagógicos dos Cursos, matrizes curriculares e ementas das disciplinas, disponíveis nos sites dos respectivos cursos. Os resultados foram produzidos de forma qualitativa, via análise documental. Verificou-se que nas duas universidades, a presença da educação inclusiva na grade curricular ainda é insipiente, pois há somente duas disciplinas com cunho inclusivo como obrigatórias. Conclui-se que essa pouca oferta de disciplinas voltadas para educação inclusiva pode refletir no cotidiano dos professores no exercício da docência, que podem sentir-se inseguros para trabalhar com os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação que estão inclusos no ensino regular.
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