Formação docente inclusiva : análise de cursos de licenciatura em ciências da natureza de duas Universidades Federais do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259239 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso trata de uma análise acerca dos componentes curriculares presentes nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) em vigor até o ano de 2022, dos cursos de formação de professores em Ciências da Natureza, grau licenciatura, ofertados em duas universidades públicas do estado do Rio Grande do Sul. Delimitou-se como lócus da pesquisa, portanto, os PPC dos cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus de Dom Pedrito, os quais estão em funcionamento desde 2017 e 2011, respectivamente. O objetivo central é identificar se os cursos ofertados por estas universidades contemplam o que estipula a legislação brasileira, no que tange a disponibilidade de disciplinas para formação inicial de professores em uma perspectiva inclusiva. No tocante aos procedimentos metodológicos, foram utilizados documentos institucionais como os Projetos Pedagógicos dos Cursos, matrizes curriculares e ementas das disciplinas, disponíveis nos sites dos respectivos cursos. Os resultados foram produzidos de forma qualitativa, via análise documental. Verificou-se que nas duas universidades, a presença da educação inclusiva na grade curricular ainda é insipiente, pois há somente duas disciplinas com cunho inclusivo como obrigatórias. Conclui-se que essa pouca oferta de disciplinas voltadas para educação inclusiva pode refletir no cotidiano dos professores no exercício da docência, que podem sentir-se inseguros para trabalhar com os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação que estão inclusos no ensino regular. |
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Prado, Jéssica Port doPazinato, Maurícius SelveroPassos, Camila Greff2023-06-21T03:31:27Z2022http://hdl.handle.net/10183/259239001171375O presente trabalho de conclusão de curso trata de uma análise acerca dos componentes curriculares presentes nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) em vigor até o ano de 2022, dos cursos de formação de professores em Ciências da Natureza, grau licenciatura, ofertados em duas universidades públicas do estado do Rio Grande do Sul. Delimitou-se como lócus da pesquisa, portanto, os PPC dos cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus de Dom Pedrito, os quais estão em funcionamento desde 2017 e 2011, respectivamente. O objetivo central é identificar se os cursos ofertados por estas universidades contemplam o que estipula a legislação brasileira, no que tange a disponibilidade de disciplinas para formação inicial de professores em uma perspectiva inclusiva. No tocante aos procedimentos metodológicos, foram utilizados documentos institucionais como os Projetos Pedagógicos dos Cursos, matrizes curriculares e ementas das disciplinas, disponíveis nos sites dos respectivos cursos. Os resultados foram produzidos de forma qualitativa, via análise documental. Verificou-se que nas duas universidades, a presença da educação inclusiva na grade curricular ainda é insipiente, pois há somente duas disciplinas com cunho inclusivo como obrigatórias. Conclui-se que essa pouca oferta de disciplinas voltadas para educação inclusiva pode refletir no cotidiano dos professores no exercício da docência, que podem sentir-se inseguros para trabalhar com os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação que estão inclusos no ensino regular.This course conclusion work deals with an analysis of the curricular components present in the Pedagogical Projects of the Courses (PPC) in force until the year 2022, of the teacher training courses in Natural Sciences, degree degree, offered in two universities public services in the state of Rio Grande do Sul. Therefore, the PPC of the courses at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) and the Federal University of Pampa (Unipampa) Dom Pedrito Campus were delimited as the research locus, which have been in operation since 2017 and 2011, respectively. . The central objective is to identify whether the courses offered by these universities contemplate what stipulates the Brazilian legislation, regarding the availability of disciplines for initial teacher training in an inclusive perspective. Regarding the methodological procedures, institutional documents were used, such as the Pedagogical Projects of the Courses, curricular matrices and syllabuses of the disciplines, available on the websites of the respective courses. The results were produced qualitatively, via document analysis. It was found that in both universities, the presence of inclusive education in the curriculum is still incipient, as there are only two subjects with an inclusive nature as mandatory. It is concluded that this little supply of disciplines aimed at inclusive education may reflect on the daily lives of teachers in the teaching practice, who may feel insecure to work with students with disabilities, global developmental disorders or high abilities/giftedness that are included in regular education.application/pdfporEducação inclusivaFormação inicialFormação de professoresEnsino de ciênciasEnsino superiorProjeto político-pedagógicoInclusive educationInitial teacher trainingDegree in Natural SciencesPublic universities of Rio Grande do SulFormação docente inclusiva : análise de cursos de licenciatura em ciências da natureza de duas Universidades Federais do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171375.pdf.txt001171375.pdf.txtExtracted Texttext/plain66875http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259239/2/001171375.pdf.txt633373420c9584e856ca5037539d4f9dMD52ORIGINAL001171375.pdfTexto completoapplication/pdf511626http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259239/1/001171375.pdf97ad617f3fff131e2e352a2aa4dbe6deMD5110183/2592392023-06-22 03:31:03.548591oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259239Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-22T06:31:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O presente trabalho de conclusão de curso trata de uma análise acerca dos componentes curriculares presentes nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) em vigor até o ano de 2022, dos cursos de formação de professores em Ciências da Natureza, grau licenciatura, ofertados em duas universidades públicas do estado do Rio Grande do Sul. Delimitou-se como lócus da pesquisa, portanto, os PPC dos cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus de Dom Pedrito, os quais estão em funcionamento desde 2017 e 2011, respectivamente. O objetivo central é identificar se os cursos ofertados por estas universidades contemplam o que estipula a legislação brasileira, no que tange a disponibilidade de disciplinas para formação inicial de professores em uma perspectiva inclusiva. No tocante aos procedimentos metodológicos, foram utilizados documentos institucionais como os Projetos Pedagógicos dos Cursos, matrizes curriculares e ementas das disciplinas, disponíveis nos sites dos respectivos cursos. Os resultados foram produzidos de forma qualitativa, via análise documental. Verificou-se que nas duas universidades, a presença da educação inclusiva na grade curricular ainda é insipiente, pois há somente duas disciplinas com cunho inclusivo como obrigatórias. Conclui-se que essa pouca oferta de disciplinas voltadas para educação inclusiva pode refletir no cotidiano dos professores no exercício da docência, que podem sentir-se inseguros para trabalhar com os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação que estão inclusos no ensino regular. |
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