Uma proposta didática para o ensino de estatística : o uso do excel para representação gráfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianchini, Daiani Finatto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bisognin, Cleber, Soares, Débora da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148789
Resumo: Este estudo discute a Educação Estatística e tem como objetivo analisar as possibilidades e limites de uma proposta que inclui os estudos da representação gráfica, realizada por alunos do Ensino Fundamental, utilizando o software Excel. As análises resultantes desta investigação evidenciam que o campo estatístico precisa ser consolidado no espaço escolar. Os resultados sugerem que os alunos apreciam e se envolvem em propostas que tomam como ponto de partida a coleta e análise dos dados, isto é, aprender estatística “fazendo estatística” é uma necessidade. As dificuldades encontradas devemse, em grande parte, à falta de conhecimento relativo aos conceitos estatísticos e ao software utilizado. Apesar disso, o Excel foi um recurso que potencializou as relações entre as variáveis envolvidas, dando ênfase a um trabalho interpretativo e reflexivo, a partir da compreensão da realidade.
id UFRGS-2_960bb59ea50015946e69be8e2697c71f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148789
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bianchini, Daiani FinattoBisognin, CleberSoares, Débora da Silva2016-10-01T02:16:02Z20151679-1916http://hdl.handle.net/10183/148789000984515Este estudo discute a Educação Estatística e tem como objetivo analisar as possibilidades e limites de uma proposta que inclui os estudos da representação gráfica, realizada por alunos do Ensino Fundamental, utilizando o software Excel. As análises resultantes desta investigação evidenciam que o campo estatístico precisa ser consolidado no espaço escolar. Os resultados sugerem que os alunos apreciam e se envolvem em propostas que tomam como ponto de partida a coleta e análise dos dados, isto é, aprender estatística “fazendo estatística” é uma necessidade. As dificuldades encontradas devemse, em grande parte, à falta de conhecimento relativo aos conceitos estatísticos e ao software utilizado. Apesar disso, o Excel foi um recurso que potencializou as relações entre as variáveis envolvidas, dando ênfase a um trabalho interpretativo e reflexivo, a partir da compreensão da realidade.This study discusses the Statistics Education and aims to analyze the possibilities and limits of a teaching proposal, which includes the graphical representation studies, done by elementary school students, using the Excel software. The analysis and results of this research have evidenced that it is necessary to consolidate the statistical field in the school environment. The results suggest that the students appreciate and engage themselves in proposals which take data collection and analysis as starting point, that is, learning statistics "doing statistics" is a demand. The difficulties encountered are, mainly, due to the lack of relative knowledge on statistical concepts and about the software used. Nevertheless, the Excel software as a resource that contributed to the extent that we can enhance the relations among the variables involved in the study, giving emphasis to an interpretative and reflective work from the understanding of the expressed reality. Therefore, a purposeful planning of the teacher in a problem-solving perspective, and in a contextualized and investigative work, is necessary.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 13, n. 2 (dez. 2015), [11 f.]Ensino de estatísticaStatistics educationSurveyDigital technologiesUma proposta didática para o ensino de estatística : o uso do excel para representação gráficaA proposal for teaching statistics education : using excel for graphic representationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984515.pdf000984515.pdfTexto completoapplication/pdf993571http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148789/1/000984515.pdf455d04287695ac59a8a82e20274f18b7MD51TEXT000984515.pdf.txt000984515.pdf.txtExtracted Texttext/plain39040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148789/2/000984515.pdf.txtfc0293a380bdfe343f423d888c93aba7MD52THUMBNAIL000984515.pdf.jpg000984515.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1885http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148789/3/000984515.pdf.jpga36aec59162ade486a05f0c995fa26b2MD5310183/1487892018-10-29 09:03:11.779oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148789Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:03:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta didática para o ensino de estatística : o uso do excel para representação gráfica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A proposal for teaching statistics education : using excel for graphic representation
title Uma proposta didática para o ensino de estatística : o uso do excel para representação gráfica
spellingShingle Uma proposta didática para o ensino de estatística : o uso do excel para representação gráfica
Bianchini, Daiani Finatto
Ensino de estatística
Statistics education
Survey
Digital technologies
title_short Uma proposta didática para o ensino de estatística : o uso do excel para representação gráfica
title_full Uma proposta didática para o ensino de estatística : o uso do excel para representação gráfica
title_fullStr Uma proposta didática para o ensino de estatística : o uso do excel para representação gráfica
title_full_unstemmed Uma proposta didática para o ensino de estatística : o uso do excel para representação gráfica
title_sort Uma proposta didática para o ensino de estatística : o uso do excel para representação gráfica
author Bianchini, Daiani Finatto
author_facet Bianchini, Daiani Finatto
Bisognin, Cleber
Soares, Débora da Silva
author_role author
author2 Bisognin, Cleber
Soares, Débora da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bianchini, Daiani Finatto
Bisognin, Cleber
Soares, Débora da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de estatística
topic Ensino de estatística
Statistics education
Survey
Digital technologies
dc.subject.eng.fl_str_mv Statistics education
Survey
Digital technologies
description Este estudo discute a Educação Estatística e tem como objetivo analisar as possibilidades e limites de uma proposta que inclui os estudos da representação gráfica, realizada por alunos do Ensino Fundamental, utilizando o software Excel. As análises resultantes desta investigação evidenciam que o campo estatístico precisa ser consolidado no espaço escolar. Os resultados sugerem que os alunos apreciam e se envolvem em propostas que tomam como ponto de partida a coleta e análise dos dados, isto é, aprender estatística “fazendo estatística” é uma necessidade. As dificuldades encontradas devemse, em grande parte, à falta de conhecimento relativo aos conceitos estatísticos e ao software utilizado. Apesar disso, o Excel foi um recurso que potencializou as relações entre as variáveis envolvidas, dando ênfase a um trabalho interpretativo e reflexivo, a partir da compreensão da realidade.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-01T02:16:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148789
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000984515
identifier_str_mv 1679-1916
000984515
url http://hdl.handle.net/10183/148789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 13, n. 2 (dez. 2015), [11 f.]
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148789/1/000984515.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148789/2/000984515.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148789/3/000984515.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 455d04287695ac59a8a82e20274f18b7
fc0293a380bdfe343f423d888c93aba7
a36aec59162ade486a05f0c995fa26b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224908444794880