Uma proposta didática para o ensino de estatística : o uso do excel para representação gráfica
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/148789 |
Resumo: | Este estudo discute a Educação Estatística e tem como objetivo analisar as possibilidades e limites de uma proposta que inclui os estudos da representação gráfica, realizada por alunos do Ensino Fundamental, utilizando o software Excel. As análises resultantes desta investigação evidenciam que o campo estatístico precisa ser consolidado no espaço escolar. Os resultados sugerem que os alunos apreciam e se envolvem em propostas que tomam como ponto de partida a coleta e análise dos dados, isto é, aprender estatística “fazendo estatística” é uma necessidade. As dificuldades encontradas devemse, em grande parte, à falta de conhecimento relativo aos conceitos estatísticos e ao software utilizado. Apesar disso, o Excel foi um recurso que potencializou as relações entre as variáveis envolvidas, dando ênfase a um trabalho interpretativo e reflexivo, a partir da compreensão da realidade. |
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Bianchini, Daiani FinattoBisognin, CleberSoares, Débora da Silva2016-10-01T02:16:02Z20151679-1916http://hdl.handle.net/10183/148789000984515Este estudo discute a Educação Estatística e tem como objetivo analisar as possibilidades e limites de uma proposta que inclui os estudos da representação gráfica, realizada por alunos do Ensino Fundamental, utilizando o software Excel. As análises resultantes desta investigação evidenciam que o campo estatístico precisa ser consolidado no espaço escolar. Os resultados sugerem que os alunos apreciam e se envolvem em propostas que tomam como ponto de partida a coleta e análise dos dados, isto é, aprender estatística “fazendo estatística” é uma necessidade. As dificuldades encontradas devemse, em grande parte, à falta de conhecimento relativo aos conceitos estatísticos e ao software utilizado. Apesar disso, o Excel foi um recurso que potencializou as relações entre as variáveis envolvidas, dando ênfase a um trabalho interpretativo e reflexivo, a partir da compreensão da realidade.This study discusses the Statistics Education and aims to analyze the possibilities and limits of a teaching proposal, which includes the graphical representation studies, done by elementary school students, using the Excel software. The analysis and results of this research have evidenced that it is necessary to consolidate the statistical field in the school environment. The results suggest that the students appreciate and engage themselves in proposals which take data collection and analysis as starting point, that is, learning statistics "doing statistics" is a demand. The difficulties encountered are, mainly, due to the lack of relative knowledge on statistical concepts and about the software used. Nevertheless, the Excel software as a resource that contributed to the extent that we can enhance the relations among the variables involved in the study, giving emphasis to an interpretative and reflective work from the understanding of the expressed reality. Therefore, a purposeful planning of the teacher in a problem-solving perspective, and in a contextualized and investigative work, is necessary.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 13, n. 2 (dez. 2015), [11 f.]Ensino de estatísticaStatistics educationSurveyDigital technologiesUma proposta didática para o ensino de estatística : o uso do excel para representação gráficaA proposal for teaching statistics education : using excel for graphic representationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984515.pdf000984515.pdfTexto completoapplication/pdf993571http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148789/1/000984515.pdf455d04287695ac59a8a82e20274f18b7MD51TEXT000984515.pdf.txt000984515.pdf.txtExtracted Texttext/plain39040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148789/2/000984515.pdf.txtfc0293a380bdfe343f423d888c93aba7MD52THUMBNAIL000984515.pdf.jpg000984515.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1885http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148789/3/000984515.pdf.jpga36aec59162ade486a05f0c995fa26b2MD5310183/1487892018-10-29 09:03:11.779oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148789Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:03:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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