Uma proposta didática para o ensino de estatística: USO DE PLANILHA DINÂMICA PARA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA o uso de planilha dinâmica para representação gráfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134148 |
Resumo: | Este estudo discute a Educação Estatística a partir do trabalho desenvolvido, em uma abordagem investigativa, mediado por um recurso tecnológico. Teve como objetivo reconhecer as possibilidades e limites de uma proposta que inclui os estudos da representação gráfica de uma pesquisa real, realizada por alunos do Ensino Fundamental, utilizando o software Excel. Para tanto, foi utilizada uma abordagem qualitativa, onde a produção do campo empírico se deu através dos registros das aulas propostas a duas turmas do 9º ano de uma escola da Rede Municipal de Santa Rosa, RS. As análises e as reflexões resultantes desta investigação evidenciam que o campo estatístico, como parte dos conhecimentos da área de matemática, precisa ganhar espaço e ser consolidado. O recurso tecnológico utilizado, o Excel, contribui para este trabalho na medida em que podemos potencializar as relações entre as variáveis envolvidas no estudo, dando ênfase a um trabalho interpretativo e reflexivo a partir da compreensão da realidade expressa. |
id |
UFRGS-2_bac5e64f4df8b1eb51b6377f193a251d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134148 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bianchini, Daiani FinattoBisognin, Cleber2016-03-24T02:06:52Z2015http://hdl.handle.net/10183/134148000983902Este estudo discute a Educação Estatística a partir do trabalho desenvolvido, em uma abordagem investigativa, mediado por um recurso tecnológico. Teve como objetivo reconhecer as possibilidades e limites de uma proposta que inclui os estudos da representação gráfica de uma pesquisa real, realizada por alunos do Ensino Fundamental, utilizando o software Excel. Para tanto, foi utilizada uma abordagem qualitativa, onde a produção do campo empírico se deu através dos registros das aulas propostas a duas turmas do 9º ano de uma escola da Rede Municipal de Santa Rosa, RS. As análises e as reflexões resultantes desta investigação evidenciam que o campo estatístico, como parte dos conhecimentos da área de matemática, precisa ganhar espaço e ser consolidado. O recurso tecnológico utilizado, o Excel, contribui para este trabalho na medida em que podemos potencializar as relações entre as variáveis envolvidas no estudo, dando ênfase a um trabalho interpretativo e reflexivo a partir da compreensão da realidade expressa.application/pdfporEnsino de estatísticaExcelRepresentação gráficaUma proposta didática para o ensino de estatística: USO DE PLANILHA DINÂMICA PARA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA o uso de planilha dinâmica para representação gráficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000983902.pdf000983902.pdfTexto completoapplication/pdf1569706http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134148/1/000983902.pdf414500a7ba5f1d84b63cbf66525ccf1cMD51TEXT000983902.pdf.txt000983902.pdf.txtExtracted Texttext/plain49742http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134148/2/000983902.pdf.txt31b6d725546c36bd24765eafd6775571MD52THUMBNAIL000983902.pdf.jpg000983902.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1684http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134148/3/000983902.pdf.jpgf8ba2e7df22343c43e8d527c5b6d7abbMD5310183/1341482018-10-29 08:06:09.242oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134148Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:06:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposta didática para o ensino de estatística: USO DE PLANILHA DINÂMICA PARA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA o uso de planilha dinâmica para representação gráfica |
title |
Uma proposta didática para o ensino de estatística: USO DE PLANILHA DINÂMICA PARA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA o uso de planilha dinâmica para representação gráfica |
spellingShingle |
Uma proposta didática para o ensino de estatística: USO DE PLANILHA DINÂMICA PARA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA o uso de planilha dinâmica para representação gráfica Bianchini, Daiani Finatto Ensino de estatística Excel Representação gráfica |
title_short |
Uma proposta didática para o ensino de estatística: USO DE PLANILHA DINÂMICA PARA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA o uso de planilha dinâmica para representação gráfica |
title_full |
Uma proposta didática para o ensino de estatística: USO DE PLANILHA DINÂMICA PARA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA o uso de planilha dinâmica para representação gráfica |
title_fullStr |
Uma proposta didática para o ensino de estatística: USO DE PLANILHA DINÂMICA PARA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA o uso de planilha dinâmica para representação gráfica |
title_full_unstemmed |
Uma proposta didática para o ensino de estatística: USO DE PLANILHA DINÂMICA PARA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA o uso de planilha dinâmica para representação gráfica |
title_sort |
Uma proposta didática para o ensino de estatística: USO DE PLANILHA DINÂMICA PARA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA o uso de planilha dinâmica para representação gráfica |
author |
Bianchini, Daiani Finatto |
author_facet |
Bianchini, Daiani Finatto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bianchini, Daiani Finatto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bisognin, Cleber |
contributor_str_mv |
Bisognin, Cleber |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de estatística Excel Representação gráfica |
topic |
Ensino de estatística Excel Representação gráfica |
description |
Este estudo discute a Educação Estatística a partir do trabalho desenvolvido, em uma abordagem investigativa, mediado por um recurso tecnológico. Teve como objetivo reconhecer as possibilidades e limites de uma proposta que inclui os estudos da representação gráfica de uma pesquisa real, realizada por alunos do Ensino Fundamental, utilizando o software Excel. Para tanto, foi utilizada uma abordagem qualitativa, onde a produção do campo empírico se deu através dos registros das aulas propostas a duas turmas do 9º ano de uma escola da Rede Municipal de Santa Rosa, RS. As análises e as reflexões resultantes desta investigação evidenciam que o campo estatístico, como parte dos conhecimentos da área de matemática, precisa ganhar espaço e ser consolidado. O recurso tecnológico utilizado, o Excel, contribui para este trabalho na medida em que podemos potencializar as relações entre as variáveis envolvidas no estudo, dando ênfase a um trabalho interpretativo e reflexivo a partir da compreensão da realidade expressa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-24T02:06:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134148 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000983902 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134148 |
identifier_str_mv |
000983902 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134148/1/000983902.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134148/2/000983902.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134148/3/000983902.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
414500a7ba5f1d84b63cbf66525ccf1c 31b6d725546c36bd24765eafd6775571 f8ba2e7df22343c43e8d527c5b6d7abb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447164790243328 |