Criação e validação do jogo didático do tipo “super trunfo” sobre anfíbios gaúchos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Deivid
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/238209
Resumo: O uso de atividades lúdicas, bem como de jogos, são estratégias que podem ser utilizadas como facilitadoras de aprendizagem de conceitos abstratos e mais complexos, favorecendo o raciocínio e a interação entre alunos e professores. Com isso, este trabalho tem como objetivo demonstrar o processo de produção, a avaliação e a validação do jogo do tipo “Super Trunfo” sobre Anfíbios Gaúchos como uma ferramenta pedagógica para o ensino dinâmico sobre esses animais. O jogo foi aplicado em dois locais – ensinos fundamental e médio – com a participação total de 32 alunos (16 em cada local). Para avaliar a qualidade e a eficiência do jogo, foram desenvolvidos e aplicados três questionários, sendo dois com a função avaliativa de aprendizagem e um com a função de aplicabilidade. O primeiro foi utilizado para sondar o conhecimento prévio de cada discente sobre o conteúdo; já o segundo foi aplicado para verificar as alterações das respostas após o jogo, avaliando o quanto os alunos aprenderam com a atividade; o terceiro questionário serviu para verificar a opinião dos discentes sobre a funcionalidade do jogo e a sua estética, ou seja, se acharam o jogo divertido e de fácil compreensão, facilitando o processo de aprendizagem. Com os resultados (55,6%) de acertos antes, e (86,49%) de acertos após a aplicação do jogo, pode-se perceber que o jogo do tipo “Super Trunfo” sobre Anfíbios, aliado a um processo de mediação de um especialista da área, parece eficiente e alcançou os seus objetivos. Dessa forma, esse jogo pode ser considerado como uma ferramenta de apoio efetiva nos processos de ensino e aprendizagem do conteúdo abordado, mais particularmente sobre os anfíbios.
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