Criação e validação do jogo didático do tipo “super trunfo” sobre anfíbios gaúchos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/238209 |
Resumo: | O uso de atividades lúdicas, bem como de jogos, são estratégias que podem ser utilizadas como facilitadoras de aprendizagem de conceitos abstratos e mais complexos, favorecendo o raciocínio e a interação entre alunos e professores. Com isso, este trabalho tem como objetivo demonstrar o processo de produção, a avaliação e a validação do jogo do tipo “Super Trunfo” sobre Anfíbios Gaúchos como uma ferramenta pedagógica para o ensino dinâmico sobre esses animais. O jogo foi aplicado em dois locais – ensinos fundamental e médio – com a participação total de 32 alunos (16 em cada local). Para avaliar a qualidade e a eficiência do jogo, foram desenvolvidos e aplicados três questionários, sendo dois com a função avaliativa de aprendizagem e um com a função de aplicabilidade. O primeiro foi utilizado para sondar o conhecimento prévio de cada discente sobre o conteúdo; já o segundo foi aplicado para verificar as alterações das respostas após o jogo, avaliando o quanto os alunos aprenderam com a atividade; o terceiro questionário serviu para verificar a opinião dos discentes sobre a funcionalidade do jogo e a sua estética, ou seja, se acharam o jogo divertido e de fácil compreensão, facilitando o processo de aprendizagem. Com os resultados (55,6%) de acertos antes, e (86,49%) de acertos após a aplicação do jogo, pode-se perceber que o jogo do tipo “Super Trunfo” sobre Anfíbios, aliado a um processo de mediação de um especialista da área, parece eficiente e alcançou os seus objetivos. Dessa forma, esse jogo pode ser considerado como uma ferramenta de apoio efetiva nos processos de ensino e aprendizagem do conteúdo abordado, mais particularmente sobre os anfíbios. |
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Pereira, DeividMoço, Maria Cecília de ChiaraColombo, Patrick2022-05-04T04:46:12Z2019http://hdl.handle.net/10183/238209001130175O uso de atividades lúdicas, bem como de jogos, são estratégias que podem ser utilizadas como facilitadoras de aprendizagem de conceitos abstratos e mais complexos, favorecendo o raciocínio e a interação entre alunos e professores. Com isso, este trabalho tem como objetivo demonstrar o processo de produção, a avaliação e a validação do jogo do tipo “Super Trunfo” sobre Anfíbios Gaúchos como uma ferramenta pedagógica para o ensino dinâmico sobre esses animais. O jogo foi aplicado em dois locais – ensinos fundamental e médio – com a participação total de 32 alunos (16 em cada local). Para avaliar a qualidade e a eficiência do jogo, foram desenvolvidos e aplicados três questionários, sendo dois com a função avaliativa de aprendizagem e um com a função de aplicabilidade. O primeiro foi utilizado para sondar o conhecimento prévio de cada discente sobre o conteúdo; já o segundo foi aplicado para verificar as alterações das respostas após o jogo, avaliando o quanto os alunos aprenderam com a atividade; o terceiro questionário serviu para verificar a opinião dos discentes sobre a funcionalidade do jogo e a sua estética, ou seja, se acharam o jogo divertido e de fácil compreensão, facilitando o processo de aprendizagem. Com os resultados (55,6%) de acertos antes, e (86,49%) de acertos após a aplicação do jogo, pode-se perceber que o jogo do tipo “Super Trunfo” sobre Anfíbios, aliado a um processo de mediação de um especialista da área, parece eficiente e alcançou os seus objetivos. Dessa forma, esse jogo pode ser considerado como uma ferramenta de apoio efetiva nos processos de ensino e aprendizagem do conteúdo abordado, mais particularmente sobre os anfíbios.The use of playful activities as well as games are strategies that can be used as facilitators of learning abstract and more complex concepts, favoring reasoning and interaction between students and teachers. Thus, this work aims to demonstrate the process of production, evaluation and validation of the game "Top Trump" about Amphibians from southern Brazil as a pedagogical tool for the dynamic teaching about these animals. The game was applied in two locations - elementary and high school - with the total participation of 32 students (16 in each location). To assess the quality and efficiency of the game, three questionnaires were developed and applied, two with the learning assessment function and one with the applicability function. The first was used to probe each student's prior knowledge of the content; the second was applied to check the changes in responses after the game, assessing how much the students were sensitized with the activity; meanwhile, the third questionnaire was used to verify students' opinions about the game's functionality and its aesthetics, that is, they found the game fun and easy to understand, facilitating the learning process. With the results (55.6%) of hits before, and (86.49%) of hits after the game was applied, it can be seen that the “Top Trump” game on Amphibians, coupled with a mediation process from an expert in the field, seems efficient and has achieved its goals. Thus, this game can be considered as an effective support tool in the teaching and learning processes of the approached content, more particularly about amphibians.application/pdfporEnsino de ciênciasLudicidadeAnfíbiosPlayful activityScienceTeachingCriação e validação do jogo didático do tipo “super trunfo” sobre anfíbios gaúchosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2019Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130175.pdf.txt001130175.pdf.txtExtracted Texttext/plain59746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238209/2/001130175.pdf.txt7906495b7e6a057f45fbca36fd34be27MD52ORIGINAL001130175.pdfTexto completoapplication/pdf2226929http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238209/1/001130175.pdf2be0047635d03668784447d8ec8c7f14MD5110183/2382092022-05-05 04:45:41.425877oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238209Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-05T07:45:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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