Um jogo didático como proposta de intervenção pedagógica na abordagem sobre o mosquito Aedes aegypti
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8712 |
Resumo: | Este trabalho socializa os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi avaliar as contribuições de um jogo didático na abordagem do mosquito Aedes aegypti, junto a alunos da Educação Básica, de modo a viabilizar a aprendizagem significativa. Participaram na investigação, de natureza qualitativa, 45 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de Guarapuava-PR, em 2017. Para a coleta de dados foram utilizados um pré e um pós-teste, respetivamente, antes e depois do desenvolvimento de aulas, que contemplaram, em uma das etapas, a aplicação do jogo de tabuleiro intitulado “Batalha viral: combatendo o mosquito Aedes aegypti”. Como resultados, foi possível observar que a intervenção foi eficiente, pois favoreceu a participação ativa dos alunos na construção do seu conhecimento e mostrou que trabalhos com ações de educação em saúde devem ser realizados nas escolas, pois é de extrema importância para a prevenção de surtos das doenças causadas pelo vetor, já que o aluno pode ser um propagador de conhecimento. |
id |
UTFPR-7_7ff2f80cd8efe04f8000b947e8b32ae3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/8712 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Um jogo didático como proposta de intervenção pedagógica na abordagem sobre o mosquito Aedes aegyptiA didactic game as a pedagogical intervention proposal in the approach to the Aedes aegypti mosquitoEnsino e Aprendizagem na Sala de AulaAprendizagem significativa; Ensino de Ciências; Atividade lúdicaMeaningful learning; Science teaching; Playful activityEste trabalho socializa os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi avaliar as contribuições de um jogo didático na abordagem do mosquito Aedes aegypti, junto a alunos da Educação Básica, de modo a viabilizar a aprendizagem significativa. Participaram na investigação, de natureza qualitativa, 45 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de Guarapuava-PR, em 2017. Para a coleta de dados foram utilizados um pré e um pós-teste, respetivamente, antes e depois do desenvolvimento de aulas, que contemplaram, em uma das etapas, a aplicação do jogo de tabuleiro intitulado “Batalha viral: combatendo o mosquito Aedes aegypti”. Como resultados, foi possível observar que a intervenção foi eficiente, pois favoreceu a participação ativa dos alunos na construção do seu conhecimento e mostrou que trabalhos com ações de educação em saúde devem ser realizados nas escolas, pois é de extrema importância para a prevenção de surtos das doenças causadas pelo vetor, já que o aluno pode ser um propagador de conhecimento.This work socializes the results of a research whose objective was to evaluate the contributions of a didactic game in the approach of the Aedes aegypti mosquito, with students of Basic Education, in order to make meaningful learning possible. 45 qualifying students from the 6th year of elementary school of a private school in Guarapuava-PR participated in the research, in 2017. For data collection, a pre and a post-test were used, respectively, before and after the development. of classes, which contemplated, in one of the stages, the application of the board game entitled “Viral battle: fighting the Aedes aegypti mosquito”. As a result, it was possible to observe that the intervention was efficient, as it favored the active participation of students in the construction of their knowledge and showed that work with health education actions should be carried out in schools, as it is extremely important for the prevention of outbreaks. diseases caused by the vector, since the student can be a propagator of knowledge.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Ryzy, Carolini RosaCrisostimo, Ana Lúcia2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/871210.3895/rbect.v13n2.8712Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 2 (2020)1982-873X10.3895/rbect.v13n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8712/pdfDireitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:56Zoai:periodicos.utfpr:article/8712Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um jogo didático como proposta de intervenção pedagógica na abordagem sobre o mosquito Aedes aegypti A didactic game as a pedagogical intervention proposal in the approach to the Aedes aegypti mosquito |
title |
Um jogo didático como proposta de intervenção pedagógica na abordagem sobre o mosquito Aedes aegypti |
spellingShingle |
Um jogo didático como proposta de intervenção pedagógica na abordagem sobre o mosquito Aedes aegypti Ryzy, Carolini Rosa Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula Aprendizagem significativa; Ensino de Ciências; Atividade lúdica Meaningful learning; Science teaching; Playful activity |
title_short |
Um jogo didático como proposta de intervenção pedagógica na abordagem sobre o mosquito Aedes aegypti |
title_full |
Um jogo didático como proposta de intervenção pedagógica na abordagem sobre o mosquito Aedes aegypti |
title_fullStr |
Um jogo didático como proposta de intervenção pedagógica na abordagem sobre o mosquito Aedes aegypti |
title_full_unstemmed |
Um jogo didático como proposta de intervenção pedagógica na abordagem sobre o mosquito Aedes aegypti |
title_sort |
Um jogo didático como proposta de intervenção pedagógica na abordagem sobre o mosquito Aedes aegypti |
author |
Ryzy, Carolini Rosa |
author_facet |
Ryzy, Carolini Rosa Crisostimo, Ana Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Crisostimo, Ana Lúcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ryzy, Carolini Rosa Crisostimo, Ana Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula Aprendizagem significativa; Ensino de Ciências; Atividade lúdica Meaningful learning; Science teaching; Playful activity |
topic |
Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula Aprendizagem significativa; Ensino de Ciências; Atividade lúdica Meaningful learning; Science teaching; Playful activity |
description |
Este trabalho socializa os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi avaliar as contribuições de um jogo didático na abordagem do mosquito Aedes aegypti, junto a alunos da Educação Básica, de modo a viabilizar a aprendizagem significativa. Participaram na investigação, de natureza qualitativa, 45 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de Guarapuava-PR, em 2017. Para a coleta de dados foram utilizados um pré e um pós-teste, respetivamente, antes e depois do desenvolvimento de aulas, que contemplaram, em uma das etapas, a aplicação do jogo de tabuleiro intitulado “Batalha viral: combatendo o mosquito Aedes aegypti”. Como resultados, foi possível observar que a intervenção foi eficiente, pois favoreceu a participação ativa dos alunos na construção do seu conhecimento e mostrou que trabalhos com ações de educação em saúde devem ser realizados nas escolas, pois é de extrema importância para a prevenção de surtos das doenças causadas pelo vetor, já que o aluno pode ser um propagador de conhecimento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8712 10.3895/rbect.v13n2.8712 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8712 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v13n2.8712 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8712/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 2 (2020) 1982-873X 10.3895/rbect.v13n2 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713869734477824 |