Um jogo didático como proposta de intervenção pedagógica na abordagem sobre o mosquito Aedes aegypti

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ryzy, Carolini Rosa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Crisostimo, Ana Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8712
Resumo: Este trabalho socializa os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi avaliar as contribuições de um jogo didático na abordagem do mosquito Aedes aegypti, junto a alunos da Educação Básica, de modo a viabilizar a aprendizagem significativa. Participaram na investigação, de natureza qualitativa, 45 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de Guarapuava-PR, em 2017. Para a coleta de dados foram utilizados um pré e um pós-teste, respetivamente, antes e depois do desenvolvimento de aulas, que contemplaram, em uma das etapas, a aplicação do jogo de tabuleiro intitulado “Batalha viral: combatendo o mosquito Aedes aegypti”. Como resultados, foi possível observar que a intervenção foi eficiente, pois favoreceu a participação ativa dos alunos na construção do seu conhecimento e mostrou que trabalhos com ações de educação em saúde devem ser realizados nas escolas, pois é de extrema importância para a prevenção de surtos das doenças causadas pelo vetor, já que o aluno pode ser um propagador de conhecimento.
id UTFPR-7_7ff2f80cd8efe04f8000b947e8b32ae3
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/8712
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Um jogo didático como proposta de intervenção pedagógica na abordagem sobre o mosquito Aedes aegyptiA didactic game as a pedagogical intervention proposal in the approach to the Aedes aegypti mosquitoEnsino e Aprendizagem na Sala de AulaAprendizagem significativa; Ensino de Ciências; Atividade lúdicaMeaningful learning; Science teaching; Playful activityEste trabalho socializa os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi avaliar as contribuições de um jogo didático na abordagem do mosquito Aedes aegypti, junto a alunos da Educação Básica, de modo a viabilizar a aprendizagem significativa. Participaram na investigação, de natureza qualitativa, 45 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de Guarapuava-PR, em 2017. Para a coleta de dados foram utilizados um pré e um pós-teste, respetivamente, antes e depois do desenvolvimento de aulas, que contemplaram, em uma das etapas, a aplicação do jogo de tabuleiro intitulado “Batalha viral: combatendo o mosquito Aedes aegypti”. Como resultados, foi possível observar que a intervenção foi eficiente, pois favoreceu a participação ativa dos alunos na construção do seu conhecimento e mostrou que trabalhos com ações de educação em saúde devem ser realizados nas escolas, pois é de extrema importância para a prevenção de surtos das doenças causadas pelo vetor, já que o aluno pode ser um propagador de conhecimento.This work socializes the results of a research whose objective was to evaluate the contributions of a didactic game in the approach of the Aedes aegypti mosquito, with students of Basic Education, in order to make meaningful learning possible. 45 qualifying students from the 6th year of elementary school of a private school in Guarapuava-PR participated in the research, in 2017. For data collection, a pre and a post-test were used, respectively, before and after the development. of classes, which contemplated, in one of the stages, the application of the board game entitled “Viral battle: fighting the Aedes aegypti mosquito”. As a result, it was possible to observe that the intervention was efficient, as it favored the active participation of students in the construction of their knowledge and showed that work with health education actions should be carried out in schools, as it is extremely important for the prevention of outbreaks. diseases caused by the vector, since the student can be a propagator of knowledge.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Ryzy, Carolini RosaCrisostimo, Ana Lúcia2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/871210.3895/rbect.v13n2.8712Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 2 (2020)1982-873X10.3895/rbect.v13n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8712/pdfDireitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:56Zoai:periodicos.utfpr:article/8712Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Um jogo didático como proposta de intervenção pedagógica na abordagem sobre o mosquito Aedes aegypti
A didactic game as a pedagogical intervention proposal in the approach to the Aedes aegypti mosquito
title Um jogo didático como proposta de intervenção pedagógica na abordagem sobre o mosquito Aedes aegypti
spellingShingle Um jogo didático como proposta de intervenção pedagógica na abordagem sobre o mosquito Aedes aegypti
Ryzy, Carolini Rosa
Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
Aprendizagem significativa; Ensino de Ciências; Atividade lúdica
Meaningful learning; Science teaching; Playful activity
title_short Um jogo didático como proposta de intervenção pedagógica na abordagem sobre o mosquito Aedes aegypti
title_full Um jogo didático como proposta de intervenção pedagógica na abordagem sobre o mosquito Aedes aegypti
title_fullStr Um jogo didático como proposta de intervenção pedagógica na abordagem sobre o mosquito Aedes aegypti
title_full_unstemmed Um jogo didático como proposta de intervenção pedagógica na abordagem sobre o mosquito Aedes aegypti
title_sort Um jogo didático como proposta de intervenção pedagógica na abordagem sobre o mosquito Aedes aegypti
author Ryzy, Carolini Rosa
author_facet Ryzy, Carolini Rosa
Crisostimo, Ana Lúcia
author_role author
author2 Crisostimo, Ana Lúcia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Ryzy, Carolini Rosa
Crisostimo, Ana Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
Aprendizagem significativa; Ensino de Ciências; Atividade lúdica
Meaningful learning; Science teaching; Playful activity
topic Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
Aprendizagem significativa; Ensino de Ciências; Atividade lúdica
Meaningful learning; Science teaching; Playful activity
description Este trabalho socializa os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi avaliar as contribuições de um jogo didático na abordagem do mosquito Aedes aegypti, junto a alunos da Educação Básica, de modo a viabilizar a aprendizagem significativa. Participaram na investigação, de natureza qualitativa, 45 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de Guarapuava-PR, em 2017. Para a coleta de dados foram utilizados um pré e um pós-teste, respetivamente, antes e depois do desenvolvimento de aulas, que contemplaram, em uma das etapas, a aplicação do jogo de tabuleiro intitulado “Batalha viral: combatendo o mosquito Aedes aegypti”. Como resultados, foi possível observar que a intervenção foi eficiente, pois favoreceu a participação ativa dos alunos na construção do seu conhecimento e mostrou que trabalhos com ações de educação em saúde devem ser realizados nas escolas, pois é de extrema importância para a prevenção de surtos das doenças causadas pelo vetor, já que o aluno pode ser um propagador de conhecimento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8712
10.3895/rbect.v13n2.8712
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8712
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v13n2.8712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8712/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 2 (2020)
1982-873X
10.3895/rbect.v13n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713869734477824