Entendendo a inclusão do deficiente mental na escola regular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71879 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva realizar um estudo voltado às ações referentes à inclusão escolar de crianças e adolescentes que apresentam o quadro de deficiência mental. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram realizados através de observações, entrevistas, diálogos e estudo de caso de um aluno de uma turma de primeira série do ensino fundamental que apresenta deficiência mental e que a cada dia demonstra que é possível a inclusão no ensino regular, apesar de ser um desafio impar que exige astúcia, ânimo e coragem. O trabalho aborda o histórico da origem do movimento pela inclusão e a evolução deste processo. Apresenta uma escola que investe em ações unindo posicionamentos de diferentes áreas do conhecimento a fim de promover encontros entre mundos distantes. Expõe os desafios vivenciados, como ocorreu o desenvolvimento das atividades e a metodologia adotada para efetuação das ações. As questões que instigaram a escrita deste trabalho buscaram referenciais teóricos de Thums, Piaget, Maturana, Chalita, Durkheim, Cury, Domann, Fierro, Tezzari, Baptista e outros autores de Programa de Educação Inclusiva (MEC), de Acervos Complementares às áreas do conhecimento e Saberes e Práticas da Inclusão (MEC). É um desafio impar que exige astúcia, ânimo e coragem. |
id |
UFRGS-2_962316ddd6a9cb6f43d5788f092525c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71879 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Chiavaro, Luiza Amélia MarcicoSlomp, Paulo Francisco2013-05-24T01:48:02Z2010http://hdl.handle.net/10183/71879000880300O presente trabalho objetiva realizar um estudo voltado às ações referentes à inclusão escolar de crianças e adolescentes que apresentam o quadro de deficiência mental. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram realizados através de observações, entrevistas, diálogos e estudo de caso de um aluno de uma turma de primeira série do ensino fundamental que apresenta deficiência mental e que a cada dia demonstra que é possível a inclusão no ensino regular, apesar de ser um desafio impar que exige astúcia, ânimo e coragem. O trabalho aborda o histórico da origem do movimento pela inclusão e a evolução deste processo. Apresenta uma escola que investe em ações unindo posicionamentos de diferentes áreas do conhecimento a fim de promover encontros entre mundos distantes. Expõe os desafios vivenciados, como ocorreu o desenvolvimento das atividades e a metodologia adotada para efetuação das ações. As questões que instigaram a escrita deste trabalho buscaram referenciais teóricos de Thums, Piaget, Maturana, Chalita, Durkheim, Cury, Domann, Fierro, Tezzari, Baptista e outros autores de Programa de Educação Inclusiva (MEC), de Acervos Complementares às áreas do conhecimento e Saberes e Práticas da Inclusão (MEC). É um desafio impar que exige astúcia, ânimo e coragem.application/pdfporEducação inclusivaDeficiente mentalEnsino regularEntendendo a inclusão do deficiente mental na escola regularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880300.pdf000880300.pdfTexto completoapplication/pdf1871192http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71879/1/000880300.pdf53453703a49be2bda7f2053c61d5dadaMD51TEXT000880300.pdf.txt000880300.pdf.txtExtracted Texttext/plain96616http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71879/2/000880300.pdf.txta00ceb0ffb236285cc478b8ed8a7a70cMD52THUMBNAIL000880300.pdf.jpg000880300.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg974http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71879/3/000880300.pdf.jpg52e77db2d21c0a0d81d8d8bb4366920eMD5310183/718792018-10-17 07:57:10.439oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71879Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:57:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entendendo a inclusão do deficiente mental na escola regular |
title |
Entendendo a inclusão do deficiente mental na escola regular |
spellingShingle |
Entendendo a inclusão do deficiente mental na escola regular Chiavaro, Luiza Amélia Marcico Educação inclusiva Deficiente mental Ensino regular |
title_short |
Entendendo a inclusão do deficiente mental na escola regular |
title_full |
Entendendo a inclusão do deficiente mental na escola regular |
title_fullStr |
Entendendo a inclusão do deficiente mental na escola regular |
title_full_unstemmed |
Entendendo a inclusão do deficiente mental na escola regular |
title_sort |
Entendendo a inclusão do deficiente mental na escola regular |
author |
Chiavaro, Luiza Amélia Marcico |
author_facet |
Chiavaro, Luiza Amélia Marcico |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chiavaro, Luiza Amélia Marcico |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Slomp, Paulo Francisco |
contributor_str_mv |
Slomp, Paulo Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Deficiente mental Ensino regular |
topic |
Educação inclusiva Deficiente mental Ensino regular |
description |
O presente trabalho objetiva realizar um estudo voltado às ações referentes à inclusão escolar de crianças e adolescentes que apresentam o quadro de deficiência mental. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram realizados através de observações, entrevistas, diálogos e estudo de caso de um aluno de uma turma de primeira série do ensino fundamental que apresenta deficiência mental e que a cada dia demonstra que é possível a inclusão no ensino regular, apesar de ser um desafio impar que exige astúcia, ânimo e coragem. O trabalho aborda o histórico da origem do movimento pela inclusão e a evolução deste processo. Apresenta uma escola que investe em ações unindo posicionamentos de diferentes áreas do conhecimento a fim de promover encontros entre mundos distantes. Expõe os desafios vivenciados, como ocorreu o desenvolvimento das atividades e a metodologia adotada para efetuação das ações. As questões que instigaram a escrita deste trabalho buscaram referenciais teóricos de Thums, Piaget, Maturana, Chalita, Durkheim, Cury, Domann, Fierro, Tezzari, Baptista e outros autores de Programa de Educação Inclusiva (MEC), de Acervos Complementares às áreas do conhecimento e Saberes e Práticas da Inclusão (MEC). É um desafio impar que exige astúcia, ânimo e coragem. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-24T01:48:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71879 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000880300 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71879 |
identifier_str_mv |
000880300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71879/1/000880300.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71879/2/000880300.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71879/3/000880300.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
53453703a49be2bda7f2053c61d5dada a00ceb0ffb236285cc478b8ed8a7a70c 52e77db2d21c0a0d81d8d8bb4366920e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224447507562496 |