Entendendo a inclusão do deficiente mental na escola regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chiavaro, Luiza Amélia Marcico
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71879
Resumo: O presente trabalho objetiva realizar um estudo voltado às ações referentes à inclusão escolar de crianças e adolescentes que apresentam o quadro de deficiência mental. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram realizados através de observações, entrevistas, diálogos e estudo de caso de um aluno de uma turma de primeira série do ensino fundamental que apresenta deficiência mental e que a cada dia demonstra que é possível a inclusão no ensino regular, apesar de ser um desafio impar que exige astúcia, ânimo e coragem. O trabalho aborda o histórico da origem do movimento pela inclusão e a evolução deste processo. Apresenta uma escola que investe em ações unindo posicionamentos de diferentes áreas do conhecimento a fim de promover encontros entre mundos distantes. Expõe os desafios vivenciados, como ocorreu o desenvolvimento das atividades e a metodologia adotada para efetuação das ações. As questões que instigaram a escrita deste trabalho buscaram referenciais teóricos de Thums, Piaget, Maturana, Chalita, Durkheim, Cury, Domann, Fierro, Tezzari, Baptista e outros autores de Programa de Educação Inclusiva (MEC), de Acervos Complementares às áreas do conhecimento e Saberes e Práticas da Inclusão (MEC). É um desafio impar que exige astúcia, ânimo e coragem.
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