Construção e evidências de validade de conteúdo da Escala de Funcionamento Adaptativo para Deficiência Intelectual (EFA-DI)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/231068 |
Resumo: | Este estudo apresenta o processo de construção e evidências de validade de conteúdo da Escala de Funcionamento Adaptativo para a Deficiência Intelectual (EFA-DI). A EFA-DI foi elaborada a fim de avaliar o funcionamento adaptativo em crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos por meio de relato parental, abrangendo os domínios Conceitual, Social e Prático. O processo envolveu quatro etapas: fundamentação teórica; estabelecimento das dimensões e construção dos itens da versão preliminar; análise dos itens por quatro juízes especialistas; e análise semântica dos itens pela população-alvo. Em sua versão final, 52 itens integram a EFA-DI. Estudos futuros já estão previstos para finalizar o procedimento de construção da EFA-DI, bem como para investigar suas evidências de validade, fidedignidade e normas de interpretação. Espera-se que a escala contribua às áreas de avaliação psicológica e desenvolvimento infantil no contexto brasileiro. |
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Selau, ThaisBandeira, Denise RuschelSilva, Monia Aparecida da2021-10-21T04:30:10Z2017http://hdl.handle.net/10183/231068001066185Este estudo apresenta o processo de construção e evidências de validade de conteúdo da Escala de Funcionamento Adaptativo para a Deficiência Intelectual (EFA-DI). A EFA-DI foi elaborada a fim de avaliar o funcionamento adaptativo em crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos por meio de relato parental, abrangendo os domínios Conceitual, Social e Prático. O processo envolveu quatro etapas: fundamentação teórica; estabelecimento das dimensões e construção dos itens da versão preliminar; análise dos itens por quatro juízes especialistas; e análise semântica dos itens pela população-alvo. Em sua versão final, 52 itens integram a EFA-DI. Estudos futuros já estão previstos para finalizar o procedimento de construção da EFA-DI, bem como para investigar suas evidências de validade, fidedignidade e normas de interpretação. Espera-se que a escala contribua às áreas de avaliação psicológica e desenvolvimento infantil no contexto brasileiro.This study presents the process of development and evidences of content validity of the Adaptive Functioning Scale for Intellectual Disability (AFS-ID). The AFS-ID was conceived to assess adaptive functioning of children and teenagers between 7 and 15 years through parental report, covering Conceptual, Social and Practical domains. The development process has involved four phases: theoretical framework; definition of dimensions and construction of preliminary version; items’ analysis by four experts; and semantic analysis of the items by the target population. The final version consisted of 52 items. Future studies are already planned to finish the construction of the EFA-DI, investigate its evidence of validity, reliability and norms of interpretation. We expect that AFS-ID may contribute to psychological assessment and child development in the Brazilian context.application/pdfporPsicologia do desenvolvimentoDeficiência intelectualDesenvolvimento infantilAdaptive functioningTest constructionAssessmentConstrução e evidências de validade de conteúdo da Escala de Funcionamento Adaptativo para Deficiência Intelectual (EFA-DI)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2017Psicologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001066185.pdf.txt001066185.pdf.txtExtracted Texttext/plain71844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231068/2/001066185.pdf.txta572ae404426a3fe0a656c8b45ef56aeMD52ORIGINAL001066185.pdfTexto completoapplication/pdf770717http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231068/1/001066185.pdfe06565bb8621f0b45c338df616aa47b9MD5110183/2310682021-11-20 06:15:40.765801oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231068Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:15:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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