Saúde, família saudável e criança saudável : Concepções e relacões das agentes comunitárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Mara Ambrosina de Oliveira
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Hecekler, Solange
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/23478
Resumo: O artigo relata uma das experiências vivenciadas pelas autoras no estágio de uma das práticas de ensino do curso Licenciatura em Enfermagem. No contexto de um projeto de educação continuada desenvolvida com agentes comunitárias do Programa de Saúde da Família, o trabalho aborda a discussão que se desencadeou numa oficina em torno da temática “Saúde, família saudável e criança saudável”, problematizando algumas das manifestações dos sujeitos envolvidos neste processo de capacitação. As autoras concluem que, como estratégia pedagógica, a dinâmica de oficina amplia as possibilidades de se tomar a experiência e o saber que baliza a prática dos sujeitos como base do processo de ensino-aprendizagem.
id UFRGS-2_965a0f74e6f3a446d57cda32d5626e1e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23478
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vargas, Mara Ambrosina de OliveiraHecekler, SolangeMeyer, Dagmar Elisabeth Estermann2010-06-08T04:17:55Z19990102-6933http://hdl.handle.net/10183/23478000290067O artigo relata uma das experiências vivenciadas pelas autoras no estágio de uma das práticas de ensino do curso Licenciatura em Enfermagem. No contexto de um projeto de educação continuada desenvolvida com agentes comunitárias do Programa de Saúde da Família, o trabalho aborda a discussão que se desencadeou numa oficina em torno da temática “Saúde, família saudável e criança saudável”, problematizando algumas das manifestações dos sujeitos envolvidos neste processo de capacitação. As autoras concluem que, como estratégia pedagógica, a dinâmica de oficina amplia as possibilidades de se tomar a experiência e o saber que baliza a prática dos sujeitos como base do processo de ensino-aprendizagem.This article reports the experience lived by the authors during their training time in one of the practical activities of the Nursing Teaching Course. In the context of a Continued Education Project developed with community agents of the Family Health Program, the research approaches a discussion that was trigged off on a meeting about the subject: “Health, Healthy Family and Healthy Child”, when some manifestations of persons involved in the project were argued. The authors conclued that, as a pedogogic strategy, the use of group dynamics enlarges the possibilities of using the experience and knowledge that determines the person’s action, as a teaching-learning process base.El artículo relata una de las experiencias vividas por las autoras en la practica de una disciplina del curso de Licenciatura en Enfermería. En el contexto de un proyecto de educación continuada desenvolvido con agentes de la comunidad del Programa de Salud de la Familia, este artículo aborda la discusión que se hizo en una oficina acerca de la tematica “Salud, família sana y niño saludable, problematizando algunas de las manifestaciones de los sujetos envolvidos en este proceso de capacitación. Las autoras concluyen que, como estrategia pedagogica, la dinamica de la oficina amplia las posibilidades de se tomar la experiencia y el saber que baliza la practica de los sujetos como base del proceso de enseñanza y aprendizaje.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 20, n. 2 (jul. 1999), p. 37-49Familia : Saúde : Crianças : Saúde : Agentes comunitários : Agentes comunitáriosHealthFamilyChildNursing teaching courseContinued educatinCommunity agentsGroup dynamicsSaludFamiliaNiñoLicenciatura en enfermeríaEducación continuadaAgentes de la comunidadDinamicas de gruposSaúde, família saudável e criança saudável : Concepções e relacões das agentes comunitáriasHealth, healthy family and healthy child: conceptions and relations of community agents info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000290067.pdf.txt000290067.pdf.txtExtracted Texttext/plain36186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23478/2/000290067.pdf.txt6f997b978c5d0b2cdad94ab34d4e1e17MD52ORIGINAL000290067.pdf000290067.pdfTexto completoapplication/pdf39998http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23478/1/000290067.pdf7853f59c60e35bb57ce540031a21081fMD51THUMBNAIL000290067.pdf.jpg000290067.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1454http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23478/3/000290067.pdf.jpg739f660964a10deec861a8e853f73881MD5310183/234782018-10-17 08:10:59.363oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23478Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:10:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Saúde, família saudável e criança saudável : Concepções e relacões das agentes comunitárias
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Health, healthy family and healthy child: conceptions and relations of community agents
title Saúde, família saudável e criança saudável : Concepções e relacões das agentes comunitárias
spellingShingle Saúde, família saudável e criança saudável : Concepções e relacões das agentes comunitárias
Vargas, Mara Ambrosina de Oliveira
Familia : Saúde : Crianças : Saúde : Agentes comunitários : Agentes comunitários
Health
Family
Child
Nursing teaching course
Continued educatin
Community agents
Group dynamics
Salud
Familia
Niño
Licenciatura en enfermería
Educación continuada
Agentes de la comunidad
Dinamicas de grupos
title_short Saúde, família saudável e criança saudável : Concepções e relacões das agentes comunitárias
title_full Saúde, família saudável e criança saudável : Concepções e relacões das agentes comunitárias
title_fullStr Saúde, família saudável e criança saudável : Concepções e relacões das agentes comunitárias
title_full_unstemmed Saúde, família saudável e criança saudável : Concepções e relacões das agentes comunitárias
title_sort Saúde, família saudável e criança saudável : Concepções e relacões das agentes comunitárias
author Vargas, Mara Ambrosina de Oliveira
author_facet Vargas, Mara Ambrosina de Oliveira
Hecekler, Solange
author_role author
author2 Hecekler, Solange
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Mara Ambrosina de Oliveira
Hecekler, Solange
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
contributor_str_mv Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
dc.subject.por.fl_str_mv Familia : Saúde : Crianças : Saúde : Agentes comunitários : Agentes comunitários
topic Familia : Saúde : Crianças : Saúde : Agentes comunitários : Agentes comunitários
Health
Family
Child
Nursing teaching course
Continued educatin
Community agents
Group dynamics
Salud
Familia
Niño
Licenciatura en enfermería
Educación continuada
Agentes de la comunidad
Dinamicas de grupos
dc.subject.eng.fl_str_mv Health
Family
Child
Nursing teaching course
Continued educatin
Community agents
Group dynamics
dc.subject.spa.fl_str_mv Salud
Familia
Niño
Licenciatura en enfermería
Educación continuada
Agentes de la comunidad
Dinamicas de grupos
description O artigo relata uma das experiências vivenciadas pelas autoras no estágio de uma das práticas de ensino do curso Licenciatura em Enfermagem. No contexto de um projeto de educação continuada desenvolvida com agentes comunitárias do Programa de Saúde da Família, o trabalho aborda a discussão que se desencadeou numa oficina em torno da temática “Saúde, família saudável e criança saudável”, problematizando algumas das manifestações dos sujeitos envolvidos neste processo de capacitação. As autoras concluem que, como estratégia pedagógica, a dinâmica de oficina amplia as possibilidades de se tomar a experiência e o saber que baliza a prática dos sujeitos como base do processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 1999
dc.date.issued.fl_str_mv 1999
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-06-08T04:17:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/23478
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-6933
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000290067
identifier_str_mv 0102-6933
000290067
url http://hdl.handle.net/10183/23478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 20, n. 2 (jul. 1999), p. 37-49
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23478/2/000290067.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23478/1/000290067.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23478/3/000290067.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6f997b978c5d0b2cdad94ab34d4e1e17
7853f59c60e35bb57ce540031a21081f
739f660964a10deec861a8e853f73881
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224719085600768