Saúde, família saudável e criança saudável : Concepções e relacões das agentes comunitárias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/23478 |
Resumo: | O artigo relata uma das experiências vivenciadas pelas autoras no estágio de uma das práticas de ensino do curso Licenciatura em Enfermagem. No contexto de um projeto de educação continuada desenvolvida com agentes comunitárias do Programa de Saúde da Família, o trabalho aborda a discussão que se desencadeou numa oficina em torno da temática “Saúde, família saudável e criança saudável”, problematizando algumas das manifestações dos sujeitos envolvidos neste processo de capacitação. As autoras concluem que, como estratégia pedagógica, a dinâmica de oficina amplia as possibilidades de se tomar a experiência e o saber que baliza a prática dos sujeitos como base do processo de ensino-aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_965a0f74e6f3a446d57cda32d5626e1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23478 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vargas, Mara Ambrosina de OliveiraHecekler, SolangeMeyer, Dagmar Elisabeth Estermann2010-06-08T04:17:55Z19990102-6933http://hdl.handle.net/10183/23478000290067O artigo relata uma das experiências vivenciadas pelas autoras no estágio de uma das práticas de ensino do curso Licenciatura em Enfermagem. No contexto de um projeto de educação continuada desenvolvida com agentes comunitárias do Programa de Saúde da Família, o trabalho aborda a discussão que se desencadeou numa oficina em torno da temática “Saúde, família saudável e criança saudável”, problematizando algumas das manifestações dos sujeitos envolvidos neste processo de capacitação. As autoras concluem que, como estratégia pedagógica, a dinâmica de oficina amplia as possibilidades de se tomar a experiência e o saber que baliza a prática dos sujeitos como base do processo de ensino-aprendizagem.This article reports the experience lived by the authors during their training time in one of the practical activities of the Nursing Teaching Course. In the context of a Continued Education Project developed with community agents of the Family Health Program, the research approaches a discussion that was trigged off on a meeting about the subject: “Health, Healthy Family and Healthy Child”, when some manifestations of persons involved in the project were argued. The authors conclued that, as a pedogogic strategy, the use of group dynamics enlarges the possibilities of using the experience and knowledge that determines the person’s action, as a teaching-learning process base.El artículo relata una de las experiencias vividas por las autoras en la practica de una disciplina del curso de Licenciatura en Enfermería. En el contexto de un proyecto de educación continuada desenvolvido con agentes de la comunidad del Programa de Salud de la Familia, este artículo aborda la discusión que se hizo en una oficina acerca de la tematica “Salud, família sana y niño saludable, problematizando algunas de las manifestaciones de los sujetos envolvidos en este proceso de capacitación. Las autoras concluyen que, como estrategia pedagogica, la dinamica de la oficina amplia las posibilidades de se tomar la experiencia y el saber que baliza la practica de los sujetos como base del proceso de enseñanza y aprendizaje.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 20, n. 2 (jul. 1999), p. 37-49Familia : Saúde : Crianças : Saúde : Agentes comunitários : Agentes comunitáriosHealthFamilyChildNursing teaching courseContinued educatinCommunity agentsGroup dynamicsSaludFamiliaNiñoLicenciatura en enfermeríaEducación continuadaAgentes de la comunidadDinamicas de gruposSaúde, família saudável e criança saudável : Concepções e relacões das agentes comunitáriasHealth, healthy family and healthy child: conceptions and relations of community agents info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000290067.pdf.txt000290067.pdf.txtExtracted Texttext/plain36186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23478/2/000290067.pdf.txt6f997b978c5d0b2cdad94ab34d4e1e17MD52ORIGINAL000290067.pdf000290067.pdfTexto completoapplication/pdf39998http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23478/1/000290067.pdf7853f59c60e35bb57ce540031a21081fMD51THUMBNAIL000290067.pdf.jpg000290067.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1454http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23478/3/000290067.pdf.jpg739f660964a10deec861a8e853f73881MD5310183/234782018-10-17 08:10:59.363oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23478Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:10:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Saúde, família saudável e criança saudável : Concepções e relacões das agentes comunitárias |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Health, healthy family and healthy child: conceptions and relations of community agents |
title |
Saúde, família saudável e criança saudável : Concepções e relacões das agentes comunitárias |
spellingShingle |
Saúde, família saudável e criança saudável : Concepções e relacões das agentes comunitárias Vargas, Mara Ambrosina de Oliveira Familia : Saúde : Crianças : Saúde : Agentes comunitários : Agentes comunitários Health Family Child Nursing teaching course Continued educatin Community agents Group dynamics Salud Familia Niño Licenciatura en enfermería Educación continuada Agentes de la comunidad Dinamicas de grupos |
title_short |
Saúde, família saudável e criança saudável : Concepções e relacões das agentes comunitárias |
title_full |
Saúde, família saudável e criança saudável : Concepções e relacões das agentes comunitárias |
title_fullStr |
Saúde, família saudável e criança saudável : Concepções e relacões das agentes comunitárias |
title_full_unstemmed |
Saúde, família saudável e criança saudável : Concepções e relacões das agentes comunitárias |
title_sort |
Saúde, família saudável e criança saudável : Concepções e relacões das agentes comunitárias |
author |
Vargas, Mara Ambrosina de Oliveira |
author_facet |
Vargas, Mara Ambrosina de Oliveira Hecekler, Solange |
author_role |
author |
author2 |
Hecekler, Solange |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vargas, Mara Ambrosina de Oliveira Hecekler, Solange |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann |
contributor_str_mv |
Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Familia : Saúde : Crianças : Saúde : Agentes comunitários : Agentes comunitários |
topic |
Familia : Saúde : Crianças : Saúde : Agentes comunitários : Agentes comunitários Health Family Child Nursing teaching course Continued educatin Community agents Group dynamics Salud Familia Niño Licenciatura en enfermería Educación continuada Agentes de la comunidad Dinamicas de grupos |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Health Family Child Nursing teaching course Continued educatin Community agents Group dynamics |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Salud Familia Niño Licenciatura en enfermería Educación continuada Agentes de la comunidad Dinamicas de grupos |
description |
O artigo relata uma das experiências vivenciadas pelas autoras no estágio de uma das práticas de ensino do curso Licenciatura em Enfermagem. No contexto de um projeto de educação continuada desenvolvida com agentes comunitárias do Programa de Saúde da Família, o trabalho aborda a discussão que se desencadeou numa oficina em torno da temática “Saúde, família saudável e criança saudável”, problematizando algumas das manifestações dos sujeitos envolvidos neste processo de capacitação. As autoras concluem que, como estratégia pedagógica, a dinâmica de oficina amplia as possibilidades de se tomar a experiência e o saber que baliza a prática dos sujeitos como base do processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
1999 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1999 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-06-08T04:17:55Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/23478 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-6933 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000290067 |
identifier_str_mv |
0102-6933 000290067 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/23478 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 20, n. 2 (jul. 1999), p. 37-49 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23478/2/000290067.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23478/1/000290067.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23478/3/000290067.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6f997b978c5d0b2cdad94ab34d4e1e17 7853f59c60e35bb57ce540031a21081f 739f660964a10deec861a8e853f73881 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447416389763072 |