Funções estudadas no primeiro ano do ensino médio e suas aplicações
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
Texto Completo: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/934 |
Resumo: | Apesar da evolução das tecnologias da informação, que mudou o modo de acesso a todo e qualquer tipo de conteúdo e também o comportamento das pessoas, tornando-as mais autônomas em suas pesquisas e atividades cotidianas, é comum a dificuldade com o raciocínio matemático. Um exemplo disso se verifica no estudo das funções. Este conteúdo aparece no decorrer de praticamente todo o Ensino Médio. O que se percebe no contato com os alunos, é que a frustração aparece claramente quando ecoam no ar as perguntas “para que serve isto professor?” ou então “por que estudar sendo que nunca vou usar isto?”. Muito embora as ferramentas matemáticas estejam disponíveis para solucionar diversas circunstâncias da vida, a percepção e uso destes instrumentos não é tão óbvio na prática. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é estudar o conceito geral de função, bem como as funções afim, quadrática, exponencial e logarítmica, estudadas no primeiro ano do Ensino Médio, para então verificar a aplicação destas funções a situações do cotidiano, desde as mais evidentes como no cálculo do preço a pagar por um bem ou serviço, empréstimos ou medições na construção civil, ou mesmo em receitas culinárias. |
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Funções estudadas no primeiro ano do ensino médio e suas aplicaçõesFunções.Aplicações.Modelagem Matemática.Functions.Application.Mathematical Modeling.Matemática.Apesar da evolução das tecnologias da informação, que mudou o modo de acesso a todo e qualquer tipo de conteúdo e também o comportamento das pessoas, tornando-as mais autônomas em suas pesquisas e atividades cotidianas, é comum a dificuldade com o raciocínio matemático. Um exemplo disso se verifica no estudo das funções. Este conteúdo aparece no decorrer de praticamente todo o Ensino Médio. O que se percebe no contato com os alunos, é que a frustração aparece claramente quando ecoam no ar as perguntas “para que serve isto professor?” ou então “por que estudar sendo que nunca vou usar isto?”. Muito embora as ferramentas matemáticas estejam disponíveis para solucionar diversas circunstâncias da vida, a percepção e uso destes instrumentos não é tão óbvio na prática. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é estudar o conceito geral de função, bem como as funções afim, quadrática, exponencial e logarítmica, estudadas no primeiro ano do Ensino Médio, para então verificar a aplicação destas funções a situações do cotidiano, desde as mais evidentes como no cálculo do preço a pagar por um bem ou serviço, empréstimos ou medições na construção civil, ou mesmo em receitas culinárias.Despite the evolution of information technology, which has changed the mode of access to all types of content and also the behavior of people, making them more autonomous in their daily research and activities, the difficulty with mathematical reasoning is common. An example of this is found in the study of functions. This content appears throughout most of high school. What can be seen from the contact with the students is that frustration clearly appears when the questions “ what is this teacher for?” or “ why study it if I will never use this?” echo the air. Although mathematical tools are available to solve various life circumstances, the perception and use of these instruments is not so obvious in practice. In this sense, the objective of this work is to study the general concept of function, and the linear, quadratic, exponential and logarithmic functions, studied in the first year of high school, to verify the application of these functions to everyday situations, since the most evident in calculating the price to pay for a stuff or a service, loans or measurements in construction, or even in cooking recipes.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em MatemáticaBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalMARQUES, Danilo Adrian32740836821http://lattes.cnpq.br/3813352591577476BRAZ, June Cristien2020-01-14T17:07:39Z2019-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfBRAZ, June Cristien. Funções estudadas no primeiro ano do ensino médio e suas aplicações. 2019. 112f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 .http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/934porABESO. Cálculo do peso saudável. [20–?]. Disponível em: <http://www.abeso.org.br/ atitude-saudavel/imc>. Acesso em: 01 fev. 2019. ABNT. NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, RJ: ABNT, 2015. Disponível em: <https://www.ufpb.br/cia/ contents/manuais/abnt-nbr9050-edicao-2015.pdf>. Acesso em: 09 ago. 2019. AGUIAR, A. F. A.; XAVIER, A. F. S.; RODRIGUES, J. E. M. Cálculo para Ciências Médicas e Biológicas. São Paulo: Harbra, 1988. ALGOSOBRE. Balística e lançamento de projétil. [20–?]. Disponível em: <https: //www.algosobre.com.br/fisica/balistica-e-lancamento-de-projetil.html#menu2>. Acesso em: 17 ago. 2019. ANBIMA. Raio X do investidor brasileiro. [2018?]. 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