O serviço de proteção aos índios na história da escolarização do povo kaingang (1940-1967)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Juliana Schneider
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bergamaschi, Maria Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/241652
Resumo: O presente artigo aborda a escola implementada pelo Serviço de Proteção aosÍndios(SPI) junto ao povo Kaingang, no período de 1940 a 1967, visando compreender a atuaçãoda instituição escolar nascomunidades de Nonoai e Guarita (RS). Resulta de uma tese de doutorado e contou com pesquisa documental no arquivo do Museu do Índio(RJ),e com o registro de relatos orais doskófa, velhos e velhas Kaingang. A análise dos documentos oficiais e a escuta às vozes doskofámostram que a escola, planejada pelo SPI com a intenção de“civilizar”,alfabetizare difundirensinamentos agrícolas e cívicospara transformar os indígenas em trabalhadores rurais e desenvolver neles um sentimento de nacionalidade não cumpriu totalmente sua finalidade. A escola efetivamente implementada em Nonoai e Guaritaneste períodofoi fruto de disputas e negociações com as comunidades Kaingang,e os dados evidenciam seualcance limitado diante do que foiinicialmente anunciadopelo SPI. Indícios apontam que foi a partir da década de 1970 que a escola se expandiu em número e em alcance às crianças.
id UFRGS-2_9679a030d20a65db03dee128086d88cd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241652
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Medeiros, Juliana SchneiderBergamaschi, Maria Aparecida2022-07-02T05:13:49Z20212238-0620http://hdl.handle.net/10183/241652001143184O presente artigo aborda a escola implementada pelo Serviço de Proteção aosÍndios(SPI) junto ao povo Kaingang, no período de 1940 a 1967, visando compreender a atuaçãoda instituição escolar nascomunidades de Nonoai e Guarita (RS). Resulta de uma tese de doutorado e contou com pesquisa documental no arquivo do Museu do Índio(RJ),e com o registro de relatos orais doskófa, velhos e velhas Kaingang. A análise dos documentos oficiais e a escuta às vozes doskofámostram que a escola, planejada pelo SPI com a intenção de“civilizar”,alfabetizare difundirensinamentos agrícolas e cívicospara transformar os indígenas em trabalhadores rurais e desenvolver neles um sentimento de nacionalidade não cumpriu totalmente sua finalidade. A escola efetivamente implementada em Nonoai e Guaritaneste períodofoi fruto de disputas e negociações com as comunidades Kaingang,e os dados evidenciam seualcance limitado diante do que foiinicialmente anunciadopelo SPI. Indícios apontam que foi a partir da década de 1970 que a escola se expandiu em número e em alcance às crianças.This paper examines the role played by the school system implemented by the Serviço de Proteção aos Índios (SPI) government agency among the Kaingang people of Nonoai and Guarita (RS) between 1940 and 1967. The article is based on research carried out for a doctoral thesis, and draws on archive material from Museu do Índio (RJ) and on oral accounts by thekófa, the Kaingang elders. Analysis of official documents and of the kofá interviews show that the school, planned by the SPI with the intention to “civilize”, teach to read and write, and disseminate agricultural and civic teachings to transform indigenous people into rural workers while developing a sense of nationality, failed to achieve its goals. The school that was actually implemented in Nonoai and Guarita was the result of negotiations with the Kaingang communities, and the data show its limited success relative to the government's stated goals.Evidence suggests that the school system among the Kaingangexpanded fromthe1970s onwards.application/pdfporRevista Latino-Americana de História. São Leopoldo, RS. Vol. 10, n. 26 (ago./set. 2021), p. 149–170Educação indígenaKaingangServiço de Proteção aos ÍndiosIndigenous school.O serviço de proteção aos índios na história da escolarização do povo kaingang (1940-1967)The role of theserviço de proteção aos índiosgovernment agencyin the educational history of the kaingang people (1940-1967) info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001143184.pdf.txt001143184.pdf.txtExtracted Texttext/plain66779http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241652/2/001143184.pdf.txtb491231fc92cc4af1bc323d4519985c6MD52ORIGINAL001143184.pdfTexto completoapplication/pdf815767http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241652/1/001143184.pdf6061a508818dc0ff5d53da9ae13aed88MD5110183/2416522022-07-03 04:54:44.48277oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241652Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-03T07:54:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O serviço de proteção aos índios na história da escolarização do povo kaingang (1940-1967)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The role of theserviço de proteção aos índiosgovernment agencyin the educational history of the kaingang people (1940-1967)
title O serviço de proteção aos índios na história da escolarização do povo kaingang (1940-1967)
spellingShingle O serviço de proteção aos índios na história da escolarização do povo kaingang (1940-1967)
Medeiros, Juliana Schneider
Educação indígena
Kaingang
Serviço de Proteção aos Índios
Indigenous school.
title_short O serviço de proteção aos índios na história da escolarização do povo kaingang (1940-1967)
title_full O serviço de proteção aos índios na história da escolarização do povo kaingang (1940-1967)
title_fullStr O serviço de proteção aos índios na história da escolarização do povo kaingang (1940-1967)
title_full_unstemmed O serviço de proteção aos índios na história da escolarização do povo kaingang (1940-1967)
title_sort O serviço de proteção aos índios na história da escolarização do povo kaingang (1940-1967)
author Medeiros, Juliana Schneider
author_facet Medeiros, Juliana Schneider
Bergamaschi, Maria Aparecida
author_role author
author2 Bergamaschi, Maria Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Juliana Schneider
Bergamaschi, Maria Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação indígena
topic Educação indígena
Kaingang
Serviço de Proteção aos Índios
Indigenous school.
dc.subject.eng.fl_str_mv Kaingang
Serviço de Proteção aos Índios
Indigenous school.
description O presente artigo aborda a escola implementada pelo Serviço de Proteção aosÍndios(SPI) junto ao povo Kaingang, no período de 1940 a 1967, visando compreender a atuaçãoda instituição escolar nascomunidades de Nonoai e Guarita (RS). Resulta de uma tese de doutorado e contou com pesquisa documental no arquivo do Museu do Índio(RJ),e com o registro de relatos orais doskófa, velhos e velhas Kaingang. A análise dos documentos oficiais e a escuta às vozes doskofámostram que a escola, planejada pelo SPI com a intenção de“civilizar”,alfabetizare difundirensinamentos agrícolas e cívicospara transformar os indígenas em trabalhadores rurais e desenvolver neles um sentimento de nacionalidade não cumpriu totalmente sua finalidade. A escola efetivamente implementada em Nonoai e Guaritaneste períodofoi fruto de disputas e negociações com as comunidades Kaingang,e os dados evidenciam seualcance limitado diante do que foiinicialmente anunciadopelo SPI. Indícios apontam que foi a partir da década de 1970 que a escola se expandiu em número e em alcance às crianças.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-02T05:13:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/241652
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-0620
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001143184
identifier_str_mv 2238-0620
001143184
url http://hdl.handle.net/10183/241652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Latino-Americana de História. São Leopoldo, RS. Vol. 10, n. 26 (ago./set. 2021), p. 149–170
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241652/2/001143184.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241652/1/001143184.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b491231fc92cc4af1bc323d4519985c6
6061a508818dc0ff5d53da9ae13aed88
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225060487266304