Educação em fisioterapia nos cenários de aprendizagem da atenção primária à saúde : análise da produção científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kasper, Mariana Job
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alvarenga, Luiz Fernando Calage, Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234344
Resumo: Este estudo analisou a produção científica sobre o processo de formação do fisioterapeuta em cenários de aprendizagem da Atenção Primária à Saúde (APS), identificando práticas de ensino realizadas nesses espaços. Tratou-se de revisão integrativa de literatura na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando três combinações de descritores controlados, acrescidos do operador boleano ‘AND’: Fisioterapia/Ensino/APS; Diretrizes Curriculares Nacionais/Ensino Superior/Sistema Único de Saúde; Fisioterapia/Estágios/APS. Os critérios de inclusão contemplaram artigos de pesquisa sobre a temática, publicados de 2002 a 2019, em português, inglês ou espanhol. Foram analisados 12 artigos. Práticas de ensino na APS foram observadas nos estágios curriculares do último ano do curso, sendo pouco frequentes nas etapas iniciais da graduação. A APS também foi identificada como cenário de formação em disciplinas curriculares obrigatórias envolvendo saúde da comunidade/saúde coletiva e no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. Destacaram-se, como atividades desenvolvidas por estudantes de Fisioterapia na APS, atenção domiciliar/visitas às famílias, atividades no território com estudantes de diferentes cursos da saúde e realização de grupos de educação/promoção da saúde. Na perspectiva da interprofissionalidade, a APS mostrou-se um espaço integrador de ações entre as diferentes profissões da saúde. Barreiras para a inserção da APS nos currículos da Fisioterapia associaram-se a fragilidades na formação de docentes e preceptores para atuarem na APS, aspectos relativos à dinâmica das universidades (horários, recessos escolares, alta rotatividade de estudantes) e dos serviços (estrutura física frágil, rotatividade e baixo número de profissionais capacitados para atuação na APS, desconhecimento de usuários/gestores/demais profissionais da saúde em relação à atuação do fisioterapeuta na APS e ausência do fisioterapeuta de referência). Pesquisas ampliando essa estratégia de busca envolvendo mais bases de dados e descritores são recomendadas. Práticas curriculares pautadas na rede de cuidado em saúde que contemplem a APS devem ser estimuladas na formação do fisioterapeuta.
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spelling Kasper, Mariana JobAlvarenga, Luiz Fernando CalageToassi, Ramona Fernanda Ceriotti2022-01-21T04:38:22Z20212358-8306http://hdl.handle.net/10183/234344001135138Este estudo analisou a produção científica sobre o processo de formação do fisioterapeuta em cenários de aprendizagem da Atenção Primária à Saúde (APS), identificando práticas de ensino realizadas nesses espaços. Tratou-se de revisão integrativa de literatura na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando três combinações de descritores controlados, acrescidos do operador boleano ‘AND’: Fisioterapia/Ensino/APS; Diretrizes Curriculares Nacionais/Ensino Superior/Sistema Único de Saúde; Fisioterapia/Estágios/APS. Os critérios de inclusão contemplaram artigos de pesquisa sobre a temática, publicados de 2002 a 2019, em português, inglês ou espanhol. Foram analisados 12 artigos. Práticas de ensino na APS foram observadas nos estágios curriculares do último ano do curso, sendo pouco frequentes nas etapas iniciais da graduação. A APS também foi identificada como cenário de formação em disciplinas curriculares obrigatórias envolvendo saúde da comunidade/saúde coletiva e no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. Destacaram-se, como atividades desenvolvidas por estudantes de Fisioterapia na APS, atenção domiciliar/visitas às famílias, atividades no território com estudantes de diferentes cursos da saúde e realização de grupos de educação/promoção da saúde. Na perspectiva da interprofissionalidade, a APS mostrou-se um espaço integrador de ações entre as diferentes profissões da saúde. Barreiras para a inserção da APS nos currículos da Fisioterapia associaram-se a fragilidades na formação de docentes e preceptores para atuarem na APS, aspectos relativos à dinâmica das universidades (horários, recessos escolares, alta rotatividade de estudantes) e dos serviços (estrutura física frágil, rotatividade e baixo número de profissionais capacitados para atuação na APS, desconhecimento de usuários/gestores/demais profissionais da saúde em relação à atuação do fisioterapeuta na APS e ausência do fisioterapeuta de referência). Pesquisas ampliando essa estratégia de busca envolvendo mais bases de dados e descritores são recomendadas. Práticas curriculares pautadas na rede de cuidado em saúde que contemplem a APS devem ser estimuladas na formação do fisioterapeuta.This study analyzes the scientific production on the physiotherapist’s education process in Primary Health Care (PHC) learning scenarios, identifying teaching practices carried out in these spaces. It was an integrative literature review in the database of the Virtual Health Library (VHL), using three combinations of controlled descriptors, added to the Boolean operator ‘AND’: Physiotherapy/Teaching/PHC; National Curriculum Guidelines/Higher Education/ Unified Health System; Physiotherapy/Internships/PHC. The inclusion criteria comprised research articles on the subject between 2002 and 2019, in Portuguese, English, or Spanish and 12 articles were analyzed. Teaching practices in PHC were observed in the curricular studies of the last year of the course, being uncommon in the initial stages of graduation. PHC was also identified as a setting for training in mandatory curricular subjects involving community health/collective health and through the Education through Work for Health Program. It stood out as activities developed by Physiotherapy students at PHC in home care/visits to families, activities in the territory with students from different health courses, and holding education/health promotion groups. From the perspective of interprofessionality, PHC showed an integrating space for actions between different health professions. Barriers to the insertion of PHC in Physiotherapy curricula are associated with weaknesses in the training of teachers and preceptors for PHC performance, aspects related to the skills of Universities (schedules, school breaks, high student turnover) and services (fragile physical structure, turnover and low number of professionals trained to work in the PHC, unfamiliarity of users/managers/other health professionals in relation to the performance of the physiotherapist in the PHC, and absence of reference physiotherapist). Researches expanding this search strategy involving more databases and descriptors are recommended. Curricular practices based on the health care network that include PHC should be stimulated in the training of physiotherapists.application/pdfporCadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia. Porto Alegre. Vol. 8, n. 18 (2021), e08188, 16 p.Especialidade de FisioterapiaEducação superiorAtenção primária à saúdeSistema Único de SaúdePhysical therapyUniversity educationNational curriculum guidelinesPrimary health careUnified Health SystemEducação em fisioterapia nos cenários de aprendizagem da atenção primária à saúde : análise da produção científicaPhysiotherapy education in learning scenarios of primary health care : analysis of the scientific productioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135138.pdf.txt001135138.pdf.txtExtracted Texttext/plain61893http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234344/2/001135138.pdf.txtf58294bc88fb8240dff9e93ad0333f51MD52ORIGINAL001135138.pdfTexto completoapplication/pdf696228http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234344/1/001135138.pdfade22b759d7d19b2568a920db2c07b0fMD5110183/2343442022-02-22 05:09:30.133361oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234344Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:09:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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