Atenção primária como cenário de prática e aprendizagem na formação de fisioterapeutas no Brasil : percepção de estudantes, profissionais e usuários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kasper, Mariana Job
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Alvarenga, Luiz Fernando Calage, Schwingel, Glademir, Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236732
Resumo: O objetivo deste estudo é compreender o significado da experiência do estágio curricular de Fisioterapia em cenários de prática da Atenção Primária à Saúde (APS). Foi realizada uma pesquisa qualitativa (estudo de caso) a partir de entrevistas semiestruturadas com estudantes de Fisioterapia, supervisores, profissionais da saúde e usuários (n = 20). O material textual foi interpretado pela análise de conteúdo. O estágio na APS mostrou-se um importante componente curricular da graduação em Fisioterapia, oportunizando o conhecimento/problematização da singularidade da vida nos territórios e estabelecendo relações de vínculo do estudante aos usuários-famílias; e fortalecendo a identidade profissional do fisioterapeuta pelo reconhecimento da equipe e usuários sobre o papel da Fisioterapia na APS. Barreiras foram percebidas pela ausência do fisioterapeuta na equipe de APS e pela interação com a equipe, que foi restrita a determinados profissionais, limitando a análise da experiência do estágio na sua perspectiva interprofissional.
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spelling Kasper, Mariana JobAlvarenga, Luiz Fernando CalageSchwingel, GlademirToassi, Ramona Fernanda Ceriotti2022-04-07T04:48:29Z20221414-3283http://hdl.handle.net/10183/236732001137273O objetivo deste estudo é compreender o significado da experiência do estágio curricular de Fisioterapia em cenários de prática da Atenção Primária à Saúde (APS). Foi realizada uma pesquisa qualitativa (estudo de caso) a partir de entrevistas semiestruturadas com estudantes de Fisioterapia, supervisores, profissionais da saúde e usuários (n = 20). O material textual foi interpretado pela análise de conteúdo. O estágio na APS mostrou-se um importante componente curricular da graduação em Fisioterapia, oportunizando o conhecimento/problematização da singularidade da vida nos territórios e estabelecendo relações de vínculo do estudante aos usuários-famílias; e fortalecendo a identidade profissional do fisioterapeuta pelo reconhecimento da equipe e usuários sobre o papel da Fisioterapia na APS. Barreiras foram percebidas pela ausência do fisioterapeuta na equipe de APS e pela interação com a equipe, que foi restrita a determinados profissionais, limitando a análise da experiência do estágio na sua perspectiva interprofissional.This study aimed to understand the meaning of the experience of the Physiotherapy curricular internship in Primary Health Care (PHC) practice settings. A qualitative research (case study) was carried out based on semi-structured interviews with Physiotherapy students, supervisors, health professionals and users (n=20). The textual material was interpreted by content analysis. The internship in PHC proved to be an important curricular component of the Physiotherapy undergraduate course. It provided opportunities for knowing and problematizing the uniqueness of life in the territories and established bonds between students and users-families. It strengthened the professional identity of the physiotherapist through the team’s and users’ recognition of the role played by physiotherapy in PHC. Barriers were perceived due to the absence of the physiotherapist in the PHC team and to the fact that interaction with the team was restricted to certain professionals, limiting the analysis of the internship experience in its interprofessional perspective.El objetivo de este estudio es comprender el significado de la experiencia de la pasantía curricular de Fisioterapia en escenarios de práctica de la Atención Primaria de la Salud (APS). Se realizó investigación cualitativa (estudio de caso) a partir de entrevistas semiestructuradas con estudiantes de Fisioterapia, supervisores, profesionales de la salud y usuarios (n=20). El material textual se interpretó por el análisis de contenido. La pasantía en la APS mostró ser un importante componente curricular de la graduación en Fisioterapia. Hizo oportuno el conocimiento/problematización de la singularidad de la vida en los territorios, estableciendo relaciones de vínculo del estudiante con los usuarios-familias. Fortaleció la identidad profesional del fisioterapeuta por el reconocimiento del equipo y usuarios sobre el papel de la fisioterapia en la APS. Se percibieron barreras por la ausencia del fisioterapeuta en el equipo de APS y por la interacción con el equipo que se restringió a determinados profesionales, limitando el análisis de la experiencia de la pasantía desde su perspectiva interprofesional.application/pdfporInterface (Botucatu) : comunicação, saúde, educação. Botucatu. Vol. 26 (2022), e210508, 17 p.Especialidade de FisioterapiaEducação superiorCurrículoAtenção primária à saúdeSistema Único de SaúdePhysical therapy specialtyEducation higherCurriculumPrimary Health CareBrazilian National Health SystemFisioterapiaEnseñanza superiorAtención Primaria de la SaludSistema Brasileño de SaludAtenção primária como cenário de prática e aprendizagem na formação de fisioterapeutas no Brasil : percepção de estudantes, profissionais e usuáriosPrimary care as a practice and learning setting in the education of physiotherapists in Brazil : the perception of students, professionals and usersAtención primaria como escenario de práctica y aprendizaje en la formación de fisioterapeutas en Brasil : percepción de estudiantes, profesionales y usuariosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137273.pdf.txt001137273.pdf.txtExtracted Texttext/plain50433http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236732/3/001137273.pdf.txt33a76e5d49edd277ccadaeb4e6dcd88eMD53001137273-02.pdf.txt001137273-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain49344http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236732/4/001137273-02.pdf.txtde9ccd5b327c04bfa0f06629450f309fMD54ORIGINAL001137273.pdfTexto completoapplication/pdf408927http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236732/1/001137273.pdf0899e0ea84604e63d77c1aa6528fd9adMD51001137273-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf376493http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236732/2/001137273-02.pdf4f802857ade0eec5f284b8635429fa2aMD5210183/2367322023-08-06 03:44:37.06646oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236732Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-06T06:44:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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