Projeto de recuperação estrutural do pavimento dimensionado pelo Evercalc 5.0 e pelo Everpave 5.0
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/78285 |
Resumo: | Este trabalho trata de um projeto de restauração de pavimento e tem foco prático. O projeto consiste na recuperação estrutural e funcional de um trecho de 20 km entre o km 42 ao km 62 da BR-290/RS sob concessão da Concepa. A recuperação estrutural e funcional da rodovia está baseada em um método de avaliação estrutural não destrutivo utilizando-se o equipamento FWD (Falling Weight Deflectometer). Este método baseia-se em medidas de deformações elásticas do pavimento causadas pelo impacto da queda de um peso sobre o mesmo. As medições com FWD foram feitas para toda extensão do trecho, de 40 em 40 metros. As deflexões obtidas foram divididas em subtrechos de seções homogêneas. Por retroanálise, utilizando o programa Evercalc 5.0, foram calculados os módulos de resiliência de cada camada do pavimento. Com a utilização de um segundo programa, o Everpave 5.0, foram calculadas as espessuras das camadas de reforço em misturas asfálticas a serem aplicados na Rodovia. Através destas camadas de reforço em misturas asfálticas se dará a recuperação estrutural da Rodovia. No cálculo das espessuras das camadas de reforço foram considerados ainda, além dos módulos de resiliência de cada camada, o clima e o volume de tráfego estimado para a vida útil de projeto. As espessuras finais encontradas pelo programa foram comparadas com espessuras de reforço calculadas utilizando-se a norma DNER-PRO 269/94. |
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