Dimensionamento de pavimento aeroportuário: análise mecanística com o software Alizé
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/24091 |
Resumo: | Este trabalho aborda aspectos relativos ao dimensionamento de uma estrutura de pavimento aeroportuário. Para que um pavimento esteja em boas condições de operação, deve propiciar aos seus usuários conforto e segurança. Precisa, do mesmo modo, estar bem dimensionado do ponto de vista estrutural. Na avaliação de um pavimento, dois aspectos devem ser levados em conta, sendo eles: estrutural e funcional. O aspecto funcional está relacionado à camada de revestimento e com possíveis defeitos que essa possa apresentar. O enfoque deste trabalho é na abordagem estrutural. Foram analisados quatro tipos de aeronaves: Airbus A340, Airbus A380, Boeing B777 e Boeing B747. Foram estudadas suas cargas, pressão de inflação dos pneus e geometrias dos trens-de-pouso, dados necessários para emprego do software. Foi definida uma estrutura para ser avaliada pelo programa Alizé. Definidos os carregamentos e a estrutura a ser analisada, foram determinadas as solicitações atuantes no pavimento bem como os valores admissíveis que a estrutura pode suportar. Com base nos resultados computados, foram feitas análises dos mesmos. Os valores atuantes na estrutura foram comparados com os valores admissíveis suportados pelos materiais constituintes das camadas. Por fim, foram feitas algumas conclusões com relação à deformação de extensão atuante na fibra inferior da camada de revestimento asfáltico bem como das deformações verticais atuantes nas camadas de base, sub-base e subleito. Foi possível fazer considerações relacionadas à fadiga do revestimento asfáltico bem como possíveis rupturas das camadas granulares. |
id |
UFRGS-2_e10365e027eb3c466365499496d7b55e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24091 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Martell, Daniel WolterNunez, Washington Peres2010-06-23T04:21:00Z2009http://hdl.handle.net/10183/24091000741752Este trabalho aborda aspectos relativos ao dimensionamento de uma estrutura de pavimento aeroportuário. Para que um pavimento esteja em boas condições de operação, deve propiciar aos seus usuários conforto e segurança. Precisa, do mesmo modo, estar bem dimensionado do ponto de vista estrutural. Na avaliação de um pavimento, dois aspectos devem ser levados em conta, sendo eles: estrutural e funcional. O aspecto funcional está relacionado à camada de revestimento e com possíveis defeitos que essa possa apresentar. O enfoque deste trabalho é na abordagem estrutural. Foram analisados quatro tipos de aeronaves: Airbus A340, Airbus A380, Boeing B777 e Boeing B747. Foram estudadas suas cargas, pressão de inflação dos pneus e geometrias dos trens-de-pouso, dados necessários para emprego do software. Foi definida uma estrutura para ser avaliada pelo programa Alizé. Definidos os carregamentos e a estrutura a ser analisada, foram determinadas as solicitações atuantes no pavimento bem como os valores admissíveis que a estrutura pode suportar. Com base nos resultados computados, foram feitas análises dos mesmos. Os valores atuantes na estrutura foram comparados com os valores admissíveis suportados pelos materiais constituintes das camadas. Por fim, foram feitas algumas conclusões com relação à deformação de extensão atuante na fibra inferior da camada de revestimento asfáltico bem como das deformações verticais atuantes nas camadas de base, sub-base e subleito. Foi possível fazer considerações relacionadas à fadiga do revestimento asfáltico bem como possíveis rupturas das camadas granulares.application/pdfporEngenharia civilDimensionamento de pavimento aeroportuário: análise mecanística com o software Alizéinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2009Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000741752.pdf.txt000741752.pdf.txtExtracted Texttext/plain99678http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24091/2/000741752.pdf.txte5630776d7613ab7072dc5132903e12bMD52ORIGINAL000741752.pdf000741752.pdfTexto completoapplication/pdf1707859http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24091/1/000741752.pdf5109f5e1e627d620b7be57a9577ff5eaMD51THUMBNAIL000741752.pdf.jpg000741752.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24091/3/000741752.pdf.jpg9581cd9e732f4b9823a3893be9ed979eMD5310183/240912018-10-17 08:30:59.806oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24091Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:30:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dimensionamento de pavimento aeroportuário: análise mecanística com o software Alizé |
title |
Dimensionamento de pavimento aeroportuário: análise mecanística com o software Alizé |
spellingShingle |
Dimensionamento de pavimento aeroportuário: análise mecanística com o software Alizé Martell, Daniel Wolter Engenharia civil |
title_short |
Dimensionamento de pavimento aeroportuário: análise mecanística com o software Alizé |
title_full |
Dimensionamento de pavimento aeroportuário: análise mecanística com o software Alizé |
title_fullStr |
Dimensionamento de pavimento aeroportuário: análise mecanística com o software Alizé |
title_full_unstemmed |
Dimensionamento de pavimento aeroportuário: análise mecanística com o software Alizé |
title_sort |
Dimensionamento de pavimento aeroportuário: análise mecanística com o software Alizé |
author |
Martell, Daniel Wolter |
author_facet |
Martell, Daniel Wolter |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martell, Daniel Wolter |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunez, Washington Peres |
contributor_str_mv |
Nunez, Washington Peres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia civil |
topic |
Engenharia civil |
description |
Este trabalho aborda aspectos relativos ao dimensionamento de uma estrutura de pavimento aeroportuário. Para que um pavimento esteja em boas condições de operação, deve propiciar aos seus usuários conforto e segurança. Precisa, do mesmo modo, estar bem dimensionado do ponto de vista estrutural. Na avaliação de um pavimento, dois aspectos devem ser levados em conta, sendo eles: estrutural e funcional. O aspecto funcional está relacionado à camada de revestimento e com possíveis defeitos que essa possa apresentar. O enfoque deste trabalho é na abordagem estrutural. Foram analisados quatro tipos de aeronaves: Airbus A340, Airbus A380, Boeing B777 e Boeing B747. Foram estudadas suas cargas, pressão de inflação dos pneus e geometrias dos trens-de-pouso, dados necessários para emprego do software. Foi definida uma estrutura para ser avaliada pelo programa Alizé. Definidos os carregamentos e a estrutura a ser analisada, foram determinadas as solicitações atuantes no pavimento bem como os valores admissíveis que a estrutura pode suportar. Com base nos resultados computados, foram feitas análises dos mesmos. Os valores atuantes na estrutura foram comparados com os valores admissíveis suportados pelos materiais constituintes das camadas. Por fim, foram feitas algumas conclusões com relação à deformação de extensão atuante na fibra inferior da camada de revestimento asfáltico bem como das deformações verticais atuantes nas camadas de base, sub-base e subleito. Foi possível fazer considerações relacionadas à fadiga do revestimento asfáltico bem como possíveis rupturas das camadas granulares. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-06-23T04:21:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/24091 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000741752 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/24091 |
identifier_str_mv |
000741752 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24091/2/000741752.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24091/1/000741752.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24091/3/000741752.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e5630776d7613ab7072dc5132903e12b 5109f5e1e627d620b7be57a9577ff5ea 9581cd9e732f4b9823a3893be9ed979e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224395046256640 |