Explorando a geometria espacial no ensino médio com o uso da informática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102829 |
Resumo: | Esse trabalho é sobre Inclusão Digital na Matemática que consiste na utilização integrada do computador como ferramenta nas aulas de Matemática sobre geometria espacial explorando a Relação de Euler no ensino médio. A geometria espacial é considerada um dos conteúdos mais importantes para desenvolver o conhecimento das formas construídas no cotidiano do aluno. A amostratrabalhada são alunos dos anos finais do ensino médio de uma escola pública do estado do Rio Grande do Sul. Serão utilizados softwares educacionais para exploração de conceitos com o uso do Poly e do Sketchup para comparar o aplicativo mais eficaz para aprendizagem matemática. É fundamental desenvolver essas práticas para que o aluno possa fazer relação da matemática trabalhada na forma tradicional e da matemática desenvolvida com o uso dos softwares. |
id |
UFRGS-2_971e7c79fd006857338a949a03a21119 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102829 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ricaldi, Tatiane CoutoBasso, Lourenço de Oliveira2014-09-11T02:09:51Z2012http://hdl.handle.net/10183/102829000922106Esse trabalho é sobre Inclusão Digital na Matemática que consiste na utilização integrada do computador como ferramenta nas aulas de Matemática sobre geometria espacial explorando a Relação de Euler no ensino médio. A geometria espacial é considerada um dos conteúdos mais importantes para desenvolver o conhecimento das formas construídas no cotidiano do aluno. A amostratrabalhada são alunos dos anos finais do ensino médio de uma escola pública do estado do Rio Grande do Sul. Serão utilizados softwares educacionais para exploração de conceitos com o uso do Poly e do Sketchup para comparar o aplicativo mais eficaz para aprendizagem matemática. É fundamental desenvolver essas práticas para que o aluno possa fazer relação da matemática trabalhada na forma tradicional e da matemática desenvolvida com o uso dos softwares.application/pdfporMatemáticaEnsinoGeometriaInclusão digitalExplorando a geometria espacial no ensino médio com o uso da informáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000922106.pdf000922106.pdfTexto completoapplication/pdf987721http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102829/1/000922106.pdfd69026a56655b6f814f7538064010d7fMD51TEXT000922106.pdf.txt000922106.pdf.txtExtracted Texttext/plain84112http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102829/2/000922106.pdf.txt3b9d307896d0d8cec77644952833001aMD52THUMBNAIL000922106.pdf.jpg000922106.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102829/3/000922106.pdf.jpg2aa90bfdec6b87a738f15ab51483a2deMD5310183/1028292018-10-23 09:14:21.348oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102829Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:14:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Explorando a geometria espacial no ensino médio com o uso da informática |
title |
Explorando a geometria espacial no ensino médio com o uso da informática |
spellingShingle |
Explorando a geometria espacial no ensino médio com o uso da informática Ricaldi, Tatiane Couto Matemática Ensino Geometria Inclusão digital |
title_short |
Explorando a geometria espacial no ensino médio com o uso da informática |
title_full |
Explorando a geometria espacial no ensino médio com o uso da informática |
title_fullStr |
Explorando a geometria espacial no ensino médio com o uso da informática |
title_full_unstemmed |
Explorando a geometria espacial no ensino médio com o uso da informática |
title_sort |
Explorando a geometria espacial no ensino médio com o uso da informática |
author |
Ricaldi, Tatiane Couto |
author_facet |
Ricaldi, Tatiane Couto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ricaldi, Tatiane Couto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Lourenço de Oliveira |
contributor_str_mv |
Basso, Lourenço de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Ensino Geometria Inclusão digital |
topic |
Matemática Ensino Geometria Inclusão digital |
description |
Esse trabalho é sobre Inclusão Digital na Matemática que consiste na utilização integrada do computador como ferramenta nas aulas de Matemática sobre geometria espacial explorando a Relação de Euler no ensino médio. A geometria espacial é considerada um dos conteúdos mais importantes para desenvolver o conhecimento das formas construídas no cotidiano do aluno. A amostratrabalhada são alunos dos anos finais do ensino médio de uma escola pública do estado do Rio Grande do Sul. Serão utilizados softwares educacionais para exploração de conceitos com o uso do Poly e do Sketchup para comparar o aplicativo mais eficaz para aprendizagem matemática. É fundamental desenvolver essas práticas para que o aluno possa fazer relação da matemática trabalhada na forma tradicional e da matemática desenvolvida com o uso dos softwares. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-11T02:09:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102829 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000922106 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102829 |
identifier_str_mv |
000922106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102829/1/000922106.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102829/2/000922106.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102829/3/000922106.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d69026a56655b6f814f7538064010d7f 3b9d307896d0d8cec77644952833001a 2aa90bfdec6b87a738f15ab51483a2de |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447132860055552 |