A experiência do estágio de docência
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/83592 |
Resumo: | O presente artigo relata a experiência de uma mestranda acerca do estágio de docência na graduação, desenvolvido na disciplina Enfermagem em Saúde Mental II, do quinto semestre de graduação em Enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estágio compreendeu os meses de agosto a dezembro de 2007, sendo realizado numa unidade de saúde da família, com duas equipes de saúde da família. A modalidade de atendimento desenvolvida foi visita domiciliar, que busca maior aproximação com a realidade da vida das pessoas. As alunas desenvolveram um trabalho relevante para a unidade em questão, auxiliando na resolução de determinadas situações, oferecendo atendimento de qualidade e ampliando a oferta de serviços aos usuários de saúde mental, visando a reinserção social. A experiência foi de grande valia, integrando diferentes fases do ensino e proporcionando um pensar mais crítico sobre a saúde mental e suas interfaces com as demais áreas da saúde. |
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Mielke, Fernanda BarretoOlschowsky, Agnes2013-12-12T01:49:48Z20091414-8536http://hdl.handle.net/10183/83592000743261O presente artigo relata a experiência de uma mestranda acerca do estágio de docência na graduação, desenvolvido na disciplina Enfermagem em Saúde Mental II, do quinto semestre de graduação em Enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estágio compreendeu os meses de agosto a dezembro de 2007, sendo realizado numa unidade de saúde da família, com duas equipes de saúde da família. A modalidade de atendimento desenvolvida foi visita domiciliar, que busca maior aproximação com a realidade da vida das pessoas. As alunas desenvolveram um trabalho relevante para a unidade em questão, auxiliando na resolução de determinadas situações, oferecendo atendimento de qualidade e ampliando a oferta de serviços aos usuários de saúde mental, visando a reinserção social. A experiência foi de grande valia, integrando diferentes fases do ensino e proporcionando um pensar mais crítico sobre a saúde mental e suas interfaces com as demais áreas da saúde.This article reports the experience of the teaching training of graduation students developed in the discipline of Mental Health Nursing II, in the fifth period of the Nursing undergraduate program, at the Federal University of Rio Grande do Sul. The training was developed between August and December , 2007 in a family health unit, with two family health teams. Home visits were performed for to know the reality of the people’s life. The students developed a relevant work to the unit in question, assisting in the resolution of certain situations, providing quality care and increasing the supply of services to users of mental health, regarding social reintegration. The experience was of great value, including various stages of education and providing a more critical thinking about mental health and their relations with other health areas.El presente artículo relata la experiencia de una maestreada sobre la pasantía de enseñanza en la graduación, desarrollada en la disciplina de Enfermería en Salud Mental II, del quinto semestre de la graduación en Enfermería, de la Universidad Federal del Rio Grande del Sur. La pasantía comprendió los meses de agosto a diciembre de 2007, siendo realizado en una unidad de salud de la familia, con dos equipos de salud de la familia. La modalidad de atendimiento desarrollada fue visita domiciliar, que busca mayor aproximación con la realidad de vida de las personas. Las alumnas desarrollaran un trabajo relevante para la unidad en cuestión, ayudando en la resolución de determinadas situaciones, ofreciendo atendimiento de calidad y ampliando la oferta de servicios a los usuarios de salud mental, visando la reinserción social. La experiencia fue muy valiosa, integrando diferentes fases de la enseñanza y proporcionando un pensamiento más crítico sobre la salud mental e sus interfaces con las otras áreas de la salud.application/pdfporCogitare enfermagem. Curitiba. Vol. 14, n.3 (jul./set. 2009), p. 579-583EstágioPrática do docente de enfermagemSaúde mentalMental healthNursingNursing teacher practiceSalud mentalEnfermeríaPráctica del docente de enfermeríaA experiência do estágio de docênciaLa experiencia de la pasantía de docencia The experience of the teaching training info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000743261.pdf000743261.pdfTexto completoapplication/pdf28068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83592/1/000743261.pdfcf66c34b60ca3b1e29131772487bf4f8MD51TEXT000743261.pdf.txt000743261.pdf.txtExtracted Texttext/plain22495http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83592/2/000743261.pdf.txtc31aa82c5684b7e65e2fbdb66b5229faMD52THUMBNAIL000743261.pdf.jpg000743261.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1751http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83592/3/000743261.pdf.jpg6d5ca6958cce79432265daa99525a4d7MD5310183/835922021-03-09 04:37:10.620819oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83592Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:37:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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