A experiência do estágio de docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mielke, Fernanda Barreto
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Olschowsky, Agnes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/83592
Resumo: O presente artigo relata a experiência de uma mestranda acerca do estágio de docência na graduação, desenvolvido na disciplina Enfermagem em Saúde Mental II, do quinto semestre de graduação em Enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estágio compreendeu os meses de agosto a dezembro de 2007, sendo realizado numa unidade de saúde da família, com duas equipes de saúde da família. A modalidade de atendimento desenvolvida foi visita domiciliar, que busca maior aproximação com a realidade da vida das pessoas. As alunas desenvolveram um trabalho relevante para a unidade em questão, auxiliando na resolução de determinadas situações, oferecendo atendimento de qualidade e ampliando a oferta de serviços aos usuários de saúde mental, visando a reinserção social. A experiência foi de grande valia, integrando diferentes fases do ensino e proporcionando um pensar mais crítico sobre a saúde mental e suas interfaces com as demais áreas da saúde.
id UFRGS-2_972fb6e8802cd4ad929296a7d1f4dde7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83592
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mielke, Fernanda BarretoOlschowsky, Agnes2013-12-12T01:49:48Z20091414-8536http://hdl.handle.net/10183/83592000743261O presente artigo relata a experiência de uma mestranda acerca do estágio de docência na graduação, desenvolvido na disciplina Enfermagem em Saúde Mental II, do quinto semestre de graduação em Enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estágio compreendeu os meses de agosto a dezembro de 2007, sendo realizado numa unidade de saúde da família, com duas equipes de saúde da família. A modalidade de atendimento desenvolvida foi visita domiciliar, que busca maior aproximação com a realidade da vida das pessoas. As alunas desenvolveram um trabalho relevante para a unidade em questão, auxiliando na resolução de determinadas situações, oferecendo atendimento de qualidade e ampliando a oferta de serviços aos usuários de saúde mental, visando a reinserção social. A experiência foi de grande valia, integrando diferentes fases do ensino e proporcionando um pensar mais crítico sobre a saúde mental e suas interfaces com as demais áreas da saúde.This article reports the experience of the teaching training of graduation students developed in the discipline of Mental Health Nursing II, in the fifth period of the Nursing undergraduate program, at the Federal University of Rio Grande do Sul. The training was developed between August and December , 2007 in a family health unit, with two family health teams. Home visits were performed for to know the reality of the people’s life. The students developed a relevant work to the unit in question, assisting in the resolution of certain situations, providing quality care and increasing the supply of services to users of mental health, regarding social reintegration. The experience was of great value, including various stages of education and providing a more critical thinking about mental health and their relations with other health areas.El presente artículo relata la experiencia de una maestreada sobre la pasantía de enseñanza en la graduación, desarrollada en la disciplina de Enfermería en Salud Mental II, del quinto semestre de la graduación en Enfermería, de la Universidad Federal del Rio Grande del Sur. La pasantía comprendió los meses de agosto a diciembre de 2007, siendo realizado en una unidad de salud de la familia, con dos equipos de salud de la familia. La modalidad de atendimiento desarrollada fue visita domiciliar, que busca mayor aproximación con la realidad de vida de las personas. Las alumnas desarrollaran un trabajo relevante para la unidad en cuestión, ayudando en la resolución de determinadas situaciones, ofreciendo atendimiento de calidad y ampliando la oferta de servicios a los usuarios de salud mental, visando la reinserción social. La experiencia fue muy valiosa, integrando diferentes fases de la enseñanza y proporcionando un pensamiento más crítico sobre la salud mental e sus interfaces con las otras áreas de la salud.application/pdfporCogitare enfermagem. Curitiba. Vol. 14, n.3 (jul./set. 2009), p. 579-583EstágioPrática do docente de enfermagemSaúde mentalMental healthNursingNursing teacher practiceSalud mentalEnfermeríaPráctica del docente de enfermeríaA experiência do estágio de docênciaLa experiencia de la pasantía de docencia The experience of the teaching training info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000743261.pdf000743261.pdfTexto completoapplication/pdf28068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83592/1/000743261.pdfcf66c34b60ca3b1e29131772487bf4f8MD51TEXT000743261.pdf.txt000743261.pdf.txtExtracted Texttext/plain22495http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83592/2/000743261.pdf.txtc31aa82c5684b7e65e2fbdb66b5229faMD52THUMBNAIL000743261.pdf.jpg000743261.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1751http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83592/3/000743261.pdf.jpg6d5ca6958cce79432265daa99525a4d7MD5310183/835922021-03-09 04:37:10.620819oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83592Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:37:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A experiência do estágio de docência
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La experiencia de la pasantía de docencia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The experience of the teaching training
title A experiência do estágio de docência
spellingShingle A experiência do estágio de docência
Mielke, Fernanda Barreto
Estágio
Prática do docente de enfermagem
Saúde mental
Mental health
Nursing
Nursing teacher practice
Salud mental
Enfermería
Práctica del docente de enfermería
title_short A experiência do estágio de docência
title_full A experiência do estágio de docência
title_fullStr A experiência do estágio de docência
title_full_unstemmed A experiência do estágio de docência
title_sort A experiência do estágio de docência
author Mielke, Fernanda Barreto
author_facet Mielke, Fernanda Barreto
Olschowsky, Agnes
author_role author
author2 Olschowsky, Agnes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mielke, Fernanda Barreto
Olschowsky, Agnes
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio
Prática do docente de enfermagem
Saúde mental
topic Estágio
Prática do docente de enfermagem
Saúde mental
Mental health
Nursing
Nursing teacher practice
Salud mental
Enfermería
Práctica del docente de enfermería
dc.subject.eng.fl_str_mv Mental health
Nursing
Nursing teacher practice
dc.subject.spa.fl_str_mv Salud mental
Enfermería
Práctica del docente de enfermería
description O presente artigo relata a experiência de uma mestranda acerca do estágio de docência na graduação, desenvolvido na disciplina Enfermagem em Saúde Mental II, do quinto semestre de graduação em Enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estágio compreendeu os meses de agosto a dezembro de 2007, sendo realizado numa unidade de saúde da família, com duas equipes de saúde da família. A modalidade de atendimento desenvolvida foi visita domiciliar, que busca maior aproximação com a realidade da vida das pessoas. As alunas desenvolveram um trabalho relevante para a unidade em questão, auxiliando na resolução de determinadas situações, oferecendo atendimento de qualidade e ampliando a oferta de serviços aos usuários de saúde mental, visando a reinserção social. A experiência foi de grande valia, integrando diferentes fases do ensino e proporcionando um pensar mais crítico sobre a saúde mental e suas interfaces com as demais áreas da saúde.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-12-12T01:49:48Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/83592
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-8536
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000743261
identifier_str_mv 1414-8536
000743261
url http://hdl.handle.net/10183/83592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cogitare enfermagem. Curitiba. Vol. 14, n.3 (jul./set. 2009), p. 579-583
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83592/1/000743261.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83592/2/000743261.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83592/3/000743261.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cf66c34b60ca3b1e29131772487bf4f8
c31aa82c5684b7e65e2fbdb66b5229fa
6d5ca6958cce79432265daa99525a4d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447520528039936