O desempenho das universidades brasileiras no U-Multirank e Ranking Universitário Folha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morandin, Janaina Lais Pacheco Lara
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Natália Rodrigues da, Vanz, Samile Andrea de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/214618
Resumo: A hostilidade inicial perante os rankings universitários foi paulatinamente perdendo força em função da possibilidade de melhorias institucionais a partir das comparações por métodos, em geral, quanti- tativos. O papel nacional ou regional das instituições, na formação em graduação e na prestação de serviços à comunidade são, de fato, temas relevantes e geralmente subvalorizados pelos rankings internacionais, porém ganham destaque em alguns rankings nacionais. Neste contexto, o presente artigo objetiva compreender e discutir as metodologias utilizadas por dois rankings distintos, o ran- king internacional U-Multirank e o nacional Ranking Universitário Folha, buscando expandir a pers- pectiva de compreensão acerca do tema e o aprofundamento da discussão acerca destes rankings aqui no Brasil. O estudo fundamenta-se em uma revisão de literatura sobre rankings universitários, especialmente o U-Multirank e o Ranking Universitário Folha. Utiliza pesquisa bibliográfica e docu- mental, com coleta de dados nos sites dos respectivos rankings. Observou-se que as instituições de ensino brasileiras são grandes e generalistas, o que dificulta a visibilidade internacional. Porém, o resultado do ranking nacional apresentado mostra-se similar ao internacional, na comparação entre as instituições. A análise da metodologia utilizada pelos rankings indica os pontos negativos e positi- vos que influenciam na avaliação das universidades. Conclui-se acerca da relevância do debate sobre o tema, considerando-se que os rankings universitários permitem uma discussão sobre as universi- dades que sem dúvida, contribui para o aperfeiçoamento das instituições e, em última análise, do sistema de educação do país.
id UFRGS-2_97311a170f88756d79e91f1ee0628634
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214618
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Morandin, Janaina Lais Pacheco LaraSilva, Natália Rodrigues daVanz, Samile Andrea de Souza2020-11-04T04:08:12Z20202358-0763http://hdl.handle.net/10183/214618001118214A hostilidade inicial perante os rankings universitários foi paulatinamente perdendo força em função da possibilidade de melhorias institucionais a partir das comparações por métodos, em geral, quanti- tativos. O papel nacional ou regional das instituições, na formação em graduação e na prestação de serviços à comunidade são, de fato, temas relevantes e geralmente subvalorizados pelos rankings internacionais, porém ganham destaque em alguns rankings nacionais. Neste contexto, o presente artigo objetiva compreender e discutir as metodologias utilizadas por dois rankings distintos, o ran- king internacional U-Multirank e o nacional Ranking Universitário Folha, buscando expandir a pers- pectiva de compreensão acerca do tema e o aprofundamento da discussão acerca destes rankings aqui no Brasil. O estudo fundamenta-se em uma revisão de literatura sobre rankings universitários, especialmente o U-Multirank e o Ranking Universitário Folha. Utiliza pesquisa bibliográfica e docu- mental, com coleta de dados nos sites dos respectivos rankings. Observou-se que as instituições de ensino brasileiras são grandes e generalistas, o que dificulta a visibilidade internacional. Porém, o resultado do ranking nacional apresentado mostra-se similar ao internacional, na comparação entre as instituições. A análise da metodologia utilizada pelos rankings indica os pontos negativos e positi- vos que influenciam na avaliação das universidades. Conclui-se acerca da relevância do debate sobre o tema, considerando-se que os rankings universitários permitem uma discussão sobre as universi- dades que sem dúvida, contribui para o aperfeiçoamento das instituições e, em última análise, do sistema de educação do país.An initial hostility displayed over the university rankings was gradually lost due to the possibility of institutional improvements based on comparisons by methods, in general, quantitative. The national or regional role of institutions, undergraduate training and community services provision are in fact, relevant themes which are generally undervalued by international rankings, however they are high- lighted in the national ones. In this context, the paper’s goal is understand and discusses how the methodologies used by two different rankings, the international U-Multirank and the national Rank- ing Universitário Folha, seeking the perspective of understanding the theme and deepening the dis- cussion here in Brazil. The study is based on a university rankings literature review, regarding espe- cially the U-Multirank and the Ranking Universitário Folha. It uses bibliographic and documentary research, with data collection on the ranking’s websites. The results showed that Brazilian education- al institutions are large and generalist, which hinder international visibility. However, the results pre- sented by the national ranking is similar to the international one, in the comparison between institu- tions. An analysis of the methodology used by the rankings indicates the negative and positive points that influence universities evaluation. The conclusion goes towards the relevance of the topic debate, considering that the university rankings provide a discussion about the universities that contribute to the improvement of the institutions and, ultimately, of the country's education system.application/pdfporCiência da Informação em Revista. Maceió, AL: Universidade Federal de Alagoas. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Vol. 7, n. 2 (maio/ago. 2020), p. 116-136Indicadores científicosUniversidade : BrasilBibliometriaUniversity RankingsU-MultirankRUFBrazilian UniversitiesO desempenho das universidades brasileiras no U-Multirank e Ranking Universitário FolhaThe performance of Brazilian universities on U-Multirank and Folha University Ranking info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118214.pdf.txt001118214.pdf.txtExtracted Texttext/plain62797http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214618/2/001118214.pdf.txta050758055bf9c8e70ac6f8fee9a4547MD52ORIGINAL001118214.pdfTexto completoapplication/pdf467527http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214618/1/001118214.pdfc893e17e10e311eac50afb5a9427d9c7MD5110183/2146182020-11-05 05:07:18.426697oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214618Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-11-05T07:07:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desempenho das universidades brasileiras no U-Multirank e Ranking Universitário Folha
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The performance of Brazilian universities on U-Multirank and Folha University Ranking
title O desempenho das universidades brasileiras no U-Multirank e Ranking Universitário Folha
spellingShingle O desempenho das universidades brasileiras no U-Multirank e Ranking Universitário Folha
Morandin, Janaina Lais Pacheco Lara
Indicadores científicos
Universidade : Brasil
Bibliometria
University Rankings
U-Multirank
RUF
Brazilian Universities
title_short O desempenho das universidades brasileiras no U-Multirank e Ranking Universitário Folha
title_full O desempenho das universidades brasileiras no U-Multirank e Ranking Universitário Folha
title_fullStr O desempenho das universidades brasileiras no U-Multirank e Ranking Universitário Folha
title_full_unstemmed O desempenho das universidades brasileiras no U-Multirank e Ranking Universitário Folha
title_sort O desempenho das universidades brasileiras no U-Multirank e Ranking Universitário Folha
author Morandin, Janaina Lais Pacheco Lara
author_facet Morandin, Janaina Lais Pacheco Lara
Silva, Natália Rodrigues da
Vanz, Samile Andrea de Souza
author_role author
author2 Silva, Natália Rodrigues da
Vanz, Samile Andrea de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morandin, Janaina Lais Pacheco Lara
Silva, Natália Rodrigues da
Vanz, Samile Andrea de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Indicadores científicos
Universidade : Brasil
Bibliometria
topic Indicadores científicos
Universidade : Brasil
Bibliometria
University Rankings
U-Multirank
RUF
Brazilian Universities
dc.subject.eng.fl_str_mv University Rankings
U-Multirank
RUF
Brazilian Universities
description A hostilidade inicial perante os rankings universitários foi paulatinamente perdendo força em função da possibilidade de melhorias institucionais a partir das comparações por métodos, em geral, quanti- tativos. O papel nacional ou regional das instituições, na formação em graduação e na prestação de serviços à comunidade são, de fato, temas relevantes e geralmente subvalorizados pelos rankings internacionais, porém ganham destaque em alguns rankings nacionais. Neste contexto, o presente artigo objetiva compreender e discutir as metodologias utilizadas por dois rankings distintos, o ran- king internacional U-Multirank e o nacional Ranking Universitário Folha, buscando expandir a pers- pectiva de compreensão acerca do tema e o aprofundamento da discussão acerca destes rankings aqui no Brasil. O estudo fundamenta-se em uma revisão de literatura sobre rankings universitários, especialmente o U-Multirank e o Ranking Universitário Folha. Utiliza pesquisa bibliográfica e docu- mental, com coleta de dados nos sites dos respectivos rankings. Observou-se que as instituições de ensino brasileiras são grandes e generalistas, o que dificulta a visibilidade internacional. Porém, o resultado do ranking nacional apresentado mostra-se similar ao internacional, na comparação entre as instituições. A análise da metodologia utilizada pelos rankings indica os pontos negativos e positi- vos que influenciam na avaliação das universidades. Conclui-se acerca da relevância do debate sobre o tema, considerando-se que os rankings universitários permitem uma discussão sobre as universi- dades que sem dúvida, contribui para o aperfeiçoamento das instituições e, em última análise, do sistema de educação do país.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-04T04:08:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/214618
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2358-0763
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001118214
identifier_str_mv 2358-0763
001118214
url http://hdl.handle.net/10183/214618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ciência da Informação em Revista. Maceió, AL: Universidade Federal de Alagoas. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Vol. 7, n. 2 (maio/ago. 2020), p. 116-136
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214618/2/001118214.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214618/1/001118214.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a050758055bf9c8e70ac6f8fee9a4547
c893e17e10e311eac50afb5a9427d9c7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225000506621952