O desempenho das universidades brasileiras no U-Multirank e Ranking Universitário Folha
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/214618 |
Resumo: | A hostilidade inicial perante os rankings universitários foi paulatinamente perdendo força em função da possibilidade de melhorias institucionais a partir das comparações por métodos, em geral, quanti- tativos. O papel nacional ou regional das instituições, na formação em graduação e na prestação de serviços à comunidade são, de fato, temas relevantes e geralmente subvalorizados pelos rankings internacionais, porém ganham destaque em alguns rankings nacionais. Neste contexto, o presente artigo objetiva compreender e discutir as metodologias utilizadas por dois rankings distintos, o ran- king internacional U-Multirank e o nacional Ranking Universitário Folha, buscando expandir a pers- pectiva de compreensão acerca do tema e o aprofundamento da discussão acerca destes rankings aqui no Brasil. O estudo fundamenta-se em uma revisão de literatura sobre rankings universitários, especialmente o U-Multirank e o Ranking Universitário Folha. Utiliza pesquisa bibliográfica e docu- mental, com coleta de dados nos sites dos respectivos rankings. Observou-se que as instituições de ensino brasileiras são grandes e generalistas, o que dificulta a visibilidade internacional. Porém, o resultado do ranking nacional apresentado mostra-se similar ao internacional, na comparação entre as instituições. A análise da metodologia utilizada pelos rankings indica os pontos negativos e positi- vos que influenciam na avaliação das universidades. Conclui-se acerca da relevância do debate sobre o tema, considerando-se que os rankings universitários permitem uma discussão sobre as universi- dades que sem dúvida, contribui para o aperfeiçoamento das instituições e, em última análise, do sistema de educação do país. |
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Morandin, Janaina Lais Pacheco LaraSilva, Natália Rodrigues daVanz, Samile Andrea de Souza2020-11-04T04:08:12Z20202358-0763http://hdl.handle.net/10183/214618001118214A hostilidade inicial perante os rankings universitários foi paulatinamente perdendo força em função da possibilidade de melhorias institucionais a partir das comparações por métodos, em geral, quanti- tativos. O papel nacional ou regional das instituições, na formação em graduação e na prestação de serviços à comunidade são, de fato, temas relevantes e geralmente subvalorizados pelos rankings internacionais, porém ganham destaque em alguns rankings nacionais. Neste contexto, o presente artigo objetiva compreender e discutir as metodologias utilizadas por dois rankings distintos, o ran- king internacional U-Multirank e o nacional Ranking Universitário Folha, buscando expandir a pers- pectiva de compreensão acerca do tema e o aprofundamento da discussão acerca destes rankings aqui no Brasil. O estudo fundamenta-se em uma revisão de literatura sobre rankings universitários, especialmente o U-Multirank e o Ranking Universitário Folha. Utiliza pesquisa bibliográfica e docu- mental, com coleta de dados nos sites dos respectivos rankings. Observou-se que as instituições de ensino brasileiras são grandes e generalistas, o que dificulta a visibilidade internacional. Porém, o resultado do ranking nacional apresentado mostra-se similar ao internacional, na comparação entre as instituições. A análise da metodologia utilizada pelos rankings indica os pontos negativos e positi- vos que influenciam na avaliação das universidades. Conclui-se acerca da relevância do debate sobre o tema, considerando-se que os rankings universitários permitem uma discussão sobre as universi- dades que sem dúvida, contribui para o aperfeiçoamento das instituições e, em última análise, do sistema de educação do país.An initial hostility displayed over the university rankings was gradually lost due to the possibility of institutional improvements based on comparisons by methods, in general, quantitative. The national or regional role of institutions, undergraduate training and community services provision are in fact, relevant themes which are generally undervalued by international rankings, however they are high- lighted in the national ones. In this context, the paper’s goal is understand and discusses how the methodologies used by two different rankings, the international U-Multirank and the national Rank- ing Universitário Folha, seeking the perspective of understanding the theme and deepening the dis- cussion here in Brazil. The study is based on a university rankings literature review, regarding espe- cially the U-Multirank and the Ranking Universitário Folha. It uses bibliographic and documentary research, with data collection on the ranking’s websites. The results showed that Brazilian education- al institutions are large and generalist, which hinder international visibility. However, the results pre- sented by the national ranking is similar to the international one, in the comparison between institu- tions. An analysis of the methodology used by the rankings indicates the negative and positive points that influence universities evaluation. The conclusion goes towards the relevance of the topic debate, considering that the university rankings provide a discussion about the universities that contribute to the improvement of the institutions and, ultimately, of the country's education system.application/pdfporCiência da Informação em Revista. Maceió, AL: Universidade Federal de Alagoas. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Vol. 7, n. 2 (maio/ago. 2020), p. 116-136Indicadores científicosUniversidade : BrasilBibliometriaUniversity RankingsU-MultirankRUFBrazilian UniversitiesO desempenho das universidades brasileiras no U-Multirank e Ranking Universitário FolhaThe performance of Brazilian universities on U-Multirank and Folha University Ranking info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118214.pdf.txt001118214.pdf.txtExtracted Texttext/plain62797http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214618/2/001118214.pdf.txta050758055bf9c8e70ac6f8fee9a4547MD52ORIGINAL001118214.pdfTexto completoapplication/pdf467527http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214618/1/001118214.pdfc893e17e10e311eac50afb5a9427d9c7MD5110183/2146182020-11-05 05:07:18.426697oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214618Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-11-05T07:07:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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