A escrita do caso e a ressignificação da experiência de estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236321 |
Resumo: | Essa pesquisa visa investigar as potencialidades de um método de supervisão acadêmica fundado na reflexão a partir da escrita da experiência de estudantes de graduação envolvidos em atividades teórico-práticas e estágios curriculares. Esse método é chamado de “escrita do caso” (onde o caso pode ser um paciente, um grupo ou uma instituição). A metodologia da pesquisa envolve a leitura, em grupo, da produção escrita de cada estudante em encontros semanais de supervisão. A aprendizagem é avaliada com base nas etapas de desenvolvimento do método: descobertas durante a escrita e durante a leitura em grupo do texto escrito, elaborações posteriores do texto e implicações na intervenção. Palavras chave: produção escrita, aprendizagem, supervisão acadêmica. |
id |
UFRGS-2_973cc7e480af6d17a4305e0e6feabaa7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236321 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Maraschin, CleciD'Agord, Marta Regina de LeaoSantos, Nair Iracema Silveira dosSordi, Regina Orgler2022-03-27T04:32:05Z20061413-0394http://hdl.handle.net/10183/236321000591047Essa pesquisa visa investigar as potencialidades de um método de supervisão acadêmica fundado na reflexão a partir da escrita da experiência de estudantes de graduação envolvidos em atividades teórico-práticas e estágios curriculares. Esse método é chamado de “escrita do caso” (onde o caso pode ser um paciente, um grupo ou uma instituição). A metodologia da pesquisa envolve a leitura, em grupo, da produção escrita de cada estudante em encontros semanais de supervisão. A aprendizagem é avaliada com base nas etapas de desenvolvimento do método: descobertas durante a escrita e durante a leitura em grupo do texto escrito, elaborações posteriores do texto e implicações na intervenção. Palavras chave: produção escrita, aprendizagem, supervisão acadêmica.Essa pesquisa visa investigar as potencialidades de um método de supervisão acadêmica fundado na reflexão a partir da escrita da experiência de estudantes de graduação envolvidos em atividades teórico-práticas e estágios curriculares. Esse método é chamado de “escrita do caso” (onde o caso pode ser um paciente, um grupo ou uma instituição). A metodologia da pesquisa envolve a leitura, em grupo, da produção escrita de cada estudante em encontros semanais de supervisão. A aprendizagem é avaliada com base nas etapas de desenvolvimento do método: descobertas durante a escrita e durante a leitura em grupo do texto escrito, elaborações posteriores do texto e implicações na intervenção. Palavras chave: produção escrita, aprendizagem, supervisão acadêmica.application/pdfporAletheia. Canoas. N. 24 (jul./dez. 2006), p. 35-47.Psicologia : Ensino : EstagiosEscritaAprendizagemWriting productionAcademic supervisionA escrita do caso e a ressignificação da experiência de estágioThe writing of the case and the ressignification of the training experience info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000591047.pdf.txt000591047.pdf.txtExtracted Texttext/plain50286http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236321/2/000591047.pdf.txtd95dfec880989140a3d0509251786795MD52ORIGINAL000591047.pdfTexto completoapplication/pdf135426http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236321/1/000591047.pdf03e270f2009648fcb570ef79a5150f45MD5110183/2363212022-04-05 04:41:09.862032oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236321Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-05T07:41:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A escrita do caso e a ressignificação da experiência de estágio |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The writing of the case and the ressignification of the training experience |
title |
A escrita do caso e a ressignificação da experiência de estágio |
spellingShingle |
A escrita do caso e a ressignificação da experiência de estágio Maraschin, Cleci Psicologia : Ensino : Estagios Escrita Aprendizagem Writing production Academic supervision |
title_short |
A escrita do caso e a ressignificação da experiência de estágio |
title_full |
A escrita do caso e a ressignificação da experiência de estágio |
title_fullStr |
A escrita do caso e a ressignificação da experiência de estágio |
title_full_unstemmed |
A escrita do caso e a ressignificação da experiência de estágio |
title_sort |
A escrita do caso e a ressignificação da experiência de estágio |
author |
Maraschin, Cleci |
author_facet |
Maraschin, Cleci D'Agord, Marta Regina de Leao Santos, Nair Iracema Silveira dos Sordi, Regina Orgler |
author_role |
author |
author2 |
D'Agord, Marta Regina de Leao Santos, Nair Iracema Silveira dos Sordi, Regina Orgler |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maraschin, Cleci D'Agord, Marta Regina de Leao Santos, Nair Iracema Silveira dos Sordi, Regina Orgler |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia : Ensino : Estagios Escrita Aprendizagem |
topic |
Psicologia : Ensino : Estagios Escrita Aprendizagem Writing production Academic supervision |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Writing production Academic supervision |
description |
Essa pesquisa visa investigar as potencialidades de um método de supervisão acadêmica fundado na reflexão a partir da escrita da experiência de estudantes de graduação envolvidos em atividades teórico-práticas e estágios curriculares. Esse método é chamado de “escrita do caso” (onde o caso pode ser um paciente, um grupo ou uma instituição). A metodologia da pesquisa envolve a leitura, em grupo, da produção escrita de cada estudante em encontros semanais de supervisão. A aprendizagem é avaliada com base nas etapas de desenvolvimento do método: descobertas durante a escrita e durante a leitura em grupo do texto escrito, elaborações posteriores do texto e implicações na intervenção. Palavras chave: produção escrita, aprendizagem, supervisão acadêmica. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-27T04:32:05Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/236321 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1413-0394 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000591047 |
identifier_str_mv |
1413-0394 000591047 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/236321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Aletheia. Canoas. N. 24 (jul./dez. 2006), p. 35-47. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236321/2/000591047.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236321/1/000591047.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d95dfec880989140a3d0509251786795 03e270f2009648fcb570ef79a5150f45 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225051857485824 |