A escrita do caso e a ressignificação da experiência de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maraschin, Cleci
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: D'Agord, Marta Regina de Leao, Santos, Nair Iracema Silveira dos, Sordi, Regina Orgler
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236321
Resumo: Essa pesquisa visa investigar as potencialidades de um método de supervisão acadêmica fundado na reflexão a partir da escrita da experiência de estudantes de graduação envolvidos em atividades teórico-práticas e estágios curriculares. Esse método é chamado de “escrita do caso” (onde o caso pode ser um paciente, um grupo ou uma instituição). A metodologia da pesquisa envolve a leitura, em grupo, da produção escrita de cada estudante em encontros semanais de supervisão. A aprendizagem é avaliada com base nas etapas de desenvolvimento do método: descobertas durante a escrita e durante a leitura em grupo do texto escrito, elaborações posteriores do texto e implicações na intervenção. Palavras chave: produção escrita, aprendizagem, supervisão acadêmica.
id UFRGS-2_973cc7e480af6d17a4305e0e6feabaa7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236321
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Maraschin, CleciD'Agord, Marta Regina de LeaoSantos, Nair Iracema Silveira dosSordi, Regina Orgler2022-03-27T04:32:05Z20061413-0394http://hdl.handle.net/10183/236321000591047Essa pesquisa visa investigar as potencialidades de um método de supervisão acadêmica fundado na reflexão a partir da escrita da experiência de estudantes de graduação envolvidos em atividades teórico-práticas e estágios curriculares. Esse método é chamado de “escrita do caso” (onde o caso pode ser um paciente, um grupo ou uma instituição). A metodologia da pesquisa envolve a leitura, em grupo, da produção escrita de cada estudante em encontros semanais de supervisão. A aprendizagem é avaliada com base nas etapas de desenvolvimento do método: descobertas durante a escrita e durante a leitura em grupo do texto escrito, elaborações posteriores do texto e implicações na intervenção. Palavras chave: produção escrita, aprendizagem, supervisão acadêmica.Essa pesquisa visa investigar as potencialidades de um método de supervisão acadêmica fundado na reflexão a partir da escrita da experiência de estudantes de graduação envolvidos em atividades teórico-práticas e estágios curriculares. Esse método é chamado de “escrita do caso” (onde o caso pode ser um paciente, um grupo ou uma instituição). A metodologia da pesquisa envolve a leitura, em grupo, da produção escrita de cada estudante em encontros semanais de supervisão. A aprendizagem é avaliada com base nas etapas de desenvolvimento do método: descobertas durante a escrita e durante a leitura em grupo do texto escrito, elaborações posteriores do texto e implicações na intervenção. Palavras chave: produção escrita, aprendizagem, supervisão acadêmica.application/pdfporAletheia. Canoas. N. 24 (jul./dez. 2006), p. 35-47.Psicologia : Ensino : EstagiosEscritaAprendizagemWriting productionAcademic supervisionA escrita do caso e a ressignificação da experiência de estágioThe writing of the case and the ressignification of the training experience info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000591047.pdf.txt000591047.pdf.txtExtracted Texttext/plain50286http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236321/2/000591047.pdf.txtd95dfec880989140a3d0509251786795MD52ORIGINAL000591047.pdfTexto completoapplication/pdf135426http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236321/1/000591047.pdf03e270f2009648fcb570ef79a5150f45MD5110183/2363212022-04-05 04:41:09.862032oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236321Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-05T07:41:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escrita do caso e a ressignificação da experiência de estágio
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The writing of the case and the ressignification of the training experience
title A escrita do caso e a ressignificação da experiência de estágio
spellingShingle A escrita do caso e a ressignificação da experiência de estágio
Maraschin, Cleci
Psicologia : Ensino : Estagios
Escrita
Aprendizagem
Writing production
Academic supervision
title_short A escrita do caso e a ressignificação da experiência de estágio
title_full A escrita do caso e a ressignificação da experiência de estágio
title_fullStr A escrita do caso e a ressignificação da experiência de estágio
title_full_unstemmed A escrita do caso e a ressignificação da experiência de estágio
title_sort A escrita do caso e a ressignificação da experiência de estágio
author Maraschin, Cleci
author_facet Maraschin, Cleci
D'Agord, Marta Regina de Leao
Santos, Nair Iracema Silveira dos
Sordi, Regina Orgler
author_role author
author2 D'Agord, Marta Regina de Leao
Santos, Nair Iracema Silveira dos
Sordi, Regina Orgler
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maraschin, Cleci
D'Agord, Marta Regina de Leao
Santos, Nair Iracema Silveira dos
Sordi, Regina Orgler
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia : Ensino : Estagios
Escrita
Aprendizagem
topic Psicologia : Ensino : Estagios
Escrita
Aprendizagem
Writing production
Academic supervision
dc.subject.eng.fl_str_mv Writing production
Academic supervision
description Essa pesquisa visa investigar as potencialidades de um método de supervisão acadêmica fundado na reflexão a partir da escrita da experiência de estudantes de graduação envolvidos em atividades teórico-práticas e estágios curriculares. Esse método é chamado de “escrita do caso” (onde o caso pode ser um paciente, um grupo ou uma instituição). A metodologia da pesquisa envolve a leitura, em grupo, da produção escrita de cada estudante em encontros semanais de supervisão. A aprendizagem é avaliada com base nas etapas de desenvolvimento do método: descobertas durante a escrita e durante a leitura em grupo do texto escrito, elaborações posteriores do texto e implicações na intervenção. Palavras chave: produção escrita, aprendizagem, supervisão acadêmica.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-27T04:32:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/236321
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-0394
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000591047
identifier_str_mv 1413-0394
000591047
url http://hdl.handle.net/10183/236321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Aletheia. Canoas. N. 24 (jul./dez. 2006), p. 35-47.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236321/2/000591047.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236321/1/000591047.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d95dfec880989140a3d0509251786795
03e270f2009648fcb570ef79a5150f45
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225051857485824