O processo de desenvolvimento de escrita no ensino superior: um olhar sobre o licenciando em Letras
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2017 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Raído (Online) |
Download full: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5558 |
Summary: | Neste artigo, abordamos indícios da aprendizagem de escrita acadêmica em curso de licenciatura, a partir de corpus coletado com um licenciando em Letras, demandado a escrever gêneros acadêmicos durante os três primeiros períodos letivos do seu curso superior, mas sem necessariamente ter sido apresentado à estrutura prototípica, aos temas, às sequências dos gêneros solicitados ou a formas de manifestação autoral. Observamos, então, as estratégias linguísticas usadas por esse sujeito quanto às sequências analíticas próprias da resenha, do artigo de opinião e do relato de observação, caracterizadas pela informatividade, argumentatividade e correlação com o discurso científico, por serem aquelas que revelam a inserção (ou não) do sujeito na comunidade discursiva de referência. Como resultado, verificamos que a aprendizagem da escrita acadêmica deu-se em etapas a partir da apropriação de especificidades da escrita nessa esfera, principalmente da unidade retórica da análise. |
id |
UFGD-4_ec15c0afbd937fe4381b307f608c051f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5558 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de desenvolvimento de escrita no ensino superior: um olhar sobre o licenciando em LetrasThe development of writing skills in higher education: a glance at graduating students in LinguisticsAprendizagem de escrita. Escrita acadêmica. Ensino Superior.Learning WritingAcademic writingHigher Education.Neste artigo, abordamos indícios da aprendizagem de escrita acadêmica em curso de licenciatura, a partir de corpus coletado com um licenciando em Letras, demandado a escrever gêneros acadêmicos durante os três primeiros períodos letivos do seu curso superior, mas sem necessariamente ter sido apresentado à estrutura prototípica, aos temas, às sequências dos gêneros solicitados ou a formas de manifestação autoral. Observamos, então, as estratégias linguísticas usadas por esse sujeito quanto às sequências analíticas próprias da resenha, do artigo de opinião e do relato de observação, caracterizadas pela informatividade, argumentatividade e correlação com o discurso científico, por serem aquelas que revelam a inserção (ou não) do sujeito na comunidade discursiva de referência. Como resultado, verificamos que a aprendizagem da escrita acadêmica deu-se em etapas a partir da apropriação de especificidades da escrita nessa esfera, principalmente da unidade retórica da análise.In this article, we discuss the evidence of the academic learning of writing in a Licenciate Course, with a corpus collected from an undergraduate student of Letters, who has to write academic genres during the first three semesters of his university course, but without necessarily having been presented to the structure prototype, the themes, the sequences of the requested genres or forms of authorship demonstration. We observed language strategies used by this subject as to the analytical sequences of the review, the article of opinion and the observation report, characterized by informativeness, argumentativity and correlation with the scientific discourse, because they are the ones that reveal the inclusion (or not) of the subject in the discursive community of reference. As a result, we found that the learning of academic writing took place in stages ranging from specific appropriation of writing in this sphere, especially the rhetoric unit of analysis.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/555810.30612/raido.v11i27.5558Raído; v. 11 n. 27 (2017); 224-2461984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5558/3738Copyright (c) 2017 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Elisa Cristina AmorimAraújo, Denise Lino de2019-07-05T15:45:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5558Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-07-05T15:45:51Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de desenvolvimento de escrita no ensino superior: um olhar sobre o licenciando em Letras The development of writing skills in higher education: a glance at graduating students in Linguistics |
title |
O processo de desenvolvimento de escrita no ensino superior: um olhar sobre o licenciando em Letras |
spellingShingle |
O processo de desenvolvimento de escrita no ensino superior: um olhar sobre o licenciando em Letras Ferreira, Elisa Cristina Amorim Aprendizagem de escrita. Escrita acadêmica. Ensino Superior. Learning Writing Academic writing Higher Education. |
title_short |
O processo de desenvolvimento de escrita no ensino superior: um olhar sobre o licenciando em Letras |
title_full |
O processo de desenvolvimento de escrita no ensino superior: um olhar sobre o licenciando em Letras |
title_fullStr |
O processo de desenvolvimento de escrita no ensino superior: um olhar sobre o licenciando em Letras |
title_full_unstemmed |
O processo de desenvolvimento de escrita no ensino superior: um olhar sobre o licenciando em Letras |
title_sort |
O processo de desenvolvimento de escrita no ensino superior: um olhar sobre o licenciando em Letras |
author |
Ferreira, Elisa Cristina Amorim |
author_facet |
Ferreira, Elisa Cristina Amorim Araújo, Denise Lino de |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Denise Lino de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Elisa Cristina Amorim Araújo, Denise Lino de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem de escrita. Escrita acadêmica. Ensino Superior. Learning Writing Academic writing Higher Education. |
topic |
Aprendizagem de escrita. Escrita acadêmica. Ensino Superior. Learning Writing Academic writing Higher Education. |
description |
Neste artigo, abordamos indícios da aprendizagem de escrita acadêmica em curso de licenciatura, a partir de corpus coletado com um licenciando em Letras, demandado a escrever gêneros acadêmicos durante os três primeiros períodos letivos do seu curso superior, mas sem necessariamente ter sido apresentado à estrutura prototípica, aos temas, às sequências dos gêneros solicitados ou a formas de manifestação autoral. Observamos, então, as estratégias linguísticas usadas por esse sujeito quanto às sequências analíticas próprias da resenha, do artigo de opinião e do relato de observação, caracterizadas pela informatividade, argumentatividade e correlação com o discurso científico, por serem aquelas que revelam a inserção (ou não) do sujeito na comunidade discursiva de referência. Como resultado, verificamos que a aprendizagem da escrita acadêmica deu-se em etapas a partir da apropriação de especificidades da escrita nessa esfera, principalmente da unidade retórica da análise. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5558 10.30612/raido.v11i27.5558 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5558 |
identifier_str_mv |
10.30612/raido.v11i27.5558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5558/3738 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Raído info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Raído |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 11 n. 27 (2017); 224-246 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316389871648768 |