O processo de desenvolvimento de escrita no ensino superior: um olhar sobre o licenciando em Letras

Bibliographic Details
Main Author: Ferreira, Elisa Cristina Amorim
Publication Date: 2017
Other Authors: Araújo, Denise Lino de
Format: Article
Language: por
Source: Raído (Online)
Download full: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5558
Summary: Neste artigo, abordamos indícios da aprendizagem de escrita acadêmica em curso de licenciatura, a partir de corpus coletado com um licenciando em Letras, demandado a escrever gêneros acadêmicos durante os três primeiros períodos letivos do seu curso superior, mas sem necessariamente ter sido apresentado à estrutura prototípica, aos temas, às sequências dos gêneros solicitados ou a formas de manifestação autoral. Observamos, então, as estratégias linguísticas usadas por esse sujeito quanto às sequências analíticas próprias da resenha, do artigo de opinião e do relato de observação, caracterizadas pela informatividade, argumentatividade e correlação com o discurso científico, por serem aquelas que revelam a inserção (ou não) do sujeito na comunidade discursiva de referência. Como resultado, verificamos que a aprendizagem da escrita acadêmica deu-se em etapas a partir da apropriação de especificidades da escrita nessa esfera, principalmente da unidade retórica da análise.
id UFGD-4_ec15c0afbd937fe4381b307f608c051f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5558
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling O processo de desenvolvimento de escrita no ensino superior: um olhar sobre o licenciando em LetrasThe development of writing skills in higher education: a glance at graduating students in LinguisticsAprendizagem de escrita. Escrita acadêmica. Ensino Superior.Learning WritingAcademic writingHigher Education.Neste artigo, abordamos indícios da aprendizagem de escrita acadêmica em curso de licenciatura, a partir de corpus coletado com um licenciando em Letras, demandado a escrever gêneros acadêmicos durante os três primeiros períodos letivos do seu curso superior, mas sem necessariamente ter sido apresentado à estrutura prototípica, aos temas, às sequências dos gêneros solicitados ou a formas de manifestação autoral. Observamos, então, as estratégias linguísticas usadas por esse sujeito quanto às sequências analíticas próprias da resenha, do artigo de opinião e do relato de observação, caracterizadas pela informatividade, argumentatividade e correlação com o discurso científico, por serem aquelas que revelam a inserção (ou não) do sujeito na comunidade discursiva de referência. Como resultado, verificamos que a aprendizagem da escrita acadêmica deu-se em etapas a partir da apropriação de especificidades da escrita nessa esfera, principalmente da unidade retórica da análise.In this article, we discuss the evidence of the academic learning of writing in a Licenciate Course, with a corpus collected from an undergraduate student of Letters, who has to write academic genres during the first three semesters of his university course, but without necessarily having been presented to the structure prototype, the themes, the sequences of the requested genres or forms of authorship demonstration. We observed language strategies used by this subject as to the analytical sequences of the review, the article of opinion and the observation report, characterized by informativeness, argumentativity and correlation with the scientific discourse, because they are the ones that reveal the inclusion (or not) of the subject in the discursive community of reference. As a result, we found that the learning of academic writing took place in stages ranging from specific appropriation of writing in this sphere, especially the rhetoric unit of analysis.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/555810.30612/raido.v11i27.5558Raído; v. 11 n. 27 (2017); 224-2461984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5558/3738Copyright (c) 2017 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Elisa Cristina AmorimAraújo, Denise Lino de2019-07-05T15:45:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5558Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-07-05T15:45:51Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de desenvolvimento de escrita no ensino superior: um olhar sobre o licenciando em Letras
The development of writing skills in higher education: a glance at graduating students in Linguistics
title O processo de desenvolvimento de escrita no ensino superior: um olhar sobre o licenciando em Letras
spellingShingle O processo de desenvolvimento de escrita no ensino superior: um olhar sobre o licenciando em Letras
Ferreira, Elisa Cristina Amorim
Aprendizagem de escrita. Escrita acadêmica. Ensino Superior.
Learning Writing
Academic writing
Higher Education.
title_short O processo de desenvolvimento de escrita no ensino superior: um olhar sobre o licenciando em Letras
title_full O processo de desenvolvimento de escrita no ensino superior: um olhar sobre o licenciando em Letras
title_fullStr O processo de desenvolvimento de escrita no ensino superior: um olhar sobre o licenciando em Letras
title_full_unstemmed O processo de desenvolvimento de escrita no ensino superior: um olhar sobre o licenciando em Letras
title_sort O processo de desenvolvimento de escrita no ensino superior: um olhar sobre o licenciando em Letras
author Ferreira, Elisa Cristina Amorim
author_facet Ferreira, Elisa Cristina Amorim
Araújo, Denise Lino de
author_role author
author2 Araújo, Denise Lino de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Elisa Cristina Amorim
Araújo, Denise Lino de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem de escrita. Escrita acadêmica. Ensino Superior.
Learning Writing
Academic writing
Higher Education.
topic Aprendizagem de escrita. Escrita acadêmica. Ensino Superior.
Learning Writing
Academic writing
Higher Education.
description Neste artigo, abordamos indícios da aprendizagem de escrita acadêmica em curso de licenciatura, a partir de corpus coletado com um licenciando em Letras, demandado a escrever gêneros acadêmicos durante os três primeiros períodos letivos do seu curso superior, mas sem necessariamente ter sido apresentado à estrutura prototípica, aos temas, às sequências dos gêneros solicitados ou a formas de manifestação autoral. Observamos, então, as estratégias linguísticas usadas por esse sujeito quanto às sequências analíticas próprias da resenha, do artigo de opinião e do relato de observação, caracterizadas pela informatividade, argumentatividade e correlação com o discurso científico, por serem aquelas que revelam a inserção (ou não) do sujeito na comunidade discursiva de referência. Como resultado, verificamos que a aprendizagem da escrita acadêmica deu-se em etapas a partir da apropriação de especificidades da escrita nessa esfera, principalmente da unidade retórica da análise.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5558
10.30612/raido.v11i27.5558
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5558
identifier_str_mv 10.30612/raido.v11i27.5558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5558/3738
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Raído
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Raído
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 11 n. 27 (2017); 224-246
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316389871648768