(Des)alinhamento entre a oferta de ensino e a demanda de qualificação para o mercado de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marostica, Pedro Diegues Vaz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237814
Resumo: O presente trabalho de pesquisa monográfica faz uma análise do (des)alinhamento entre a oferta de ensino e a demanda de qualificação para o mercado de trabalho. Dispõe sobre como a educação precisa garantir o encadeamento curricular e aumentar a oferta de conteúdos essenciais e o desenvolvimento de novas habilidades necessárias que facilitem o ingresso dos jovens no mercado e, ao mesmo tempo, comtemplem as necessidades deste. O mundo vem passando por muitas mudanças que produziram transformações na prática social e no trabalho e a educação, que não as reconhecia antes, não pôde mais ficar alheia a elas e deve gerar um ambiente favorável à qualificação, atendendo a demanda desse mercado e gerando uma mão de obra qualificada que automaticamente possibilite uma produtividade maior para as empresas e o surgimento de novas perspectivas e negócios. Além da pesquisa nos referenciais teóricos relevantes ao tema, aplicou-se um questionário a estudantes de ensino médio e superior, vestibulando e graduados nos últimos cinco anos e realizaram-se três entrevistas com gestores de empresas a fim de se compreender as percepções de ambas as partes, empregado e empregador, e analisar as perspectivas deles em relação ao tema de estudo. A discussão dos resultados obtidos mostrou um desalinhamento entre a oferta de ensino e a demanda de qualificação para o mercado de trabalho, sendo o sistema de ensino formal insuficiente às necessidades das empresas nos dias de hoje. Ademais, notou-se o crescimento do uso da tecnologia como potencial amenizadora das carências educacionais por meio das redes e plataformas digitais de aprendizagem. Por isso a necessidade de o setor educacional ser repensado e promover reformas que busquem sua adequação às exigências desse novo mercado de trabalho e, na insuficiência deste, de os próprios jovens encontrarem alternativas que os encaminhem a um futuro promissor, vivenciando experiências e se libertando a enxergar novos horizontes.
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Além da pesquisa nos referenciais teóricos relevantes ao tema, aplicou-se um questionário a estudantes de ensino médio e superior, vestibulando e graduados nos últimos cinco anos e realizaram-se três entrevistas com gestores de empresas a fim de se compreender as percepções de ambas as partes, empregado e empregador, e analisar as perspectivas deles em relação ao tema de estudo. A discussão dos resultados obtidos mostrou um desalinhamento entre a oferta de ensino e a demanda de qualificação para o mercado de trabalho, sendo o sistema de ensino formal insuficiente às necessidades das empresas nos dias de hoje. Ademais, notou-se o crescimento do uso da tecnologia como potencial amenizadora das carências educacionais por meio das redes e plataformas digitais de aprendizagem. Por isso a necessidade de o setor educacional ser repensado e promover reformas que busquem sua adequação às exigências desse novo mercado de trabalho e, na insuficiência deste, de os próprios jovens encontrarem alternativas que os encaminhem a um futuro promissor, vivenciando experiências e se libertando a enxergar novos horizontes.This monograph research work analyzes the (mis)alignment between the offer of education and the demand for qualification in the labor market. Provides for how education needs to ensure the curricular chain and increase the supply of essential content and the development of new skills needed to facilitate the entry of young people into the market and, at the same time, meet its needs. The world has been going through many changes that have produced transformations in social practice and work, and the education, which did not recognize them before, could no longer remain outside of them and should generate a favorable environment for qualification, meeting the demands of this market and generating a qualified labor that automatically enables greater productivity for companies and the emergence of new perspectives and businesses. In addition to researching the theoretical references relevant to the topic, a questionnaire was applied to high school and university students as well as those who are taking entrance exams and graduates in the last five years, and three interviews were conducted with business managers in order to understand the perceptions of both parts, employee and employer, and analyze their perspectives on the subject of study. The discussion of the results obtained showed a misalignment between the supply of education and the demand for qualification in the labor market, with the formal education system being insufficient to meet the needs of companies today. Furthermore, the growth in the use of technology was noted as a potential for mitigating educational needs through networks and digital learning platforms. Therefore, the need for the educational sector to be rethought and promote reforms that seek to adapt to the requirements of this new labor market and, in its insufficiency, for young people themselves to find alternatives that lead them to a promising future, experiencing experiences and freeing them to see new horizons.application/pdfporMercado de trabalhoQualificação profissionalDemandaEducação para o trabalhoSistema de ensinoKnowledgeEducationSkillsLabor marketQualificationTechnology(Des)alinhamento entre a oferta de ensino e a demanda de qualificação para o mercado de trabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2021/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140252.pdf.txt001140252.pdf.txtExtracted Texttext/plain209120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237814/2/001140252.pdf.txt406211f678bdd7730cb55eb05905d3faMD52ORIGINAL001140252.pdfTexto completoapplication/pdf1397817http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237814/1/001140252.pdf2d02cd68dc31f6542f0948cc95bca3d2MD5110183/2378142022-12-01 05:53:11.220195oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237814Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-01T07:53:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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