La voz del niño con VIH / SIDA sobre sus implicaciones en su vida cotidiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuyava, Joel
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pedro, Eva Néri Rubim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/103468
Resumo: Objetivo. Conhecer a partir da voz da criança que vive com HIV/AIDS as implicações na sua vida cotidiana. Metodologia. Estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, realizado entre novembro de 2012 a março de 2013 com a participação de cinco crianças com HIV/AIDS, com idades entre 11 a 12 anos, vinculados à Organização Não Governamental “Mais Criança” do município de Porto Alegre/RS/Brasil. A informação, coletada por meio de uma entrevista semiestruturada, foi submetida a análise temática de conteúdo. Resultados. Se evidenciaram duas categorias: Temores cotidianos da criança com AIDS, e Experiências: o conhecimento vivido. Em relação ao cotidiano as crianças relatam que não têm uma vida diferente aos dos demais; não deixam de fazer suas atividades diárias enquanto vivem com o HIV/AIDS e têm que tomar a medicação. Manifestar ter expectativas positivas para o futuro. Conclusão. As crianças com HIV/ AIDS vivem uma situação complexa permeada com conflitos graves. No entanto, sua infância é similar aos de outras crianças sem a doença. Os profissionais da saúde, e em especial enfermagem, precisam desenvolver estratégias para o fortalecimento de um vínculo que possibilite à criança e a sua família a manifestação de seus sentimentos, que contribua na condução do processo de viver com esta doença.
id UFRGS-2_9752b72a3f67d423184e36e019095a74
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103468
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kuyava, JoelPedro, Eva Néri Rubim2014-09-19T02:14:48Z20140120-5307http://hdl.handle.net/10183/103468000922036Objetivo. Conhecer a partir da voz da criança que vive com HIV/AIDS as implicações na sua vida cotidiana. Metodologia. Estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, realizado entre novembro de 2012 a março de 2013 com a participação de cinco crianças com HIV/AIDS, com idades entre 11 a 12 anos, vinculados à Organização Não Governamental “Mais Criança” do município de Porto Alegre/RS/Brasil. A informação, coletada por meio de uma entrevista semiestruturada, foi submetida a análise temática de conteúdo. Resultados. Se evidenciaram duas categorias: Temores cotidianos da criança com AIDS, e Experiências: o conhecimento vivido. Em relação ao cotidiano as crianças relatam que não têm uma vida diferente aos dos demais; não deixam de fazer suas atividades diárias enquanto vivem com o HIV/AIDS e têm que tomar a medicação. Manifestar ter expectativas positivas para o futuro. Conclusão. As crianças com HIV/ AIDS vivem uma situação complexa permeada com conflitos graves. No entanto, sua infância é similar aos de outras crianças sem a doença. Os profissionais da saúde, e em especial enfermagem, precisam desenvolver estratégias para o fortalecimento de um vínculo que possibilite à criança e a sua família a manifestação de seus sentimentos, que contribua na condução do processo de viver com esta doença.Objective. To determine the effects of HIV/AIDS on the daily lives of HIV-infected children, based on their responses to a semistructured interview. Methods. This exploratory descriptive study with a qualitative approach was carried out from November 2012 to March 2013 among five children with HIV aged 11 to 12 years. The children were registered at the non-governmental organization “Mais Criança” in Porto Alegre/RS/Brazil. Data were collected using semi-structured interviews, and the results were submitted to thematic analysis. Results. The analysis of content identified two categories: fears in daily life of the child with HIV and experiences: lived knowledge. With regard to daily life, the children reported no difference in their lives compared with the lives of other children because they can take part in any activities they want if they are taking their medicines. They seemed to have positive expectations about the future. Conclusion. Children with HIV/AIDS live in a complex situation with severe conflicts. However, their childhood is similar to that of other children without the disease. Health professionals, especially nurses, need to develop strategies to strengthen the bond with these children and their families in order to give them the opportunity to express their feelings and to cope better with living with the disease.Objetivo. Conocer a partir de la voz del niño con VIH/SIDA las implicaciones que esta presenta en su vida cotidiana. Metodologia. Estudio exploratorio descriptivo con abordaje cualitativo, realizado de noviembre de 2012 a marzo de 2013 con la participación de cinco niños con VIH/SIDA, con edades entre 11 a 12 años, vinculados a la Organización No Gubernamental “Mais Criança” del municipio de Porto Alegre/RS/Brasil. La información se recolectó mediante una entrevista semiestructurada, la cual fue sometida a análisis temática de contenido. Resultados. Se evidenciaron dos categorías: Temores cotidianos del niño con SIDA, y Experiencias: el conocimiento vivido. En relación con lo cotidiano, los niños relataron que no tenían una vida diferente a la de los demás, no dejaron de hacer sus actividades diarias y, por supuesto, tuvieron que tomar la medicación. Manifiestaron tener expectativas positivas para el futuro. Conclusión. Los niños con VIH/SIDA viven una situación compleja permeada con conflictos graves. Sin embargo, su infancia es similar a la de los deás niños. Los profesionales de la salud, y en especial enfermería, necesitan desarrollar estrategias para el fortalecimiento de un vínculo que posibilite al niño y a su familia la manifestación de sus sentimientos, que contribuya en la conducción del proceso de vivir con esta enfermedad.application/pdfspaInvestigacion y educación en enfermería. Vol. 32, n. 2 (2014), p.317-325HIVSíndrome de imunodeficiência adquiridaEnfermagem pediátricaCriançaChildAcquired immunodeficiency syndromeNursingNiñoVihEnfermeríaLa voz del niño con VIH / SIDA sobre sus implicaciones en su vida cotidianaA Voz da criança que vive com o HIV / AIDS sobre as implicações na sua vida cotidiana Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000922036.pdf000922036.pdfTexto completo (inglês)application/pdf113155http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103468/1/000922036.pdf0db38765067ce7cd5144f9a424fc9672MD51TEXT000922036.pdf.txt000922036.pdf.txtExtracted Texttext/plain34244http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103468/2/000922036.pdf.txta67e9bac25a782d6b957edb0e20729beMD52THUMBNAIL000922036.pdf.jpg000922036.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1891http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103468/3/000922036.pdf.jpg6dc7bc84721e186603bdff89ef1bbfa0MD5310183/1034682018-10-24 08:56:30.36oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103468Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T11:56:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv La voz del niño con VIH / SIDA sobre sus implicaciones en su vida cotidiana
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv A Voz da criança que vive com o HIV / AIDS sobre as implicações na sua vida cotidiana
title La voz del niño con VIH / SIDA sobre sus implicaciones en su vida cotidiana
spellingShingle La voz del niño con VIH / SIDA sobre sus implicaciones en su vida cotidiana
Kuyava, Joel
HIV
Síndrome de imunodeficiência adquirida
Enfermagem pediátrica
Criança
Child
Acquired immunodeficiency syndrome
Nursing
Niño
Vih
Enfermería
title_short La voz del niño con VIH / SIDA sobre sus implicaciones en su vida cotidiana
title_full La voz del niño con VIH / SIDA sobre sus implicaciones en su vida cotidiana
title_fullStr La voz del niño con VIH / SIDA sobre sus implicaciones en su vida cotidiana
title_full_unstemmed La voz del niño con VIH / SIDA sobre sus implicaciones en su vida cotidiana
title_sort La voz del niño con VIH / SIDA sobre sus implicaciones en su vida cotidiana
author Kuyava, Joel
author_facet Kuyava, Joel
Pedro, Eva Néri Rubim
author_role author
author2 Pedro, Eva Néri Rubim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuyava, Joel
Pedro, Eva Néri Rubim
dc.subject.por.fl_str_mv HIV
Síndrome de imunodeficiência adquirida
Enfermagem pediátrica
Criança
topic HIV
Síndrome de imunodeficiência adquirida
Enfermagem pediátrica
Criança
Child
Acquired immunodeficiency syndrome
Nursing
Niño
Vih
Enfermería
dc.subject.eng.fl_str_mv Child
Acquired immunodeficiency syndrome
Nursing
dc.subject.spa.fl_str_mv Niño
Vih
Enfermería
description Objetivo. Conhecer a partir da voz da criança que vive com HIV/AIDS as implicações na sua vida cotidiana. Metodologia. Estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, realizado entre novembro de 2012 a março de 2013 com a participação de cinco crianças com HIV/AIDS, com idades entre 11 a 12 anos, vinculados à Organização Não Governamental “Mais Criança” do município de Porto Alegre/RS/Brasil. A informação, coletada por meio de uma entrevista semiestruturada, foi submetida a análise temática de conteúdo. Resultados. Se evidenciaram duas categorias: Temores cotidianos da criança com AIDS, e Experiências: o conhecimento vivido. Em relação ao cotidiano as crianças relatam que não têm uma vida diferente aos dos demais; não deixam de fazer suas atividades diárias enquanto vivem com o HIV/AIDS e têm que tomar a medicação. Manifestar ter expectativas positivas para o futuro. Conclusão. As crianças com HIV/ AIDS vivem uma situação complexa permeada com conflitos graves. No entanto, sua infância é similar aos de outras crianças sem a doença. Os profissionais da saúde, e em especial enfermagem, precisam desenvolver estratégias para o fortalecimento de um vínculo que possibilite à criança e a sua família a manifestação de seus sentimentos, que contribua na condução do processo de viver com esta doença.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-19T02:14:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/103468
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0120-5307
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000922036
identifier_str_mv 0120-5307
000922036
url http://hdl.handle.net/10183/103468
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Investigacion y educación en enfermería. Vol. 32, n. 2 (2014), p.317-325
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103468/1/000922036.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103468/2/000922036.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103468/3/000922036.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0db38765067ce7cd5144f9a424fc9672
a67e9bac25a782d6b957edb0e20729be
6dc7bc84721e186603bdff89ef1bbfa0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224850488950784