Análise da proposta interdisciplinar do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental na modalidade EAD da UFRGS sob a perspectiva dos egressos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/237752 |
Resumo: | Os cursos de Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN) no Brasil são demandas históricas. Apesar dos avanços em educação em ciência s nas últimas décadas, entender a dinâmica, os desafios e possibilidades dos cursos de LCN, sobretudo no que tange o conceito de interdisciplinaridade, é uma questão crucial. Tendo a pesquisa como indagação e descoberta da realidade, este trabalho teve por objetivo analisar a proposta pedagógica interdisciplinar do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental Modalidade a Distância (NAT) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a perspectiva de seus egressos para compreender o modelo de formação docente alicerçado na interdisciplinaridade proposto em seu Projeto Pedagógico, para promover os conhecimentos necessários, para tal finali dade realiza - se o levantamento bibliográfico de informações e abordagens que justificam as premissas que indicam a prática interdisciplinar como fundamental para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem. Outrossim, realiza - se entrevista, direcionada aos egressos do curso, a fim de fazer uma estimativa dos reais índices quantitativos de efetividade da articulação curricular aplicada nesta graduação. A partir dos resultados positivos desta pesquisa, busca - se promover a compreensão das formas como se pode aperfeiçoar o sistema de ensino e aprendizagem, assim como seu processo de formação docente, proporcionando uma reflexão sobre a estrutura curricular, capaz e abrangente, a fim de concretizar a formação de um sistema interdisciplinar dinâmico, social, diverso e eficaz. |
id |
UFRGS-2_97537307b464ba29646fcb9e736b38e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237752 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Tainá Luiza EberhardtAlves-Brito, Alan2022-04-25T17:47:27Z2022http://hdl.handle.net/10183/237752001138713Os cursos de Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN) no Brasil são demandas históricas. Apesar dos avanços em educação em ciência s nas últimas décadas, entender a dinâmica, os desafios e possibilidades dos cursos de LCN, sobretudo no que tange o conceito de interdisciplinaridade, é uma questão crucial. Tendo a pesquisa como indagação e descoberta da realidade, este trabalho teve por objetivo analisar a proposta pedagógica interdisciplinar do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental Modalidade a Distância (NAT) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a perspectiva de seus egressos para compreender o modelo de formação docente alicerçado na interdisciplinaridade proposto em seu Projeto Pedagógico, para promover os conhecimentos necessários, para tal finali dade realiza - se o levantamento bibliográfico de informações e abordagens que justificam as premissas que indicam a prática interdisciplinar como fundamental para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem. Outrossim, realiza - se entrevista, direcionada aos egressos do curso, a fim de fazer uma estimativa dos reais índices quantitativos de efetividade da articulação curricular aplicada nesta graduação. A partir dos resultados positivos desta pesquisa, busca - se promover a compreensão das formas como se pode aperfeiçoar o sistema de ensino e aprendizagem, assim como seu processo de formação docente, proporcionando uma reflexão sobre a estrutura curricular, capaz e abrangente, a fim de concretizar a formação de um sistema interdisciplinar dinâmico, social, diverso e eficaz.The Undergraduate Degree in Natural Sciences (LCN) course in Brazil is a historical requirement. Despite advances in science education in re cent decades, understanding the dynamics, challenges and possibilities of LCN courses, particularly regarding the concept of interdisciplinary courses, comprise a crucial set of issues. Taking the research as a means of inquiry and discovery of underlying fundamentals, this work aims to analyze the curriculum of the Bachelors Degree in Natural Sciences for the Final Years of Elementary School Distance Mode (NAT) at the Federal University of Rio Grande do Sul. The work is presented from the perspective of g raduates in order to understand the model of teacher - based training on the interdisciplinary course model proposed in the pedagogical project. For the purpose of categorizing the necessary knowledge, a bibliographic survey of information and approaches tha t justify the premise of the work indicate the interdisciplinary practice methodology application is fundamental to the development of teaching and learning best practices. Furthermore, interviews are directed to the graduates of the course, in order to e stimate the real quantitative indices of effectiveness of the curricular articulation applied in this graduation. From the positive results of this research this manner, the primary goal is the understanding of means and methodology for improving teaching and learning systems as well as the teacher training process, so as to provide a reflection on a structured, capable and comprehensive curriculum, in order to materialize the formation of a dynamic, social, diverse and effective interdisciplinary study system.application/pdfporPráticas pedagógicasProjeto pedagógicoCurrículoCurriculumInterdisciplinaryPedagogical projectAnálise da proposta interdisciplinar do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental na modalidade EAD da UFRGS sob a perspectiva dos egressosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138713.pdf.txt001138713.pdf.txtExtracted Texttext/plain96094http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237752/2/001138713.pdf.txt168e6b451974827e6e9f2070165952a4MD52ORIGINAL001138713.pdfTexto completoapplication/pdf2219522http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237752/1/001138713.pdf36a073ca787371e62cf4820651f50a76MD5110183/2377522022-04-26 04:50:46.648oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237752Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-26T07:50:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise da proposta interdisciplinar do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental na modalidade EAD da UFRGS sob a perspectiva dos egressos |
title |
Análise da proposta interdisciplinar do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental na modalidade EAD da UFRGS sob a perspectiva dos egressos |
spellingShingle |
Análise da proposta interdisciplinar do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental na modalidade EAD da UFRGS sob a perspectiva dos egressos Pereira, Tainá Luiza Eberhardt Práticas pedagógicas Projeto pedagógico Currículo Curriculum Interdisciplinary Pedagogical project |
title_short |
Análise da proposta interdisciplinar do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental na modalidade EAD da UFRGS sob a perspectiva dos egressos |
title_full |
Análise da proposta interdisciplinar do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental na modalidade EAD da UFRGS sob a perspectiva dos egressos |
title_fullStr |
Análise da proposta interdisciplinar do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental na modalidade EAD da UFRGS sob a perspectiva dos egressos |
title_full_unstemmed |
Análise da proposta interdisciplinar do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental na modalidade EAD da UFRGS sob a perspectiva dos egressos |
title_sort |
Análise da proposta interdisciplinar do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental na modalidade EAD da UFRGS sob a perspectiva dos egressos |
author |
Pereira, Tainá Luiza Eberhardt |
author_facet |
Pereira, Tainá Luiza Eberhardt |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Tainá Luiza Eberhardt |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alves-Brito, Alan |
contributor_str_mv |
Alves-Brito, Alan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas Projeto pedagógico Currículo |
topic |
Práticas pedagógicas Projeto pedagógico Currículo Curriculum Interdisciplinary Pedagogical project |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Curriculum Interdisciplinary Pedagogical project |
description |
Os cursos de Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN) no Brasil são demandas históricas. Apesar dos avanços em educação em ciência s nas últimas décadas, entender a dinâmica, os desafios e possibilidades dos cursos de LCN, sobretudo no que tange o conceito de interdisciplinaridade, é uma questão crucial. Tendo a pesquisa como indagação e descoberta da realidade, este trabalho teve por objetivo analisar a proposta pedagógica interdisciplinar do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental Modalidade a Distância (NAT) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a perspectiva de seus egressos para compreender o modelo de formação docente alicerçado na interdisciplinaridade proposto em seu Projeto Pedagógico, para promover os conhecimentos necessários, para tal finali dade realiza - se o levantamento bibliográfico de informações e abordagens que justificam as premissas que indicam a prática interdisciplinar como fundamental para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem. Outrossim, realiza - se entrevista, direcionada aos egressos do curso, a fim de fazer uma estimativa dos reais índices quantitativos de efetividade da articulação curricular aplicada nesta graduação. A partir dos resultados positivos desta pesquisa, busca - se promover a compreensão das formas como se pode aperfeiçoar o sistema de ensino e aprendizagem, assim como seu processo de formação docente, proporcionando uma reflexão sobre a estrutura curricular, capaz e abrangente, a fim de concretizar a formação de um sistema interdisciplinar dinâmico, social, diverso e eficaz. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-25T17:47:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/237752 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001138713 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/237752 |
identifier_str_mv |
001138713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237752/2/001138713.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237752/1/001138713.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
168e6b451974827e6e9f2070165952a4 36a073ca787371e62cf4820651f50a76 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224628282064896 |