Análise da proposta interdisciplinar do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental na modalidade EAD da UFRGS sob a perspectiva dos egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Tainá Luiza Eberhardt
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237752
Resumo: Os cursos de Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN) no Brasil são demandas históricas. Apesar dos avanços em educação em ciência s nas últimas décadas, entender a dinâmica, os desafios e possibilidades dos cursos de LCN, sobretudo no que tange o conceito de interdisciplinaridade, é uma questão crucial. Tendo a pesquisa como indagação e descoberta da realidade, este trabalho teve por objetivo analisar a proposta pedagógica interdisciplinar do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental Modalidade a Distância (NAT) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a perspectiva de seus egressos para compreender o modelo de formação docente alicerçado na interdisciplinaridade proposto em seu Projeto Pedagógico, para promover os conhecimentos necessários, para tal finali dade realiza - se o levantamento bibliográfico de informações e abordagens que justificam as premissas que indicam a prática interdisciplinar como fundamental para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem. Outrossim, realiza - se entrevista, direcionada aos egressos do curso, a fim de fazer uma estimativa dos reais índices quantitativos de efetividade da articulação curricular aplicada nesta graduação. A partir dos resultados positivos desta pesquisa, busca - se promover a compreensão das formas como se pode aperfeiçoar o sistema de ensino e aprendizagem, assim como seu processo de formação docente, proporcionando uma reflexão sobre a estrutura curricular, capaz e abrangente, a fim de concretizar a formação de um sistema interdisciplinar dinâmico, social, diverso e eficaz.
id UFRGS-2_97537307b464ba29646fcb9e736b38e8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237752
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Tainá Luiza EberhardtAlves-Brito, Alan2022-04-25T17:47:27Z2022http://hdl.handle.net/10183/237752001138713Os cursos de Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN) no Brasil são demandas históricas. Apesar dos avanços em educação em ciência s nas últimas décadas, entender a dinâmica, os desafios e possibilidades dos cursos de LCN, sobretudo no que tange o conceito de interdisciplinaridade, é uma questão crucial. Tendo a pesquisa como indagação e descoberta da realidade, este trabalho teve por objetivo analisar a proposta pedagógica interdisciplinar do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental Modalidade a Distância (NAT) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a perspectiva de seus egressos para compreender o modelo de formação docente alicerçado na interdisciplinaridade proposto em seu Projeto Pedagógico, para promover os conhecimentos necessários, para tal finali dade realiza - se o levantamento bibliográfico de informações e abordagens que justificam as premissas que indicam a prática interdisciplinar como fundamental para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem. Outrossim, realiza - se entrevista, direcionada aos egressos do curso, a fim de fazer uma estimativa dos reais índices quantitativos de efetividade da articulação curricular aplicada nesta graduação. A partir dos resultados positivos desta pesquisa, busca - se promover a compreensão das formas como se pode aperfeiçoar o sistema de ensino e aprendizagem, assim como seu processo de formação docente, proporcionando uma reflexão sobre a estrutura curricular, capaz e abrangente, a fim de concretizar a formação de um sistema interdisciplinar dinâmico, social, diverso e eficaz.The Undergraduate Degree in Natural Sciences (LCN) course in Brazil is a historical requirement. Despite advances in science education in re cent decades, understanding the dynamics, challenges and possibilities of LCN courses, particularly regarding the concept of interdisciplinary courses, comprise a crucial set of issues. Taking the research as a means of inquiry and discovery of underlying fundamentals, this work aims to analyze the curriculum of the Bachelors Degree in Natural Sciences for the Final Years of Elementary School Distance Mode (NAT) at the Federal University of Rio Grande do Sul. The work is presented from the perspective of g raduates in order to understand the model of teacher - based training on the interdisciplinary course model proposed in the pedagogical project. For the purpose of categorizing the necessary knowledge, a bibliographic survey of information and approaches tha t justify the premise of the work indicate the interdisciplinary practice methodology application is fundamental to the development of teaching and learning best practices. Furthermore, interviews are directed to the graduates of the course, in order to e stimate the real quantitative indices of effectiveness of the curricular articulation applied in this graduation. From the positive results of this research this manner, the primary goal is the understanding of means and methodology for improving teaching and learning systems as well as the teacher training process, so as to provide a reflection on a structured, capable and comprehensive curriculum, in order to materialize the formation of a dynamic, social, diverse and effective interdisciplinary study system.application/pdfporPráticas pedagógicasProjeto pedagógicoCurrículoCurriculumInterdisciplinaryPedagogical projectAnálise da proposta interdisciplinar do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental na modalidade EAD da UFRGS sob a perspectiva dos egressosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138713.pdf.txt001138713.pdf.txtExtracted Texttext/plain96094http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237752/2/001138713.pdf.txt168e6b451974827e6e9f2070165952a4MD52ORIGINAL001138713.pdfTexto completoapplication/pdf2219522http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237752/1/001138713.pdf36a073ca787371e62cf4820651f50a76MD5110183/2377522022-04-26 04:50:46.648oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237752Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-26T07:50:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da proposta interdisciplinar do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental na modalidade EAD da UFRGS sob a perspectiva dos egressos
title Análise da proposta interdisciplinar do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental na modalidade EAD da UFRGS sob a perspectiva dos egressos
spellingShingle Análise da proposta interdisciplinar do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental na modalidade EAD da UFRGS sob a perspectiva dos egressos
Pereira, Tainá Luiza Eberhardt
Práticas pedagógicas
Projeto pedagógico
Currículo
Curriculum
Interdisciplinary
Pedagogical project
title_short Análise da proposta interdisciplinar do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental na modalidade EAD da UFRGS sob a perspectiva dos egressos
title_full Análise da proposta interdisciplinar do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental na modalidade EAD da UFRGS sob a perspectiva dos egressos
title_fullStr Análise da proposta interdisciplinar do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental na modalidade EAD da UFRGS sob a perspectiva dos egressos
title_full_unstemmed Análise da proposta interdisciplinar do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental na modalidade EAD da UFRGS sob a perspectiva dos egressos
title_sort Análise da proposta interdisciplinar do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental na modalidade EAD da UFRGS sob a perspectiva dos egressos
author Pereira, Tainá Luiza Eberhardt
author_facet Pereira, Tainá Luiza Eberhardt
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Tainá Luiza Eberhardt
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves-Brito, Alan
contributor_str_mv Alves-Brito, Alan
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas
Projeto pedagógico
Currículo
topic Práticas pedagógicas
Projeto pedagógico
Currículo
Curriculum
Interdisciplinary
Pedagogical project
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum
Interdisciplinary
Pedagogical project
description Os cursos de Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN) no Brasil são demandas históricas. Apesar dos avanços em educação em ciência s nas últimas décadas, entender a dinâmica, os desafios e possibilidades dos cursos de LCN, sobretudo no que tange o conceito de interdisciplinaridade, é uma questão crucial. Tendo a pesquisa como indagação e descoberta da realidade, este trabalho teve por objetivo analisar a proposta pedagógica interdisciplinar do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental Modalidade a Distância (NAT) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a perspectiva de seus egressos para compreender o modelo de formação docente alicerçado na interdisciplinaridade proposto em seu Projeto Pedagógico, para promover os conhecimentos necessários, para tal finali dade realiza - se o levantamento bibliográfico de informações e abordagens que justificam as premissas que indicam a prática interdisciplinar como fundamental para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem. Outrossim, realiza - se entrevista, direcionada aos egressos do curso, a fim de fazer uma estimativa dos reais índices quantitativos de efetividade da articulação curricular aplicada nesta graduação. A partir dos resultados positivos desta pesquisa, busca - se promover a compreensão das formas como se pode aperfeiçoar o sistema de ensino e aprendizagem, assim como seu processo de formação docente, proporcionando uma reflexão sobre a estrutura curricular, capaz e abrangente, a fim de concretizar a formação de um sistema interdisciplinar dinâmico, social, diverso e eficaz.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-25T17:47:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237752
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001138713
url http://hdl.handle.net/10183/237752
identifier_str_mv 001138713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237752/2/001138713.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237752/1/001138713.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 168e6b451974827e6e9f2070165952a4
36a073ca787371e62cf4820651f50a76
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224628282064896