A construção de um currículo em ciências da natureza ancorado no projeto político-pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/222113 |
Resumo: | Nos últimos anos os professores têm procurado encontrar caminhos para a necessidade de renovação do ensino de Ciências, e com isso, aperfeiçoar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) nos diferentes ciclos educativos. Esta pesquisa investigou como a reconstrução do Projeto Político-Pedagógico em cinco Escolas Públicas Estaduais do Estado do Rio Grande do Sul, serviu de apoio aos professores das Ciências da Natureza, no momento da elaboração do seu próprio material didático. A pesquisa é qualitativa e está ancorado na Análise de Discurso de Moraes e Galiazzi. No texto são apontados pressupostos fundamentais no momento da reconstrução do referido documento. Os pressupostos foram nomeados enquanto categorias de análise, sendo elas: planejamento, avaliação, currículo e trabalhadores em educação. |
id |
UFRGS-2_dd0b55149549f135d7e5ff0381e90a50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222113 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fenner, Roniere dos SantosPauletti, FabianaRosa, Marcelo Prado AmaralMendes, Michel2021-06-15T04:27:31Z20161517-6312http://hdl.handle.net/10183/222113000999196Nos últimos anos os professores têm procurado encontrar caminhos para a necessidade de renovação do ensino de Ciências, e com isso, aperfeiçoar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) nos diferentes ciclos educativos. Esta pesquisa investigou como a reconstrução do Projeto Político-Pedagógico em cinco Escolas Públicas Estaduais do Estado do Rio Grande do Sul, serviu de apoio aos professores das Ciências da Natureza, no momento da elaboração do seu próprio material didático. A pesquisa é qualitativa e está ancorado na Análise de Discurso de Moraes e Galiazzi. No texto são apontados pressupostos fundamentais no momento da reconstrução do referido documento. Os pressupostos foram nomeados enquanto categorias de análise, sendo elas: planejamento, avaliação, currículo e trabalhadores em educação.In recent years teachers have sought to find ways to the need for renewal of the teaching of science, and thus, improve the teaching and learning of open cases in Natural Sciences (Chemistry, Physics and Biology) in different educational cycles. This research investigated how the reconstruction of the political-pedagogical project in five State Public Schools of the State of Rio Grande do Sul, served to support teachers of Natural Sciences, at the time of preparing its own teaching materials. The research is qualitative and is anchored in Discourse Analysis Moraes and Galiazzi. In the text are highlighted fundamental assumptions upon rebuild the said document. The assumptions were named as analytical categories, namely: planning, assessment, curriculum and workers in education.application/pdfporThema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Vol. 13, n. 1 (2016), p. 5-14.CurrículoEnsino de ciênciasProjeto pedagógicoCurriculumScience teachingPedagogical projectA construção de um currículo em ciências da natureza ancorado no projeto político-pedagógicoThe construction of a nature sciences curriculum foregrounded on a political and pedagogical project info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000999196.pdf.txt000999196.pdf.txtExtracted Texttext/plain32378http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222113/2/000999196.pdf.txtbc34da42203b6a9e864f6f1099a9ff36MD52ORIGINAL000999196.pdfTexto completoapplication/pdf174030http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222113/1/000999196.pdf4c1983ba17bde0044722e4d558f704b4MD5110183/2221132022-04-20 04:46:35.666723oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222113Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:46:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção de um currículo em ciências da natureza ancorado no projeto político-pedagógico |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The construction of a nature sciences curriculum foregrounded on a political and pedagogical project |
title |
A construção de um currículo em ciências da natureza ancorado no projeto político-pedagógico |
spellingShingle |
A construção de um currículo em ciências da natureza ancorado no projeto político-pedagógico Fenner, Roniere dos Santos Currículo Ensino de ciências Projeto pedagógico Curriculum Science teaching Pedagogical project |
title_short |
A construção de um currículo em ciências da natureza ancorado no projeto político-pedagógico |
title_full |
A construção de um currículo em ciências da natureza ancorado no projeto político-pedagógico |
title_fullStr |
A construção de um currículo em ciências da natureza ancorado no projeto político-pedagógico |
title_full_unstemmed |
A construção de um currículo em ciências da natureza ancorado no projeto político-pedagógico |
title_sort |
A construção de um currículo em ciências da natureza ancorado no projeto político-pedagógico |
author |
Fenner, Roniere dos Santos |
author_facet |
Fenner, Roniere dos Santos Pauletti, Fabiana Rosa, Marcelo Prado Amaral Mendes, Michel |
author_role |
author |
author2 |
Pauletti, Fabiana Rosa, Marcelo Prado Amaral Mendes, Michel |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fenner, Roniere dos Santos Pauletti, Fabiana Rosa, Marcelo Prado Amaral Mendes, Michel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Ensino de ciências Projeto pedagógico |
topic |
Currículo Ensino de ciências Projeto pedagógico Curriculum Science teaching Pedagogical project |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Curriculum Science teaching Pedagogical project |
description |
Nos últimos anos os professores têm procurado encontrar caminhos para a necessidade de renovação do ensino de Ciências, e com isso, aperfeiçoar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) nos diferentes ciclos educativos. Esta pesquisa investigou como a reconstrução do Projeto Político-Pedagógico em cinco Escolas Públicas Estaduais do Estado do Rio Grande do Sul, serviu de apoio aos professores das Ciências da Natureza, no momento da elaboração do seu próprio material didático. A pesquisa é qualitativa e está ancorado na Análise de Discurso de Moraes e Galiazzi. No texto são apontados pressupostos fundamentais no momento da reconstrução do referido documento. Os pressupostos foram nomeados enquanto categorias de análise, sendo elas: planejamento, avaliação, currículo e trabalhadores em educação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-15T04:27:31Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/222113 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1517-6312 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000999196 |
identifier_str_mv |
1517-6312 000999196 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/222113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Thema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Vol. 13, n. 1 (2016), p. 5-14. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222113/2/000999196.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222113/1/000999196.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bc34da42203b6a9e864f6f1099a9ff36 4c1983ba17bde0044722e4d558f704b4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225020133867520 |