A construção de um currículo em ciências da natureza ancorado no projeto político-pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fenner, Roniere dos Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pauletti, Fabiana, Rosa, Marcelo Prado Amaral, Mendes, Michel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222113
Resumo: Nos últimos anos os professores têm procurado encontrar caminhos para a necessidade de renovação do ensino de Ciências, e com isso, aperfeiçoar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) nos diferentes ciclos educativos. Esta pesquisa investigou como a reconstrução do Projeto Político-Pedagógico em cinco Escolas Públicas Estaduais do Estado do Rio Grande do Sul, serviu de apoio aos professores das Ciências da Natureza, no momento da elaboração do seu próprio material didático. A pesquisa é qualitativa e está ancorado na Análise de Discurso de Moraes e Galiazzi. No texto são apontados pressupostos fundamentais no momento da reconstrução do referido documento. Os pressupostos foram nomeados enquanto categorias de análise, sendo elas: planejamento, avaliação, currículo e trabalhadores em educação.
id UFRGS-2_dd0b55149549f135d7e5ff0381e90a50
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222113
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fenner, Roniere dos SantosPauletti, FabianaRosa, Marcelo Prado AmaralMendes, Michel2021-06-15T04:27:31Z20161517-6312http://hdl.handle.net/10183/222113000999196Nos últimos anos os professores têm procurado encontrar caminhos para a necessidade de renovação do ensino de Ciências, e com isso, aperfeiçoar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) nos diferentes ciclos educativos. Esta pesquisa investigou como a reconstrução do Projeto Político-Pedagógico em cinco Escolas Públicas Estaduais do Estado do Rio Grande do Sul, serviu de apoio aos professores das Ciências da Natureza, no momento da elaboração do seu próprio material didático. A pesquisa é qualitativa e está ancorado na Análise de Discurso de Moraes e Galiazzi. No texto são apontados pressupostos fundamentais no momento da reconstrução do referido documento. Os pressupostos foram nomeados enquanto categorias de análise, sendo elas: planejamento, avaliação, currículo e trabalhadores em educação.In recent years teachers have sought to find ways to the need for renewal of the teaching of science, and thus, improve the teaching and learning of open cases in Natural Sciences (Chemistry, Physics and Biology) in different educational cycles. This research investigated how the reconstruction of the political-pedagogical project in five State Public Schools of the State of Rio Grande do Sul, served to support teachers of Natural Sciences, at the time of preparing its own teaching materials. The research is qualitative and is anchored in Discourse Analysis Moraes and Galiazzi. In the text are highlighted fundamental assumptions upon rebuild the said document. The assumptions were named as analytical categories, namely: planning, assessment, curriculum and workers in education.application/pdfporThema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Vol. 13, n. 1 (2016), p. 5-14.CurrículoEnsino de ciênciasProjeto pedagógicoCurriculumScience teachingPedagogical projectA construção de um currículo em ciências da natureza ancorado no projeto político-pedagógicoThe construction of a nature sciences curriculum foregrounded on a political and pedagogical project info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000999196.pdf.txt000999196.pdf.txtExtracted Texttext/plain32378http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222113/2/000999196.pdf.txtbc34da42203b6a9e864f6f1099a9ff36MD52ORIGINAL000999196.pdfTexto completoapplication/pdf174030http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222113/1/000999196.pdf4c1983ba17bde0044722e4d558f704b4MD5110183/2221132022-04-20 04:46:35.666723oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222113Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:46:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção de um currículo em ciências da natureza ancorado no projeto político-pedagógico
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The construction of a nature sciences curriculum foregrounded on a political and pedagogical project
title A construção de um currículo em ciências da natureza ancorado no projeto político-pedagógico
spellingShingle A construção de um currículo em ciências da natureza ancorado no projeto político-pedagógico
Fenner, Roniere dos Santos
Currículo
Ensino de ciências
Projeto pedagógico
Curriculum
Science teaching
Pedagogical project
title_short A construção de um currículo em ciências da natureza ancorado no projeto político-pedagógico
title_full A construção de um currículo em ciências da natureza ancorado no projeto político-pedagógico
title_fullStr A construção de um currículo em ciências da natureza ancorado no projeto político-pedagógico
title_full_unstemmed A construção de um currículo em ciências da natureza ancorado no projeto político-pedagógico
title_sort A construção de um currículo em ciências da natureza ancorado no projeto político-pedagógico
author Fenner, Roniere dos Santos
author_facet Fenner, Roniere dos Santos
Pauletti, Fabiana
Rosa, Marcelo Prado Amaral
Mendes, Michel
author_role author
author2 Pauletti, Fabiana
Rosa, Marcelo Prado Amaral
Mendes, Michel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fenner, Roniere dos Santos
Pauletti, Fabiana
Rosa, Marcelo Prado Amaral
Mendes, Michel
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Ensino de ciências
Projeto pedagógico
topic Currículo
Ensino de ciências
Projeto pedagógico
Curriculum
Science teaching
Pedagogical project
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum
Science teaching
Pedagogical project
description Nos últimos anos os professores têm procurado encontrar caminhos para a necessidade de renovação do ensino de Ciências, e com isso, aperfeiçoar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) nos diferentes ciclos educativos. Esta pesquisa investigou como a reconstrução do Projeto Político-Pedagógico em cinco Escolas Públicas Estaduais do Estado do Rio Grande do Sul, serviu de apoio aos professores das Ciências da Natureza, no momento da elaboração do seu próprio material didático. A pesquisa é qualitativa e está ancorado na Análise de Discurso de Moraes e Galiazzi. No texto são apontados pressupostos fundamentais no momento da reconstrução do referido documento. Os pressupostos foram nomeados enquanto categorias de análise, sendo elas: planejamento, avaliação, currículo e trabalhadores em educação.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-15T04:27:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/222113
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-6312
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000999196
identifier_str_mv 1517-6312
000999196
url http://hdl.handle.net/10183/222113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Thema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Vol. 13, n. 1 (2016), p. 5-14.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222113/2/000999196.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222113/1/000999196.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bc34da42203b6a9e864f6f1099a9ff36
4c1983ba17bde0044722e4d558f704b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225020133867520