Programação em Python no Ensino Médio : uma proposta em Educação Financeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perosa, Polyana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236525
Resumo: Este trabalho de Conclusão de Curso trata da utilização de programação para a Educação Financeira, mais especificamente a programação em linguagem Python. A motivação advém da crescente necessidade de profissionais qualificados em tecnologia e o grande índice de endividamento da população brasileira. A atividade prática desenvolvida como parte da pesquisa aconteceu em formato de oficina, intitulada Programando sua Independência financeira, e foi desenvolvida em uma escola particular de Porto Alegre, com alunos do Primeiro Ano do Ensino Médio, durante o segundo semestre de 2021. Em quatro encontros, a oficina desenvolveu conceitos sobre Educação Financeira- como independência financeira, juros, inflação, endividamento, e sobre Programação em Python – trabalhando com comandos simples que permitissem a modelagem de situações-problemas, tendo como motivação os sonhos e metas dos estudantes. A pesquisa se propôs a investigar como a Programação em Python poderia ser útil na aprendizagem da Educação Financeira e, em como questão secundária observou como a Educação Financeira poderia influenciar na formação cidadã dos estudantes. Além disso, foram aplicados questionários aos alunos, com o intuito de avaliar o desenvolvimento da oficina, um no início e um ao final dos encontros. Além de analisar os dados da oficina e os questionários, esta pesquisa utiliza conceitos de pensamento computacional evidenciados por Barichello (2021) e Papert (1986) para fundamentar os estudos. Os resultados foram satisfatórios pois os alunos entregaram trabalhos que expõe seu conhecimento em programação e sobre o modelo de investimento que escolheram para desenvolver suas pesquisas na oficina. Além de analisar estes trabalhos na seção de Considerações finais, são trazidos comentários e agradecimentos dos estudantes que pontuam aspectos sobre o seu envolvimento na atividade desenvolvida e sobre o significado que essa oficina teve em suas vidas.
id UFRGS-2_976745749effb7525306384d846227b8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236525
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Perosa, PolyanaBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2022-04-05T04:40:19Z2021http://hdl.handle.net/10183/236525001138918Este trabalho de Conclusão de Curso trata da utilização de programação para a Educação Financeira, mais especificamente a programação em linguagem Python. A motivação advém da crescente necessidade de profissionais qualificados em tecnologia e o grande índice de endividamento da população brasileira. A atividade prática desenvolvida como parte da pesquisa aconteceu em formato de oficina, intitulada Programando sua Independência financeira, e foi desenvolvida em uma escola particular de Porto Alegre, com alunos do Primeiro Ano do Ensino Médio, durante o segundo semestre de 2021. Em quatro encontros, a oficina desenvolveu conceitos sobre Educação Financeira- como independência financeira, juros, inflação, endividamento, e sobre Programação em Python – trabalhando com comandos simples que permitissem a modelagem de situações-problemas, tendo como motivação os sonhos e metas dos estudantes. A pesquisa se propôs a investigar como a Programação em Python poderia ser útil na aprendizagem da Educação Financeira e, em como questão secundária observou como a Educação Financeira poderia influenciar na formação cidadã dos estudantes. Além disso, foram aplicados questionários aos alunos, com o intuito de avaliar o desenvolvimento da oficina, um no início e um ao final dos encontros. Além de analisar os dados da oficina e os questionários, esta pesquisa utiliza conceitos de pensamento computacional evidenciados por Barichello (2021) e Papert (1986) para fundamentar os estudos. Os resultados foram satisfatórios pois os alunos entregaram trabalhos que expõe seu conhecimento em programação e sobre o modelo de investimento que escolheram para desenvolver suas pesquisas na oficina. Além de analisar estes trabalhos na seção de Considerações finais, são trazidos comentários e agradecimentos dos estudantes que pontuam aspectos sobre o seu envolvimento na atividade desenvolvida e sobre o significado que essa oficina teve em suas vidas.This final paper is about the use of programming for Financial Education, more specifically programming in Python language. The motivation comes from the growing need for qualified professionals in technology and the high level of indebtedness of the Brazilian population. The practical activity developed as part of the research took place in a workshop format, entitled Programming Your Financial Independence, and was developed in a private school in Porto Alegre, with students from the First Year of High School, during the second semester of 2021. In four meetings, the workshop developed concepts on Financial Education - such as financial independence, interest, inflation, indebtedness, and on Python Programming - working with simple commands that allowed the modeling of problem-situations, in which the motivation was the students' dreams and goals. The research proposed to investigate how Programming in Python could be useful in learning Financial Education and, as a secondary issue, it observed how Financial Education could influence the citizen formation of students. Furthermore, quizzes were applied to students in order to assess the development of the workshop, one at the beginning and one at the end of the meetings. Besides analyzing the workshop data and the quizzes, this research uses computational thinking concepts evidenced by Barichello (2021) and Papert (1986) to support the studies. The results were satisfactory as the students submitted papers that expose their knowledge of programming and the investment model they chose to develop their research in the workshop. In addition to analyzing these papers, the Final Considerations section brings comments and acknowledgments from the students who point out aspects about their involvement in the developed activity and about the meaning that this workshop had in their lives.application/pdfporEducação financeiraProgramaçãoEducação MatemáticaFinancial educationProgramming in PythonHigh schoolMath educationProgramação em Python no Ensino Médio : uma proposta em Educação Financeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2021Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138918.pdf.txt001138918.pdf.txtExtracted Texttext/plain232545http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236525/2/001138918.pdf.txtd9277d86d45c9b6956768f68aa4fe252MD52ORIGINAL001138918.pdfTexto completoapplication/pdf1204790http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236525/1/001138918.pdfedfa8da4a310ef0446ae95a52a77907aMD5110183/2365252022-04-20 04:49:10.580734oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236525Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:49:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Programação em Python no Ensino Médio : uma proposta em Educação Financeira
title Programação em Python no Ensino Médio : uma proposta em Educação Financeira
spellingShingle Programação em Python no Ensino Médio : uma proposta em Educação Financeira
Perosa, Polyana
Educação financeira
Programação
Educação Matemática
Financial education
Programming in Python
High school
Math education
title_short Programação em Python no Ensino Médio : uma proposta em Educação Financeira
title_full Programação em Python no Ensino Médio : uma proposta em Educação Financeira
title_fullStr Programação em Python no Ensino Médio : uma proposta em Educação Financeira
title_full_unstemmed Programação em Python no Ensino Médio : uma proposta em Educação Financeira
title_sort Programação em Python no Ensino Médio : uma proposta em Educação Financeira
author Perosa, Polyana
author_facet Perosa, Polyana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perosa, Polyana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação financeira
Programação
Educação Matemática
topic Educação financeira
Programação
Educação Matemática
Financial education
Programming in Python
High school
Math education
dc.subject.eng.fl_str_mv Financial education
Programming in Python
High school
Math education
description Este trabalho de Conclusão de Curso trata da utilização de programação para a Educação Financeira, mais especificamente a programação em linguagem Python. A motivação advém da crescente necessidade de profissionais qualificados em tecnologia e o grande índice de endividamento da população brasileira. A atividade prática desenvolvida como parte da pesquisa aconteceu em formato de oficina, intitulada Programando sua Independência financeira, e foi desenvolvida em uma escola particular de Porto Alegre, com alunos do Primeiro Ano do Ensino Médio, durante o segundo semestre de 2021. Em quatro encontros, a oficina desenvolveu conceitos sobre Educação Financeira- como independência financeira, juros, inflação, endividamento, e sobre Programação em Python – trabalhando com comandos simples que permitissem a modelagem de situações-problemas, tendo como motivação os sonhos e metas dos estudantes. A pesquisa se propôs a investigar como a Programação em Python poderia ser útil na aprendizagem da Educação Financeira e, em como questão secundária observou como a Educação Financeira poderia influenciar na formação cidadã dos estudantes. Além disso, foram aplicados questionários aos alunos, com o intuito de avaliar o desenvolvimento da oficina, um no início e um ao final dos encontros. Além de analisar os dados da oficina e os questionários, esta pesquisa utiliza conceitos de pensamento computacional evidenciados por Barichello (2021) e Papert (1986) para fundamentar os estudos. Os resultados foram satisfatórios pois os alunos entregaram trabalhos que expõe seu conhecimento em programação e sobre o modelo de investimento que escolheram para desenvolver suas pesquisas na oficina. Além de analisar estes trabalhos na seção de Considerações finais, são trazidos comentários e agradecimentos dos estudantes que pontuam aspectos sobre o seu envolvimento na atividade desenvolvida e sobre o significado que essa oficina teve em suas vidas.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-05T04:40:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/236525
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001138918
url http://hdl.handle.net/10183/236525
identifier_str_mv 001138918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236525/2/001138918.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236525/1/001138918.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d9277d86d45c9b6956768f68aa4fe252
edfa8da4a310ef0446ae95a52a77907a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447303448690688