Estacas hélice contínua: monitoramento em obra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/24109 |
Resumo: | O presente trabalho aborda o controle executivo de fundações profundas, especificamente o monitoramento de estacas hélice contínua. Dessa forma, o objetivo principal é a apresentação da forma de interpretação dos dados de monitoramento de estacas hélice contínua, a partir de um caso de obra localizado em Porto Alegre. O trabalho tem como premissa que a análise dos dados de monitoramento das estacas hélice contínua é fundamental para que estes dados orientem o controle executivo deste tipo de fundação. O trabalho é relevante frente à expansão do método executivo e à importância do controle executivo de fundações. Foram analisados os dados de profundidade das estacas, torque do equipamento, velocidade do trado, pressão e sobreconsumo de concreto. Inicialmente, foram analisadas as condicionantes de projeto da obra estudada. A seguir, foram analisados perfis longitudinais gerados a partir das sondagens SPT da obra, e comparados com as profundidades das estacas previstas em projeto. Na análise da profundidade alcançada das estacas, verificou-se que 65% das estacas alcançaram a profundidade mínima de projeto. As estacas alcançaram NSPT entre 41 e 60 golpes. Para as estacas com profundidades abaixo do mínimo de projeto verificou-se que, para uma redução média de 10% na profundidade das estacas, houve uma redução média de 15% do fator de segurança global destas estacas. Na análise do torque do equipamento, encontrou-se uma relação direta entre torque e resistência do solo. Quanto à velocidade de descida e de subida do trado, não foram observadas significativas variações de velocidade ao longo da profundidade das estacas. Não foi encontrada relação entre a velocidade de subida do trado e o sobreconsumo de concreto. Na análise da pressão de concreto, verificou-se que, para 78% dos pontos de NSPT analisados, a pressão de concreto foi nula. Comparando a velocidade de subida do trado, a qual se mantém constante ao longo do fuste das estacas, com a pressão de concreto nula na maior parte dos pontos de NSPT, verificou-se que não houve controle da pressão de concreto durante a subida do trado. A análise dos dados de monitoramento se mostrou eficiente no controle executivo de estacas hélice contínua monitoradas. |
id |
UFRGS-2_97baa8f72bd02df7664fa5f158ec160a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24109 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Stracke, FernandaConsoli, Nilo Cesar2010-06-24T04:17:29Z2009http://hdl.handle.net/10183/24109000741761O presente trabalho aborda o controle executivo de fundações profundas, especificamente o monitoramento de estacas hélice contínua. Dessa forma, o objetivo principal é a apresentação da forma de interpretação dos dados de monitoramento de estacas hélice contínua, a partir de um caso de obra localizado em Porto Alegre. O trabalho tem como premissa que a análise dos dados de monitoramento das estacas hélice contínua é fundamental para que estes dados orientem o controle executivo deste tipo de fundação. O trabalho é relevante frente à expansão do método executivo e à importância do controle executivo de fundações. Foram analisados os dados de profundidade das estacas, torque do equipamento, velocidade do trado, pressão e sobreconsumo de concreto. Inicialmente, foram analisadas as condicionantes de projeto da obra estudada. A seguir, foram analisados perfis longitudinais gerados a partir das sondagens SPT da obra, e comparados com as profundidades das estacas previstas em projeto. Na análise da profundidade alcançada das estacas, verificou-se que 65% das estacas alcançaram a profundidade mínima de projeto. As estacas alcançaram NSPT entre 41 e 60 golpes. Para as estacas com profundidades abaixo do mínimo de projeto verificou-se que, para uma redução média de 10% na profundidade das estacas, houve uma redução média de 15% do fator de segurança global destas estacas. Na análise do torque do equipamento, encontrou-se uma relação direta entre torque e resistência do solo. Quanto à velocidade de descida e de subida do trado, não foram observadas significativas variações de velocidade ao longo da profundidade das estacas. Não foi encontrada relação entre a velocidade de subida do trado e o sobreconsumo de concreto. Na análise da pressão de concreto, verificou-se que, para 78% dos pontos de NSPT analisados, a pressão de concreto foi nula. Comparando a velocidade de subida do trado, a qual se mantém constante ao longo do fuste das estacas, com a pressão de concreto nula na maior parte dos pontos de NSPT, verificou-se que não houve controle da pressão de concreto durante a subida do trado. A análise dos dados de monitoramento se mostrou eficiente no controle executivo de estacas hélice contínua monitoradas.application/pdfporEngenharia civilEstacas hélice contínua: monitoramento em obrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2009Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000741761.pdf.txt000741761.pdf.txtExtracted Texttext/plain114751http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24109/2/000741761.pdf.txta68ba63e0887a82db877e692e2243990MD52ORIGINAL000741761.pdf000741761.pdfTexto completoapplication/pdf61662849http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24109/1/000741761.pdf71e6a5acda70b8167d94a2ae1011b144MD51THUMBNAIL000741761.pdf.jpg000741761.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24109/3/000741761.pdf.jpg24228bf8de3761b68dde2ab0c3c9deebMD5310183/241092018-10-17 08:31:02.778oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24109Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:31:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estacas hélice contínua: monitoramento em obra |
title |
Estacas hélice contínua: monitoramento em obra |
spellingShingle |
Estacas hélice contínua: monitoramento em obra Stracke, Fernanda Engenharia civil |
title_short |
Estacas hélice contínua: monitoramento em obra |
title_full |
Estacas hélice contínua: monitoramento em obra |
title_fullStr |
Estacas hélice contínua: monitoramento em obra |
title_full_unstemmed |
Estacas hélice contínua: monitoramento em obra |
title_sort |
Estacas hélice contínua: monitoramento em obra |
author |
Stracke, Fernanda |
author_facet |
Stracke, Fernanda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stracke, Fernanda |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Consoli, Nilo Cesar |
contributor_str_mv |
Consoli, Nilo Cesar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia civil |
topic |
Engenharia civil |
description |
O presente trabalho aborda o controle executivo de fundações profundas, especificamente o monitoramento de estacas hélice contínua. Dessa forma, o objetivo principal é a apresentação da forma de interpretação dos dados de monitoramento de estacas hélice contínua, a partir de um caso de obra localizado em Porto Alegre. O trabalho tem como premissa que a análise dos dados de monitoramento das estacas hélice contínua é fundamental para que estes dados orientem o controle executivo deste tipo de fundação. O trabalho é relevante frente à expansão do método executivo e à importância do controle executivo de fundações. Foram analisados os dados de profundidade das estacas, torque do equipamento, velocidade do trado, pressão e sobreconsumo de concreto. Inicialmente, foram analisadas as condicionantes de projeto da obra estudada. A seguir, foram analisados perfis longitudinais gerados a partir das sondagens SPT da obra, e comparados com as profundidades das estacas previstas em projeto. Na análise da profundidade alcançada das estacas, verificou-se que 65% das estacas alcançaram a profundidade mínima de projeto. As estacas alcançaram NSPT entre 41 e 60 golpes. Para as estacas com profundidades abaixo do mínimo de projeto verificou-se que, para uma redução média de 10% na profundidade das estacas, houve uma redução média de 15% do fator de segurança global destas estacas. Na análise do torque do equipamento, encontrou-se uma relação direta entre torque e resistência do solo. Quanto à velocidade de descida e de subida do trado, não foram observadas significativas variações de velocidade ao longo da profundidade das estacas. Não foi encontrada relação entre a velocidade de subida do trado e o sobreconsumo de concreto. Na análise da pressão de concreto, verificou-se que, para 78% dos pontos de NSPT analisados, a pressão de concreto foi nula. Comparando a velocidade de subida do trado, a qual se mantém constante ao longo do fuste das estacas, com a pressão de concreto nula na maior parte dos pontos de NSPT, verificou-se que não houve controle da pressão de concreto durante a subida do trado. A análise dos dados de monitoramento se mostrou eficiente no controle executivo de estacas hélice contínua monitoradas. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-06-24T04:17:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/24109 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000741761 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/24109 |
identifier_str_mv |
000741761 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24109/2/000741761.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24109/1/000741761.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24109/3/000741761.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a68ba63e0887a82db877e692e2243990 71e6a5acda70b8167d94a2ae1011b144 24228bf8de3761b68dde2ab0c3c9deeb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224395063033856 |