Investimento/desinvestimento pedagógico : compeendendo características da docência em educação física que podem levar o professor a investir/desinvestir no trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Júnior, Yuri Moreira de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/70305
Resumo: O trabalho docente se articula em torno de diversos aspectos, os quais, juntamente a elementos específicos da cultura escolar e da cultura docente do professorado em Educação Física, viabilizam determinadas condições de docência para estes professores. O presente estudo tem como objetivo compreender e investigar esses aspectos da docência em Educação física que podem levar o professor a investir/desinvestir no seu trabalho. Essa pretensão se justifica pela necessidade de melhor entendimento de como as condições do contexto escolar e dos percursos pessoais dos docentes de Educação Física podem influenciar no seu desenvolvimento profissional e na mobilização à realização de seu trabalho. Para tanto, metodologicamente, será empreendido um estudo descritivo. Durante a coleta de informações, foram entrevistados três docentes de Educação Física de escolas públicas de Porto Alegre/RS, além do registro de minhas impressões deste processo e de informações relevantes ao estudo em um diário de campo. As entrevistas foram gravadas com um gravador digital com a autorização do respectivo docente. Logo após foram transcritas e então apresentadas aos docentes para sua aprovação. A análise de conteúdo foi utilizada como estratégia analítica, de modo a construir categorias que trouxessem subsídios para compreender o problema de pesquisa. O trabalho de campo me permitiu entender que existem diversas características e condições que possibilitam um processo de investimento/desinvestimento pedagógico no seu trabalho. Ao analisar as entrevistas, os possíveis fatores que viabilizam esses processos vão desde a escolha dessa profissão juntamente da história de vida do professor, passando por características especificas da profissão (espaço físico, materiais, etc.), até questões sociais e de relações interpessoais no ambiente de trabalho. Assim, considerando essas características que viabilizam esses processos, pude compreender também, através das entrevistas e do diário de campo, sua influência no percurso docente desses professores, traçando relações entre os fatores e como o professor reage a essas condições.
id UFRGS-2_97de3e13b1f2588b87f0ae8b758e4134
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70305
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lima Júnior, Yuri Moreira deWittizorecki, Elisandro Schultz2013-04-16T01:44:00Z2012http://hdl.handle.net/10183/70305000875700O trabalho docente se articula em torno de diversos aspectos, os quais, juntamente a elementos específicos da cultura escolar e da cultura docente do professorado em Educação Física, viabilizam determinadas condições de docência para estes professores. O presente estudo tem como objetivo compreender e investigar esses aspectos da docência em Educação física que podem levar o professor a investir/desinvestir no seu trabalho. Essa pretensão se justifica pela necessidade de melhor entendimento de como as condições do contexto escolar e dos percursos pessoais dos docentes de Educação Física podem influenciar no seu desenvolvimento profissional e na mobilização à realização de seu trabalho. Para tanto, metodologicamente, será empreendido um estudo descritivo. Durante a coleta de informações, foram entrevistados três docentes de Educação Física de escolas públicas de Porto Alegre/RS, além do registro de minhas impressões deste processo e de informações relevantes ao estudo em um diário de campo. As entrevistas foram gravadas com um gravador digital com a autorização do respectivo docente. Logo após foram transcritas e então apresentadas aos docentes para sua aprovação. A análise de conteúdo foi utilizada como estratégia analítica, de modo a construir categorias que trouxessem subsídios para compreender o problema de pesquisa. O trabalho de campo me permitiu entender que existem diversas características e condições que possibilitam um processo de investimento/desinvestimento pedagógico no seu trabalho. Ao analisar as entrevistas, os possíveis fatores que viabilizam esses processos vão desde a escolha dessa profissão juntamente da história de vida do professor, passando por características especificas da profissão (espaço físico, materiais, etc.), até questões sociais e de relações interpessoais no ambiente de trabalho. Assim, considerando essas características que viabilizam esses processos, pude compreender também, através das entrevistas e do diário de campo, sua influência no percurso docente desses professores, traçando relações entre os fatores e como o professor reage a essas condições.The teaching is structured around various aspects, which, along with specific elements of the school culture and teaching culture of teachers in physical education, teaching enable certain conditions for these teachers. This study aims to understand and investigate these aspects of teaching in physical education that can lead teachers to invest / disinvest in their work. This claim is justified by the need for better understanding of how the conditions of the school context and the personal journeys of physical education teachers can influence their professional development and mobilization to carry out their work. Therefore, methodologically, a descriptive study will be undertaken. During data collection, we interviewed three teachers of physical education in public schools in Porto Alegre / RS, and the record of my impressions of this process and information relevant to the study in a field journal. The interviews were recorded with a digital recorder with the permission of their teacher. Soon after were transcribed and then presented to the faculty for approval. The content analysis was used as analytical strategy in order to construct categories to bring benefits to understand the problem research. The fieldwork allowed me to understand that there are different characteristics and conditions that enable a process of investment / disinvestment in their pedagogical work. In analyzing the interviews, the possible factors that enable these processes ranging from choosing this profession together with the life story of the teacher, through specific characteristics of the profession (physical space, materials, etc..) to social issues and interpersonal relationships desktop. So considering these characteristics that enable these processes, I also understand, through interviews and field journal, its influence on these teachers teaching career, tracing relationships between factors and how the teacher reacts to these conditions.application/pdfporEducação físicaEnsinoCriançasPhysical educationPhysical education teachersEducational investmentEducational disinvestmentInvestimento/desinvestimento pedagógico : compeendendo características da docência em educação física que podem levar o professor a investir/desinvestir no trabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2012Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000875700.pdf000875700.pdfTexto completoapplication/pdf375718http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70305/1/000875700.pdfa734079a4269c41437ef3f17f2d11ba0MD51TEXT000875700.pdf.txt000875700.pdf.txtExtracted Texttext/plain127803http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70305/2/000875700.pdf.txt25a9614826e7e4192d338b11b88f9547MD52THUMBNAIL000875700.pdf.jpg000875700.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1191http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70305/3/000875700.pdf.jpg6679077322e0f96b4261c27c1d7674cfMD5310183/703052019-11-08 04:44:22.287262oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70305Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-08T06:44:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Investimento/desinvestimento pedagógico : compeendendo características da docência em educação física que podem levar o professor a investir/desinvestir no trabalho
title Investimento/desinvestimento pedagógico : compeendendo características da docência em educação física que podem levar o professor a investir/desinvestir no trabalho
spellingShingle Investimento/desinvestimento pedagógico : compeendendo características da docência em educação física que podem levar o professor a investir/desinvestir no trabalho
Lima Júnior, Yuri Moreira de
Educação física
Ensino
Crianças
Physical education
Physical education teachers
Educational investment
Educational disinvestment
title_short Investimento/desinvestimento pedagógico : compeendendo características da docência em educação física que podem levar o professor a investir/desinvestir no trabalho
title_full Investimento/desinvestimento pedagógico : compeendendo características da docência em educação física que podem levar o professor a investir/desinvestir no trabalho
title_fullStr Investimento/desinvestimento pedagógico : compeendendo características da docência em educação física que podem levar o professor a investir/desinvestir no trabalho
title_full_unstemmed Investimento/desinvestimento pedagógico : compeendendo características da docência em educação física que podem levar o professor a investir/desinvestir no trabalho
title_sort Investimento/desinvestimento pedagógico : compeendendo características da docência em educação física que podem levar o professor a investir/desinvestir no trabalho
author Lima Júnior, Yuri Moreira de
author_facet Lima Júnior, Yuri Moreira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Júnior, Yuri Moreira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wittizorecki, Elisandro Schultz
contributor_str_mv Wittizorecki, Elisandro Schultz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Ensino
Crianças
topic Educação física
Ensino
Crianças
Physical education
Physical education teachers
Educational investment
Educational disinvestment
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical education
Physical education teachers
Educational investment
Educational disinvestment
description O trabalho docente se articula em torno de diversos aspectos, os quais, juntamente a elementos específicos da cultura escolar e da cultura docente do professorado em Educação Física, viabilizam determinadas condições de docência para estes professores. O presente estudo tem como objetivo compreender e investigar esses aspectos da docência em Educação física que podem levar o professor a investir/desinvestir no seu trabalho. Essa pretensão se justifica pela necessidade de melhor entendimento de como as condições do contexto escolar e dos percursos pessoais dos docentes de Educação Física podem influenciar no seu desenvolvimento profissional e na mobilização à realização de seu trabalho. Para tanto, metodologicamente, será empreendido um estudo descritivo. Durante a coleta de informações, foram entrevistados três docentes de Educação Física de escolas públicas de Porto Alegre/RS, além do registro de minhas impressões deste processo e de informações relevantes ao estudo em um diário de campo. As entrevistas foram gravadas com um gravador digital com a autorização do respectivo docente. Logo após foram transcritas e então apresentadas aos docentes para sua aprovação. A análise de conteúdo foi utilizada como estratégia analítica, de modo a construir categorias que trouxessem subsídios para compreender o problema de pesquisa. O trabalho de campo me permitiu entender que existem diversas características e condições que possibilitam um processo de investimento/desinvestimento pedagógico no seu trabalho. Ao analisar as entrevistas, os possíveis fatores que viabilizam esses processos vão desde a escolha dessa profissão juntamente da história de vida do professor, passando por características especificas da profissão (espaço físico, materiais, etc.), até questões sociais e de relações interpessoais no ambiente de trabalho. Assim, considerando essas características que viabilizam esses processos, pude compreender também, através das entrevistas e do diário de campo, sua influência no percurso docente desses professores, traçando relações entre os fatores e como o professor reage a essas condições.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-16T01:44:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/70305
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000875700
url http://hdl.handle.net/10183/70305
identifier_str_mv 000875700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70305/1/000875700.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70305/2/000875700.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70305/3/000875700.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a734079a4269c41437ef3f17f2d11ba0
25a9614826e7e4192d338b11b88f9547
6679077322e0f96b4261c27c1d7674cf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224444828450816