Práticas e usos de mídias : um estudo de caso com docentes da rede pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Konageski, Jamile Tábata Balestrin
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200576
Resumo: O estudo objetiva compreender por meio de um questionário online com perguntas abertas e fechadas as implicações nas práticas pedagógicas do uso de diferentes mídias por docentes do 3º Ano do Ensino Médio de uma escola rede pública estadual do município de Ijuí (RS). A pesquisa buscou tematizar sobre à condição da escola e a fluência digital dos docentes, a respeito de suas práticas pedagógicas na convergência com Mídias e Tecnologias. O aporte teórico fundamenta-se nas compreensões sobre as mídias e/na educação. A pesquisa é qualitativa e quantitativa e, se caracteriza como um estudo de caso. Os resultados indicam que o: 1) O principal fator limitante no uso das mídias e de mudanças significativas nas práticas pedagógicas dos docentes é a falta de conhecimento, o que implica na constituição do conhecimento docente para/ com as mídias, seja na formação inicial e/ ou continuada; 2) A Internet e o Computador auxiliam positivamente na elaboração e construção do planejamento dos docentes; 3) A falta de recursos tecnológicos nas escolas é um grande entrave na democratização do uso das mídias e das TIC; 4) A autonomia do professor na aprendizagem das mídias e; por fim, 5) O papel e o lugar dos cursos sobre mídias e TIC ofertados pelas respectivas Coordenadorias de Educação.
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