Ilustrando a segunda lei de Newton no século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veit, Eliane Angela
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Mors, Paulo Machado, Teodoro, Victor Manuel Neves Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129357
Resumo: Apresenta-se uma forma de ensinar a segunda Lei de Newton usando-se a modelagem computacional, de modo que, além das tradicionais situações lineares, problemas mais reais e atuais possam ser tratados. Ilustra-se com o aplicativo Modellus, que permite ao usuário (aluno ou professor) explorar modelos matemáticos baseados em equações diferenciais ou em funnções. Para as situações físicas discutidas, são fornecidas as equações, parâmetros e condições iniciais necessárias, de modo que o leitor que opte por outro aplicativo tenha plenas condições de desenvolver as atividades propostas.
id UFRGS-2_97fcef0184fcd9972d6fbaa984ac4a18
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129357
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Veit, Eliane AngelaMors, Paulo MachadoTeodoro, Victor Manuel Neves Duarte2015-11-09T16:36:17Z20021806-1117http://hdl.handle.net/10183/129357000330984Apresenta-se uma forma de ensinar a segunda Lei de Newton usando-se a modelagem computacional, de modo que, além das tradicionais situações lineares, problemas mais reais e atuais possam ser tratados. Ilustra-se com o aplicativo Modellus, que permite ao usuário (aluno ou professor) explorar modelos matemáticos baseados em equações diferenciais ou em funnções. Para as situações físicas discutidas, são fornecidas as equações, parâmetros e condições iniciais necessárias, de modo que o leitor que opte por outro aplicativo tenha plenas condições de desenvolver as atividades propostas.An approach to teach Newton's second Law is presented using computational modeling such that more real and contemporary problems may be treated, besides the traditional linear examples. This is illustrated with the software Modellus, which allows users (students or teachers) to explore mathematical models based on di erential equations or on functions. The equations, parameters and initial conditions required to model each discussed situation are given, allowing the reader to implement the suggested activities even if he/she prefers to use some other software.application/pdfporRevista brasileira de ensino de fisica. São Paulo. Vol. 24, n. 2 (jun. 2002), p. 176-184Modelagem computacionalEnsino de físicaLeis de NewtonIlustrando a segunda lei de Newton no século XXIinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000330984.pdf.txt000330984.pdf.txtExtracted Texttext/plain38097http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129357/2/000330984.pdf.txt4fe3125d6b242f40e619c2caf1161023MD52ORIGINAL000330984.pdf000330984.pdfTexto completoapplication/pdf308277http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129357/1/000330984.pdf53b5413c6387444274a9b04784939aefMD51THUMBNAIL000330984.pdf.jpg000330984.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1668http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129357/3/000330984.pdf.jpge154b9e8472610f27ff268b95e0eb551MD5310183/1293572023-09-21 03:40:33.449643oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129357Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-21T06:40:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ilustrando a segunda lei de Newton no século XXI
title Ilustrando a segunda lei de Newton no século XXI
spellingShingle Ilustrando a segunda lei de Newton no século XXI
Veit, Eliane Angela
Modelagem computacional
Ensino de física
Leis de Newton
title_short Ilustrando a segunda lei de Newton no século XXI
title_full Ilustrando a segunda lei de Newton no século XXI
title_fullStr Ilustrando a segunda lei de Newton no século XXI
title_full_unstemmed Ilustrando a segunda lei de Newton no século XXI
title_sort Ilustrando a segunda lei de Newton no século XXI
author Veit, Eliane Angela
author_facet Veit, Eliane Angela
Mors, Paulo Machado
Teodoro, Victor Manuel Neves Duarte
author_role author
author2 Mors, Paulo Machado
Teodoro, Victor Manuel Neves Duarte
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veit, Eliane Angela
Mors, Paulo Machado
Teodoro, Victor Manuel Neves Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem computacional
Ensino de física
Leis de Newton
topic Modelagem computacional
Ensino de física
Leis de Newton
description Apresenta-se uma forma de ensinar a segunda Lei de Newton usando-se a modelagem computacional, de modo que, além das tradicionais situações lineares, problemas mais reais e atuais possam ser tratados. Ilustra-se com o aplicativo Modellus, que permite ao usuário (aluno ou professor) explorar modelos matemáticos baseados em equações diferenciais ou em funnções. Para as situações físicas discutidas, são fornecidas as equações, parâmetros e condições iniciais necessárias, de modo que o leitor que opte por outro aplicativo tenha plenas condições de desenvolver as atividades propostas.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-09T16:36:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/129357
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-1117
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000330984
identifier_str_mv 1806-1117
000330984
url http://hdl.handle.net/10183/129357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de ensino de fisica. São Paulo. Vol. 24, n. 2 (jun. 2002), p. 176-184
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129357/2/000330984.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129357/1/000330984.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129357/3/000330984.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4fe3125d6b242f40e619c2caf1161023
53b5413c6387444274a9b04784939aef
e154b9e8472610f27ff268b95e0eb551
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224890093666304