Ilustrando a segunda lei de Newton no século XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/129357 |
Resumo: | Apresenta-se uma forma de ensinar a segunda Lei de Newton usando-se a modelagem computacional, de modo que, além das tradicionais situações lineares, problemas mais reais e atuais possam ser tratados. Ilustra-se com o aplicativo Modellus, que permite ao usuário (aluno ou professor) explorar modelos matemáticos baseados em equações diferenciais ou em funnções. Para as situações físicas discutidas, são fornecidas as equações, parâmetros e condições iniciais necessárias, de modo que o leitor que opte por outro aplicativo tenha plenas condições de desenvolver as atividades propostas. |
id |
UFRGS-2_97fcef0184fcd9972d6fbaa984ac4a18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129357 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Veit, Eliane AngelaMors, Paulo MachadoTeodoro, Victor Manuel Neves Duarte2015-11-09T16:36:17Z20021806-1117http://hdl.handle.net/10183/129357000330984Apresenta-se uma forma de ensinar a segunda Lei de Newton usando-se a modelagem computacional, de modo que, além das tradicionais situações lineares, problemas mais reais e atuais possam ser tratados. Ilustra-se com o aplicativo Modellus, que permite ao usuário (aluno ou professor) explorar modelos matemáticos baseados em equações diferenciais ou em funnções. Para as situações físicas discutidas, são fornecidas as equações, parâmetros e condições iniciais necessárias, de modo que o leitor que opte por outro aplicativo tenha plenas condições de desenvolver as atividades propostas.An approach to teach Newton's second Law is presented using computational modeling such that more real and contemporary problems may be treated, besides the traditional linear examples. This is illustrated with the software Modellus, which allows users (students or teachers) to explore mathematical models based on di erential equations or on functions. The equations, parameters and initial conditions required to model each discussed situation are given, allowing the reader to implement the suggested activities even if he/she prefers to use some other software.application/pdfporRevista brasileira de ensino de fisica. São Paulo. Vol. 24, n. 2 (jun. 2002), p. 176-184Modelagem computacionalEnsino de físicaLeis de NewtonIlustrando a segunda lei de Newton no século XXIinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000330984.pdf.txt000330984.pdf.txtExtracted Texttext/plain38097http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129357/2/000330984.pdf.txt4fe3125d6b242f40e619c2caf1161023MD52ORIGINAL000330984.pdf000330984.pdfTexto completoapplication/pdf308277http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129357/1/000330984.pdf53b5413c6387444274a9b04784939aefMD51THUMBNAIL000330984.pdf.jpg000330984.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1668http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129357/3/000330984.pdf.jpge154b9e8472610f27ff268b95e0eb551MD5310183/1293572023-09-21 03:40:33.449643oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129357Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-21T06:40:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ilustrando a segunda lei de Newton no século XXI |
title |
Ilustrando a segunda lei de Newton no século XXI |
spellingShingle |
Ilustrando a segunda lei de Newton no século XXI Veit, Eliane Angela Modelagem computacional Ensino de física Leis de Newton |
title_short |
Ilustrando a segunda lei de Newton no século XXI |
title_full |
Ilustrando a segunda lei de Newton no século XXI |
title_fullStr |
Ilustrando a segunda lei de Newton no século XXI |
title_full_unstemmed |
Ilustrando a segunda lei de Newton no século XXI |
title_sort |
Ilustrando a segunda lei de Newton no século XXI |
author |
Veit, Eliane Angela |
author_facet |
Veit, Eliane Angela Mors, Paulo Machado Teodoro, Victor Manuel Neves Duarte |
author_role |
author |
author2 |
Mors, Paulo Machado Teodoro, Victor Manuel Neves Duarte |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veit, Eliane Angela Mors, Paulo Machado Teodoro, Victor Manuel Neves Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem computacional Ensino de física Leis de Newton |
topic |
Modelagem computacional Ensino de física Leis de Newton |
description |
Apresenta-se uma forma de ensinar a segunda Lei de Newton usando-se a modelagem computacional, de modo que, além das tradicionais situações lineares, problemas mais reais e atuais possam ser tratados. Ilustra-se com o aplicativo Modellus, que permite ao usuário (aluno ou professor) explorar modelos matemáticos baseados em equações diferenciais ou em funnções. Para as situações físicas discutidas, são fornecidas as equações, parâmetros e condições iniciais necessárias, de modo que o leitor que opte por outro aplicativo tenha plenas condições de desenvolver as atividades propostas. |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-09T16:36:17Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/129357 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1806-1117 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000330984 |
identifier_str_mv |
1806-1117 000330984 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/129357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de ensino de fisica. São Paulo. Vol. 24, n. 2 (jun. 2002), p. 176-184 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129357/2/000330984.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129357/1/000330984.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129357/3/000330984.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4fe3125d6b242f40e619c2caf1161023 53b5413c6387444274a9b04784939aef e154b9e8472610f27ff268b95e0eb551 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224890093666304 |