A tecnologia assistiva promovendo a educação na inclusão infantil : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Thaís Brito
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/139593
Resumo: Neste trabalho, busquei aliar prática e teoria a respeito de uma experiência de inclusão, vivenciada durante meu estágio na educação infantil. A partir de situações que ocorreram durante o ano letivo, realizei um trabalho de construção de uma Tecnologia Assistiva visando a inclusão de uma menina com deficiência motora em atividades à mesa. Com o desdobramento da inserção da Tecnologia Assistiva na sala e considerando todos os fatores que envolveram sua produção, uso e aceitação, começou a despertar-me um interesse em pesquisar a respeito. A partir disto meu objetivo de pesquisa foi analisar o processo de inclusão de uma criança com mobilidade reduzida na educação infantil a partir do desenvolvimento de uma Tecnologia Assistiva específica. A metodologia de pesquisa foi um estudo de caso, com observações, entrevistas e documentos da escola e da aluna. A pesquisa foi desenvolvida numa escola de educação infantil de Porto Alegre da rede federal de ensino. A criança observada, uma menina de aproximadamente 2 anos com mobilidade reduzida e problemas motores graves. Com esta pesquisa foi possível perceber que o processo de inclusão envolve muito mais que apenas inserir uma criança com deficiência em uma escola regular. Utilizar uma Tecnologia Assistiva na sala de aula requer um trabalho cooperativo muito maior do que eu poderia imaginar. Família, comunidade escolar, médicos, psicólogos, fisioterapeutas, todos devem trabalhar juntos. Aprendi também que para incluir é preciso saber fazê-lo, mas determinação, competência, cuidado e boa vontade é essencial e podem mudar a história de uma criança com deficiência.
id UFRGS-2_981e183cba3d88e05ae64f0b3dd8d17e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139593
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Medeiros, Thaís BritoPasserino, Liliana Maria2016-04-26T02:08:01Z2015http://hdl.handle.net/10183/139593000990502Neste trabalho, busquei aliar prática e teoria a respeito de uma experiência de inclusão, vivenciada durante meu estágio na educação infantil. A partir de situações que ocorreram durante o ano letivo, realizei um trabalho de construção de uma Tecnologia Assistiva visando a inclusão de uma menina com deficiência motora em atividades à mesa. Com o desdobramento da inserção da Tecnologia Assistiva na sala e considerando todos os fatores que envolveram sua produção, uso e aceitação, começou a despertar-me um interesse em pesquisar a respeito. A partir disto meu objetivo de pesquisa foi analisar o processo de inclusão de uma criança com mobilidade reduzida na educação infantil a partir do desenvolvimento de uma Tecnologia Assistiva específica. A metodologia de pesquisa foi um estudo de caso, com observações, entrevistas e documentos da escola e da aluna. A pesquisa foi desenvolvida numa escola de educação infantil de Porto Alegre da rede federal de ensino. A criança observada, uma menina de aproximadamente 2 anos com mobilidade reduzida e problemas motores graves. Com esta pesquisa foi possível perceber que o processo de inclusão envolve muito mais que apenas inserir uma criança com deficiência em uma escola regular. Utilizar uma Tecnologia Assistiva na sala de aula requer um trabalho cooperativo muito maior do que eu poderia imaginar. Família, comunidade escolar, médicos, psicólogos, fisioterapeutas, todos devem trabalhar juntos. Aprendi também que para incluir é preciso saber fazê-lo, mas determinação, competência, cuidado e boa vontade é essencial e podem mudar a história de uma criança com deficiência.application/pdfporEducação infantilInclusão escolarA tecnologia assistiva promovendo a educação na inclusão infantil : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990502.pdf000990502.pdfTexto completoapplication/pdf1073381http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139593/1/000990502.pdfc654c35ecf030322ec2621d8954a1c11MD51TEXT000990502.pdf.txt000990502.pdf.txtExtracted Texttext/plain94745http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139593/2/000990502.pdf.txt6a297569f056418e682297b4c78e1005MD52THUMBNAIL000990502.pdf.jpg000990502.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139593/3/000990502.pdf.jpg8edc1af7803d6ed84684cc71ba0291c5MD5310183/1395932018-10-25 09:14:46.51oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139593Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:14:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A tecnologia assistiva promovendo a educação na inclusão infantil : um estudo de caso
title A tecnologia assistiva promovendo a educação na inclusão infantil : um estudo de caso
spellingShingle A tecnologia assistiva promovendo a educação na inclusão infantil : um estudo de caso
Medeiros, Thaís Brito
Educação infantil
Inclusão escolar
title_short A tecnologia assistiva promovendo a educação na inclusão infantil : um estudo de caso
title_full A tecnologia assistiva promovendo a educação na inclusão infantil : um estudo de caso
title_fullStr A tecnologia assistiva promovendo a educação na inclusão infantil : um estudo de caso
title_full_unstemmed A tecnologia assistiva promovendo a educação na inclusão infantil : um estudo de caso
title_sort A tecnologia assistiva promovendo a educação na inclusão infantil : um estudo de caso
author Medeiros, Thaís Brito
author_facet Medeiros, Thaís Brito
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Thaís Brito
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Passerino, Liliana Maria
contributor_str_mv Passerino, Liliana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Inclusão escolar
topic Educação infantil
Inclusão escolar
description Neste trabalho, busquei aliar prática e teoria a respeito de uma experiência de inclusão, vivenciada durante meu estágio na educação infantil. A partir de situações que ocorreram durante o ano letivo, realizei um trabalho de construção de uma Tecnologia Assistiva visando a inclusão de uma menina com deficiência motora em atividades à mesa. Com o desdobramento da inserção da Tecnologia Assistiva na sala e considerando todos os fatores que envolveram sua produção, uso e aceitação, começou a despertar-me um interesse em pesquisar a respeito. A partir disto meu objetivo de pesquisa foi analisar o processo de inclusão de uma criança com mobilidade reduzida na educação infantil a partir do desenvolvimento de uma Tecnologia Assistiva específica. A metodologia de pesquisa foi um estudo de caso, com observações, entrevistas e documentos da escola e da aluna. A pesquisa foi desenvolvida numa escola de educação infantil de Porto Alegre da rede federal de ensino. A criança observada, uma menina de aproximadamente 2 anos com mobilidade reduzida e problemas motores graves. Com esta pesquisa foi possível perceber que o processo de inclusão envolve muito mais que apenas inserir uma criança com deficiência em uma escola regular. Utilizar uma Tecnologia Assistiva na sala de aula requer um trabalho cooperativo muito maior do que eu poderia imaginar. Família, comunidade escolar, médicos, psicólogos, fisioterapeutas, todos devem trabalhar juntos. Aprendi também que para incluir é preciso saber fazê-lo, mas determinação, competência, cuidado e boa vontade é essencial e podem mudar a história de uma criança com deficiência.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-26T02:08:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/139593
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990502
url http://hdl.handle.net/10183/139593
identifier_str_mv 000990502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139593/1/000990502.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139593/2/000990502.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139593/3/000990502.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c654c35ecf030322ec2621d8954a1c11
6a297569f056418e682297b4c78e1005
8edc1af7803d6ed84684cc71ba0291c5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224506535051264