A tecnologia assistiva promovendo a educação na inclusão infantil : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/139593 |
Resumo: | Neste trabalho, busquei aliar prática e teoria a respeito de uma experiência de inclusão, vivenciada durante meu estágio na educação infantil. A partir de situações que ocorreram durante o ano letivo, realizei um trabalho de construção de uma Tecnologia Assistiva visando a inclusão de uma menina com deficiência motora em atividades à mesa. Com o desdobramento da inserção da Tecnologia Assistiva na sala e considerando todos os fatores que envolveram sua produção, uso e aceitação, começou a despertar-me um interesse em pesquisar a respeito. A partir disto meu objetivo de pesquisa foi analisar o processo de inclusão de uma criança com mobilidade reduzida na educação infantil a partir do desenvolvimento de uma Tecnologia Assistiva específica. A metodologia de pesquisa foi um estudo de caso, com observações, entrevistas e documentos da escola e da aluna. A pesquisa foi desenvolvida numa escola de educação infantil de Porto Alegre da rede federal de ensino. A criança observada, uma menina de aproximadamente 2 anos com mobilidade reduzida e problemas motores graves. Com esta pesquisa foi possível perceber que o processo de inclusão envolve muito mais que apenas inserir uma criança com deficiência em uma escola regular. Utilizar uma Tecnologia Assistiva na sala de aula requer um trabalho cooperativo muito maior do que eu poderia imaginar. Família, comunidade escolar, médicos, psicólogos, fisioterapeutas, todos devem trabalhar juntos. Aprendi também que para incluir é preciso saber fazê-lo, mas determinação, competência, cuidado e boa vontade é essencial e podem mudar a história de uma criança com deficiência. |
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