A inclusão na educação infantil sob o olhar da comunidade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Fátima Silvane
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36686
Resumo: O presente trabalho tem como tema central a inclusão na Educação Infantil. Busca saber o que pensa a comunidade escolar (pais de alunos inclusos, pais de alunos que incluem e educadores), sobre a inclusão de alunos com NEEs na escola regular. Buscou-se referencial teórico principalmente em Mantoan, Carvalho, Thompson, Wickham, Wegner & Ault, Baptista, Mittler, Coll, Marchesi & Palacios, entre outros. Os principais objetivos da pesquisa foram saber como se estabelece as relações de alteridade entre inclusos e os que incluem e como cada individuo poderá se beneficiar com as trocas estabelecidas no convívio diário. A pesquisa caracteriza-se como etnográfica, apoiou-se nas observações livres e na prática docente da pesquisadora e, também, na elaboração de um questionário dirigido às famílias e aos educadores de uma escola de Educação Infantil, da rede pública do município de Sapiranga/RS. A partir dos dados empíricos observou-se que a inclusão se faz em parcerias e que a postura a favor da mesma brota de dentro de cada indivíduo a partir das experiências positivas vivenciadas com pessoas com NEEs.
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