A inclusão na educação infantil sob o olhar da comunidade escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/36686 |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema central a inclusão na Educação Infantil. Busca saber o que pensa a comunidade escolar (pais de alunos inclusos, pais de alunos que incluem e educadores), sobre a inclusão de alunos com NEEs na escola regular. Buscou-se referencial teórico principalmente em Mantoan, Carvalho, Thompson, Wickham, Wegner & Ault, Baptista, Mittler, Coll, Marchesi & Palacios, entre outros. Os principais objetivos da pesquisa foram saber como se estabelece as relações de alteridade entre inclusos e os que incluem e como cada individuo poderá se beneficiar com as trocas estabelecidas no convívio diário. A pesquisa caracteriza-se como etnográfica, apoiou-se nas observações livres e na prática docente da pesquisadora e, também, na elaboração de um questionário dirigido às famílias e aos educadores de uma escola de Educação Infantil, da rede pública do município de Sapiranga/RS. A partir dos dados empíricos observou-se que a inclusão se faz em parcerias e que a postura a favor da mesma brota de dentro de cada indivíduo a partir das experiências positivas vivenciadas com pessoas com NEEs. |
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