Percepções quanto ao uso de ferramentas tecnológicas no ensino a distância de contabilidade gerencial
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/249732 |
Resumo: | O papel das ferramentas tecnológicas no ensino de contabilidade tem sido destaque, especialmente no processo da aprendizagem a distância. Este estudo objetivou analisar as percepções quanto ao uso dessas ferra-mentas no ensino a distância de contabilidade gerencial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, quanto à abordagem do problema, e descritiva, no que se refere aos objetivos. Os dados foram coletados a partir de uma ex-periência com uso de tecnologias junto a graduandos de uma disciplina de Contabilidade Gerencial, oferecida a distância, de uma universidade federal da Região Sul do Brasil. Foram analisadas suas percepções por meio de questionários aplicados no início e no final do segundo semestre de 2019. Os resultados apontaram que 20% dos estudantes apenas concordaram que diferentes técnicas de aprendizagem auxiliam no desenvolvimento de habilidades essenciais para exercer a profissão, e 80% concordaram ple-namente. Dentre as contribuições deste estudo, destaca-se o fomento à utilização da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem, aliados à necessidade de aplicação de tecnologias de informação exigidas do pro-fissional contábil pelo mercado de trabalho. Os achados corroboram as afirmativas da literatura, que instigam que o uso dessas ferramentas não se limita à sala de aula presencial, pois a necessidade de inovação e a cres-cente expansão tecnológica impõem ao profissional o constante desafio da percepção e adaptação ao uso desses instrumentos. |
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Carraro, Wendy Beatriz Witt HaddadTheodoro, Thom Christian RibeiroPinto, Gustavo Salomão2022-10-06T04:56:27Z20222177-8310http://hdl.handle.net/10183/249732001149792O papel das ferramentas tecnológicas no ensino de contabilidade tem sido destaque, especialmente no processo da aprendizagem a distância. Este estudo objetivou analisar as percepções quanto ao uso dessas ferra-mentas no ensino a distância de contabilidade gerencial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, quanto à abordagem do problema, e descritiva, no que se refere aos objetivos. Os dados foram coletados a partir de uma ex-periência com uso de tecnologias junto a graduandos de uma disciplina de Contabilidade Gerencial, oferecida a distância, de uma universidade federal da Região Sul do Brasil. Foram analisadas suas percepções por meio de questionários aplicados no início e no final do segundo semestre de 2019. Os resultados apontaram que 20% dos estudantes apenas concordaram que diferentes técnicas de aprendizagem auxiliam no desenvolvimento de habilidades essenciais para exercer a profissão, e 80% concordaram ple-namente. Dentre as contribuições deste estudo, destaca-se o fomento à utilização da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem, aliados à necessidade de aplicação de tecnologias de informação exigidas do pro-fissional contábil pelo mercado de trabalho. Os achados corroboram as afirmativas da literatura, que instigam que o uso dessas ferramentas não se limita à sala de aula presencial, pois a necessidade de inovação e a cres-cente expansão tecnológica impõem ao profissional o constante desafio da percepção e adaptação ao uso desses instrumentos.The technology tools role in accounting education has been highlighted, especially in the distance learning process. This study aimed to analyze the perceptions regarding the use of these tools in management accounting distance learning. This research is qualitative with respect to the problem, and descriptive in terms of the objectives. The data were collected from graduate students of a managerial accounting discipline, offered as e-Learning, in a federal university of southern Brazilian region. Their perceptions were analyzed by means of questionnaires applied at the beginning and at the end of the second half of 2019. The results indicated that 20% of the students just agreed that different learning techniques help to develop essential skills to practice the profession, and 80% agreed fully. Among this study contributions, one can highlight the technology use promotion in teaching and learning processes, coupled with the need for applying information technologies required to accounting professional by the labor market. The findings corroborate affirmatives in the literature, which instigates that the use of these tools is not limited to the classroom on-site, as the need for innovation and the growing technological expansion impose on the professional the constant challenge of perceiving and adjustment to these instruments use.application/pdfporEAD em Foco. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 12, n. 1 (2022), p. [1]-14FerramentasTecnologiaEducação a distância (EaD)Contabilidade gerencialTechnological toolsDistance learningManagement accountingPerceptionsPercepções quanto ao uso de ferramentas tecnológicas no ensino a distância de contabilidade gerencialPerceptions regarding the use of technological toolsin management accounting distance learning info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001149792.pdf.txt001149792.pdf.txtExtracted Texttext/plain52239http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249732/2/001149792.pdf.txtecb4e89cb1c4a7f7d45a2443dfe8ea9aMD52ORIGINAL001149792.pdfTexto completoapplication/pdf286339http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249732/1/001149792.pdf4a6f1ab367e75322a7db9b1420e7ccebMD5110183/2497322022-10-07 04:51:22.294567oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249732Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-10-07T07:51:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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