Ferramentas de educação a distância em ambientes online utilizadas pelos profissionais de contabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/140734 |
Resumo: | Nos últimos tempos, a área de Contabilidade tem passado por importantes mudanças, exigindo que os profissionais contábeis sejam estimulados a buscar aprimoramento e atualização através do uso de ferramentas tecnológicas da Educação a Distância (EAD) em ambientes online. O objetivo deste estudo é identificar quais são as formas e ferramentas utilizadas pela EAD para ampliação de conhecimento profissional. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e objetivo exploratório. Em relação aos procedimentos metodológicos, utilizando como base as entidades de classe contábil e outros órgãos a pesquisa utilizou-se de três estratégias: a primeira foi a identificação de cursos de especialização oferecidos na modalidade EAD, no RS, cadastrados no portal do Ministério da Educação (e-MEC) e oferecidos pelas principais entidades da classe; a segunda foi a identificação das ferramentas tecnológicas utilizadas nos sites de entidades de classe contábil e outros órgãos; por fim aplicou-se um questionário online junto aos profissionais que atuam na área contábil. Os resultados da pesquisa revelam que apesar das entidades relacionadas a classe contábil e outros órgãos oferecem diversos recursos de apoio tecnológico para atualizar os profissionais há baixa utilização dessas ferramentas. Conclui-se que os profissionais contábeis estão utilizando pouco as possibilidades de ensinos continuados ofertados pelas organizações, entidades de classe contábil e outros órgãos. |
id |
UFRGS-2_db7a5d64846925e9611f2418be25e474 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140734 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Michelle Azevedo deCarraro, Wendy Beatriz Witt Haddad2016-05-11T02:10:34Z2015http://hdl.handle.net/10183/140734000989984Nos últimos tempos, a área de Contabilidade tem passado por importantes mudanças, exigindo que os profissionais contábeis sejam estimulados a buscar aprimoramento e atualização através do uso de ferramentas tecnológicas da Educação a Distância (EAD) em ambientes online. O objetivo deste estudo é identificar quais são as formas e ferramentas utilizadas pela EAD para ampliação de conhecimento profissional. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e objetivo exploratório. Em relação aos procedimentos metodológicos, utilizando como base as entidades de classe contábil e outros órgãos a pesquisa utilizou-se de três estratégias: a primeira foi a identificação de cursos de especialização oferecidos na modalidade EAD, no RS, cadastrados no portal do Ministério da Educação (e-MEC) e oferecidos pelas principais entidades da classe; a segunda foi a identificação das ferramentas tecnológicas utilizadas nos sites de entidades de classe contábil e outros órgãos; por fim aplicou-se um questionário online junto aos profissionais que atuam na área contábil. Os resultados da pesquisa revelam que apesar das entidades relacionadas a classe contábil e outros órgãos oferecem diversos recursos de apoio tecnológico para atualizar os profissionais há baixa utilização dessas ferramentas. Conclui-se que os profissionais contábeis estão utilizando pouco as possibilidades de ensinos continuados ofertados pelas organizações, entidades de classe contábil e outros órgãos.In recent times, accounting has undergone important changes, requiring accounting professionals are encouraged to seek improvement and update through the use of Distance Education technologies in online environments. The objective of this study is to identify what are the ways and tools used by Distance Education to expand professional knowledge. It is an applied study, with qualitative and exploratory objective approach. Regarding the methodological procedures, using the accounting class entities and other agencies as its basis, the research used three strategies: the first was the identification of postgraduate courses offered in distance education mode in the state of Rio Grande do Sul, registered on the Ministry of Education and offered by the main accounting class entities; the second was to identify the technological tools used in accounting class entities and other agencies websites; finally, it was used an online survey with professionals who work in accounting. The research results reveal that despite the entities related to accounting class and other agencies offer various technical support resources to update the professionals, there is low use of these tools. It is concluded that accounting professionals are just using the continuing education possibilities offered by organizations, accounting entities and other agencies.application/pdfporEducação a distância (EaD)Qualificação profissionalTools of distance educationTechnological toolsContinuing educationAccounting professionalsAccounting entitiesFerramentas de educação a distância em ambientes online utilizadas pelos profissionais de contabilidadeDistance education tools of on-line environment learning used by accounting professionals info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2015Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989984.pdf000989984.pdfTexto completoapplication/pdf1099576http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140734/1/000989984.pdf494780e3a46110de5b4f3fdbbc823e05MD51TEXT000989984.pdf.txt000989984.pdf.txtExtracted Texttext/plain57091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140734/2/000989984.pdf.txt1edc5c0f58942a40e42d521d28cf7681MD52THUMBNAIL000989984.pdf.jpg000989984.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1679http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140734/3/000989984.pdf.jpg7ff8ec54b4727c3217918d2ab06881e5MD5310183/1407342023-04-05 03:47:29.717439oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140734Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-04-05T06:47:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ferramentas de educação a distância em ambientes online utilizadas pelos profissionais de contabilidade |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Distance education tools of on-line environment learning used by accounting professionals |
title |
Ferramentas de educação a distância em ambientes online utilizadas pelos profissionais de contabilidade |
spellingShingle |
Ferramentas de educação a distância em ambientes online utilizadas pelos profissionais de contabilidade Souza, Michelle Azevedo de Educação a distância (EaD) Qualificação profissional Tools of distance education Technological tools Continuing education Accounting professionals Accounting entities |
title_short |
Ferramentas de educação a distância em ambientes online utilizadas pelos profissionais de contabilidade |
title_full |
Ferramentas de educação a distância em ambientes online utilizadas pelos profissionais de contabilidade |
title_fullStr |
Ferramentas de educação a distância em ambientes online utilizadas pelos profissionais de contabilidade |
title_full_unstemmed |
Ferramentas de educação a distância em ambientes online utilizadas pelos profissionais de contabilidade |
title_sort |
Ferramentas de educação a distância em ambientes online utilizadas pelos profissionais de contabilidade |
author |
Souza, Michelle Azevedo de |
author_facet |
Souza, Michelle Azevedo de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Michelle Azevedo de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad |
contributor_str_mv |
Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância (EaD) Qualificação profissional |
topic |
Educação a distância (EaD) Qualificação profissional Tools of distance education Technological tools Continuing education Accounting professionals Accounting entities |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Tools of distance education Technological tools Continuing education Accounting professionals Accounting entities |
description |
Nos últimos tempos, a área de Contabilidade tem passado por importantes mudanças, exigindo que os profissionais contábeis sejam estimulados a buscar aprimoramento e atualização através do uso de ferramentas tecnológicas da Educação a Distância (EAD) em ambientes online. O objetivo deste estudo é identificar quais são as formas e ferramentas utilizadas pela EAD para ampliação de conhecimento profissional. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e objetivo exploratório. Em relação aos procedimentos metodológicos, utilizando como base as entidades de classe contábil e outros órgãos a pesquisa utilizou-se de três estratégias: a primeira foi a identificação de cursos de especialização oferecidos na modalidade EAD, no RS, cadastrados no portal do Ministério da Educação (e-MEC) e oferecidos pelas principais entidades da classe; a segunda foi a identificação das ferramentas tecnológicas utilizadas nos sites de entidades de classe contábil e outros órgãos; por fim aplicou-se um questionário online junto aos profissionais que atuam na área contábil. Os resultados da pesquisa revelam que apesar das entidades relacionadas a classe contábil e outros órgãos oferecem diversos recursos de apoio tecnológico para atualizar os profissionais há baixa utilização dessas ferramentas. Conclui-se que os profissionais contábeis estão utilizando pouco as possibilidades de ensinos continuados ofertados pelas organizações, entidades de classe contábil e outros órgãos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-11T02:10:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/140734 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000989984 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/140734 |
identifier_str_mv |
000989984 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140734/1/000989984.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140734/2/000989984.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140734/3/000989984.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
494780e3a46110de5b4f3fdbbc823e05 1edc5c0f58942a40e42d521d28cf7681 7ff8ec54b4727c3217918d2ab06881e5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724602643644416 |