Ferramentas de educação a distância em ambientes online utilizadas pelos profissionais de contabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Michelle Azevedo de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140734
Resumo: Nos últimos tempos, a área de Contabilidade tem passado por importantes mudanças, exigindo que os profissionais contábeis sejam estimulados a buscar aprimoramento e atualização através do uso de ferramentas tecnológicas da Educação a Distância (EAD) em ambientes online. O objetivo deste estudo é identificar quais são as formas e ferramentas utilizadas pela EAD para ampliação de conhecimento profissional. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e objetivo exploratório. Em relação aos procedimentos metodológicos, utilizando como base as entidades de classe contábil e outros órgãos a pesquisa utilizou-se de três estratégias: a primeira foi a identificação de cursos de especialização oferecidos na modalidade EAD, no RS, cadastrados no portal do Ministério da Educação (e-MEC) e oferecidos pelas principais entidades da classe; a segunda foi a identificação das ferramentas tecnológicas utilizadas nos sites de entidades de classe contábil e outros órgãos; por fim aplicou-se um questionário online junto aos profissionais que atuam na área contábil. Os resultados da pesquisa revelam que apesar das entidades relacionadas a classe contábil e outros órgãos oferecem diversos recursos de apoio tecnológico para atualizar os profissionais há baixa utilização dessas ferramentas. Conclui-se que os profissionais contábeis estão utilizando pouco as possibilidades de ensinos continuados ofertados pelas organizações, entidades de classe contábil e outros órgãos.
id UFRGS-2_db7a5d64846925e9611f2418be25e474
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140734
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Michelle Azevedo deCarraro, Wendy Beatriz Witt Haddad2016-05-11T02:10:34Z2015http://hdl.handle.net/10183/140734000989984Nos últimos tempos, a área de Contabilidade tem passado por importantes mudanças, exigindo que os profissionais contábeis sejam estimulados a buscar aprimoramento e atualização através do uso de ferramentas tecnológicas da Educação a Distância (EAD) em ambientes online. O objetivo deste estudo é identificar quais são as formas e ferramentas utilizadas pela EAD para ampliação de conhecimento profissional. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e objetivo exploratório. Em relação aos procedimentos metodológicos, utilizando como base as entidades de classe contábil e outros órgãos a pesquisa utilizou-se de três estratégias: a primeira foi a identificação de cursos de especialização oferecidos na modalidade EAD, no RS, cadastrados no portal do Ministério da Educação (e-MEC) e oferecidos pelas principais entidades da classe; a segunda foi a identificação das ferramentas tecnológicas utilizadas nos sites de entidades de classe contábil e outros órgãos; por fim aplicou-se um questionário online junto aos profissionais que atuam na área contábil. Os resultados da pesquisa revelam que apesar das entidades relacionadas a classe contábil e outros órgãos oferecem diversos recursos de apoio tecnológico para atualizar os profissionais há baixa utilização dessas ferramentas. Conclui-se que os profissionais contábeis estão utilizando pouco as possibilidades de ensinos continuados ofertados pelas organizações, entidades de classe contábil e outros órgãos.In recent times, accounting has undergone important changes, requiring accounting professionals are encouraged to seek improvement and update through the use of Distance Education technologies in online environments. The objective of this study is to identify what are the ways and tools used by Distance Education to expand professional knowledge. It is an applied study, with qualitative and exploratory objective approach. Regarding the methodological procedures, using the accounting class entities and other agencies as its basis, the research used three strategies: the first was the identification of postgraduate courses offered in distance education mode in the state of Rio Grande do Sul, registered on the Ministry of Education and offered by the main accounting class entities; the second was to identify the technological tools used in accounting class entities and other agencies websites; finally, it was used an online survey with professionals who work in accounting. The research results reveal that despite the entities related to accounting class and other agencies offer various technical support resources to update the professionals, there is low use of these tools. It is concluded that accounting professionals are just using the continuing education possibilities offered by organizations, accounting entities and other agencies.application/pdfporEducação a distância (EaD)Qualificação profissionalTools of distance educationTechnological toolsContinuing educationAccounting professionalsAccounting entitiesFerramentas de educação a distância em ambientes online utilizadas pelos profissionais de contabilidadeDistance education tools of on-line environment learning used by accounting professionals info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2015Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989984.pdf000989984.pdfTexto completoapplication/pdf1099576http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140734/1/000989984.pdf494780e3a46110de5b4f3fdbbc823e05MD51TEXT000989984.pdf.txt000989984.pdf.txtExtracted Texttext/plain57091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140734/2/000989984.pdf.txt1edc5c0f58942a40e42d521d28cf7681MD52THUMBNAIL000989984.pdf.jpg000989984.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1679http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140734/3/000989984.pdf.jpg7ff8ec54b4727c3217918d2ab06881e5MD5310183/1407342023-04-05 03:47:29.717439oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140734Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-05T06:47:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ferramentas de educação a distância em ambientes online utilizadas pelos profissionais de contabilidade
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Distance education tools of on-line environment learning used by accounting professionals
title Ferramentas de educação a distância em ambientes online utilizadas pelos profissionais de contabilidade
spellingShingle Ferramentas de educação a distância em ambientes online utilizadas pelos profissionais de contabilidade
Souza, Michelle Azevedo de
Educação a distância (EaD)
Qualificação profissional
Tools of distance education
Technological tools
Continuing education
Accounting professionals
Accounting entities
title_short Ferramentas de educação a distância em ambientes online utilizadas pelos profissionais de contabilidade
title_full Ferramentas de educação a distância em ambientes online utilizadas pelos profissionais de contabilidade
title_fullStr Ferramentas de educação a distância em ambientes online utilizadas pelos profissionais de contabilidade
title_full_unstemmed Ferramentas de educação a distância em ambientes online utilizadas pelos profissionais de contabilidade
title_sort Ferramentas de educação a distância em ambientes online utilizadas pelos profissionais de contabilidade
author Souza, Michelle Azevedo de
author_facet Souza, Michelle Azevedo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Michelle Azevedo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad
contributor_str_mv Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância (EaD)
Qualificação profissional
topic Educação a distância (EaD)
Qualificação profissional
Tools of distance education
Technological tools
Continuing education
Accounting professionals
Accounting entities
dc.subject.eng.fl_str_mv Tools of distance education
Technological tools
Continuing education
Accounting professionals
Accounting entities
description Nos últimos tempos, a área de Contabilidade tem passado por importantes mudanças, exigindo que os profissionais contábeis sejam estimulados a buscar aprimoramento e atualização através do uso de ferramentas tecnológicas da Educação a Distância (EAD) em ambientes online. O objetivo deste estudo é identificar quais são as formas e ferramentas utilizadas pela EAD para ampliação de conhecimento profissional. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e objetivo exploratório. Em relação aos procedimentos metodológicos, utilizando como base as entidades de classe contábil e outros órgãos a pesquisa utilizou-se de três estratégias: a primeira foi a identificação de cursos de especialização oferecidos na modalidade EAD, no RS, cadastrados no portal do Ministério da Educação (e-MEC) e oferecidos pelas principais entidades da classe; a segunda foi a identificação das ferramentas tecnológicas utilizadas nos sites de entidades de classe contábil e outros órgãos; por fim aplicou-se um questionário online junto aos profissionais que atuam na área contábil. Os resultados da pesquisa revelam que apesar das entidades relacionadas a classe contábil e outros órgãos oferecem diversos recursos de apoio tecnológico para atualizar os profissionais há baixa utilização dessas ferramentas. Conclui-se que os profissionais contábeis estão utilizando pouco as possibilidades de ensinos continuados ofertados pelas organizações, entidades de classe contábil e outros órgãos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-11T02:10:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/140734
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000989984
url http://hdl.handle.net/10183/140734
identifier_str_mv 000989984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140734/1/000989984.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140734/2/000989984.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140734/3/000989984.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 494780e3a46110de5b4f3fdbbc823e05
1edc5c0f58942a40e42d521d28cf7681
7ff8ec54b4727c3217918d2ab06881e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224508624863232